labbacchio 15/12/2021
Rise, red as the dawn
Sinceramente, eu demorei bastante pra formar uma opinião sobre esse livro ? na verdade, nem sei dizer se realmente já formei uma.
Não vou mentir, estava esperando BEM mais. Não importa onde eu olhava, todos falavam incrivelmente bem de A Rainha Vermelha ? e quando digo "incrivelmente bem" estou falando de pessoas exaltando o livro e dando apenas nota 5 ?, mas, sendo bem honesta, achei bastante exagerada tamanha exaltação para um livro que, na minha opinião, não passa de mediano.
Honestamente, não sei direito como expressar tudo que achei, mas vou tentar colocar em palavras apresentando pontos ? fiz isso em outra resenha e achei interessante, talvez funcione para essa.
Primeiro ponto: leitura cansativa. Olha, sendo bem honesta, demorou bastante para o livro me prender ? e "prender" entre aspas, porque no geral praticamente não prendeu. Nada relevante aconteceu por pelo menos umas 150 páginas e, pra falar a verdade, mesmo depois disso nada realmente interessante veio a acontecer.
Segundo ponto: plot twist previsível. Esse é um ponto que, obviamente, vai de pessoa para pessoa. Uma amiga minha comentou que, pra ela, o plot foi simplesmente inacreditável e que ela realmente não esperava; bem, não foi assim pra mim. No meu ver, desde o começo tudo estava muito claro e em vários momentos achei óbvio que aquela seria a reviravolta.
Terceiro ponto: história levemente genérica. É meio provável que eu tenha achado isso por estar esperando muito do livro? Sim, talvez; mas, sinceramente, achei a ideologia do livro bem, como posso dizer, comum? Hm, não sei um termo exato pra definir, mas é, se for pra resumir, acho que o termo comum é adequado. Por ter visto tanta gente falando tão bem de A Rainha Vermelha, eu estava esperando uma história não só original, como maravilhosa também. Enfim, fiquei decepcionada em ver algo meio genérico.
Ok, agora vou tentar ser mais imparcial e analisar com uma visão positivista. A parte da leitura ser cansativa pode ser ? ou não ? ? justificada pelo fato do livro ser bastante introdutório ? quero dizer, estamos falando de um primeiro livro de saga ?, o começo é muito focado em explicar o contexto de tudo. Sobre o plot, talvez eu tenha adivinhado tão facilmente por ser muito paranoica; é provável que o problema seja mais comigo do que com a reviravolta.
Ademais, também quero comentar sobre o desenvolvimento do livro. Sinceramente, achei bem desenvolvido e tudo que aconteceu ocorreu de forma plausível; nenhum acontecimento repentino e sem sentido. Não vou mentir, um bom desenvolvimento pesa muito sobre minha nota ? tanto que, mesmo tendo minhas reclamações, ainda dei 3 para o livro (e, no meu ver, é uma boa nota) ? e não vi nenhum furo no desenvolver de A Rainha Vermelha.
Outrossim, um ponto interessante é que o livro me despertou interesse. Quero dizer, em certo momento cheguei a pensar que não continuaria lendo a saga, entretanto, no final acabei com bastante curiosidade. Pretendo começar o segundo livro ainda hoje ? era pra ser hoje, mas passei o dia ocupada ?, e talvez a história fique melhor ? isso e, agora que não estou com expectativas tão altas, pode ser que passe a observar melhor mais pontos da história.
Além de tudo que já falei, acho importante comentar sobre as críticas sociais do livro. A crítica geral é, sim, meio genérica; no entanto, não deixa de ser muito boa. O livro fala bastante sobre a questão da desigualdade social, e, de certa forma, também pode ser considerada uma crítica relacionada ao racismo. Enfim, amo críticas sociais que podem ser vistas na nossa realidade; é realmente incrível ver como, mesmo em um contexto diferente, tudo parece tão igual ? bem, de certa forma é ruim, mas adoro quando dão mais destaque às causas.
Sobre recomendação, não sei ainda. Eu diria que sim, mas não sei como será o desenrolar da saga pra realmente julgá-la boa, razoável ou ruim. Hm, acho que é interessante ler para formar sua opinião ? talvez, diferentemente de mim, você ache o livro incrível.