Um Pequeno Herói

Um Pequeno Herói Fiódor Dostoiévski




Resenhas - Um pequeno herói


100 encontrados | exibindo 31 a 46
1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6 | 7


Paloma 03/10/2023

Li pouco e já considero pacas
Pelo posfácio da tradutora a gente descobre que Dostoiévski escreveu esta novela enquanto estava preso, aguardando a sentença que o mandaria para a Sibéria. Tal informação me suspendeu, pois como conseguiu escrever uma história tão fresca e luminosa, cheia de vida e descoberta, enquanto estava num lugar tão sombrio e opressor da existência humana?

Aí é que tá!: esse foi também um período de transformação do próprio autor, que passa a ver a vida com outros olhos e coloca isso na sua escrita e literatura, sendo estas (pelo que entendi a partir dos trechos de cartas suas que também constam no posfácio desta edição) o alimento da sua alma, sem a qual não conseguiria existir.

Segue um trecho que exemplifica o que quero dizer.
Se referindo à sentença de prisão na Sibéria:
"Meu irmão, não esmoreci, não perdi o alento. A vida e a vida em qualquer lugar, a vida está em nós mesmos, e não no exterior.
Haverá outras pessoas comigo, e ser gente entre outras pessoas e permanecê-lo para sempre, seja em que infortúnio for, sem se deixar esmorecer e perder o alento - é nisso que consiste a vida, é nisso que consiste sua tarefa. Eu me conscientizei disso. Essa ideia entrou no meu corpo e no meu coração.
... Fui ferido, é verdade! Mas restaram-me o coração e o mesmo corpo e sangue, que também são capazes de amar, de sofrer e de lembrar, e isso, apesar de tudo, é vida!"
CPF1964 03/10/2023minha estante
Linda Resenha, Palominha...???


Paloma 03/10/2023minha estante
Depois desse posfácio me deu muito mais vontade de ler mais do Dostô. Só tinha lido Noites Brancas, mas há muitos anos, lembro muito da história. Agora com acessos à biblioteca do Sesc vou poder ler mais, pois comprar editora 34 no momento está difícil kkkk. Mas tem dois dele que quero ler e ter pra mim: Crime e Castigo, Irmãos Karamazov. Nem sei se vou gostar tanto, mas sei que vão valer a pena ?


CPF1964 03/10/2023minha estante
Eu tenho pouquíssimos livros da Editora 34. Acho que não chega a 10. São caros e raramente aparecem no sebo. Você leu os primeiros dele. Karamazov foi o último. Acho que você deve ter estes 2 na estante. Paguei caro nos 2 porém depois comprei ótimas edições de capa dura da década de 80 em ótimo estado e qualidade do papel por 1 real.


CPF1964 03/10/2023minha estante
Hoje comprei mais uma edição de Moby Dick. Capa Dura. 2 volumes. 1 real cada volume.


CPF1964 03/10/2023minha estante
Tenho 3 edições... porém aquela linda da Amazon custa 90 reais....


Nath 03/10/2023minha estante
O meu primeiro e único livro lido do Dostô foi o Noites Brancas tb, li na edição da Penguin. Gostei. Achei o protagonista um querido. ? Mas já me alertaram q ele é o ÚNICO livro "fofo" dele, rs. Também tenho o Crime e Castigo na estante, na edição da 34. Ganhei de presente há anos e ainda não liv?Tomando coragem aindA!! Pois sou do time do Tolstói, e tenho medo de desgostar do Dostô hihihi Massa a resenha, Paloma!


Paloma 04/10/2023minha estante
Pois eu sinto que tem fortes chances de eu gostar mais do Dostô, mas não vamos nos precipitar kkkkk.


Paloma 04/10/2023minha estante
Eu queria era morar perto de você Cassius, pra poder pegar esses 10 da 34 emprestado kkkkkk. Já é um grande acervo ?
Por enquanto vou me arranjando com os da biblioteca do Sesc.


Paloma 04/10/2023minha estante
Eu sei que pra comprar os da 34 uma boa promoção é na feira da USP com 50% de desconto.


CPF1964 04/10/2023minha estante
Sim, Palominha... Porém o frete é caríssimo. No seu caso inviável.


CPF1964 04/10/2023minha estante
Preciso ir no Sesc...... daqui ...


Paloma 04/10/2023minha estante
Verdade, com o frete já não vale a pena


Nath 04/10/2023minha estante
O meu coração já foi totalmente fisgado pelo Tolstói, Paloma! ? O meu livro favorito da vida é o Guerra e Paz! Já comprei até a biografia do Tolstói, q q saiu pela editora Biblioteca Azul (hoje esgotada! Dei sorte de comprar a tempo).??? Quanto a editora 34, eu só tenho 6 livros deles.. mas a 34 não é uma editora q eu faço questão de colecionar. ? Acho q eu sou mais o tipo de leitora q prefere colecionar os livros dos autores favoritos, do que das editoras x ou y.. mas gosto muito da editora Zahar. Sempre q posso gosto de comprar livros deles


CPF1964 04/10/2023minha estante
Estou faz 3 anos tentando comprar esta biografia do Tolstoi... Livro Raro....????


Nath 04/10/2023minha estante
Eita! Eu sei! ? Que pena vc não ter conseguido comprar! Eu comprei essa bio do Tolstói na livraria física, há uns 6 anos, lembro q comprei assim q finalizei a leitura do meu AMADO Guerra e Paz ? Tão arrebata eu fiquei com o livro! Eu queria já saber tudo do Tolstói! Lembro q na época só tinha ele na livraria e comprei no ato! Mesmo caro o preço cheio de livraria, não me arrependi nem por um minuto de ter comprado a bio. Outra biografia q eu comprei no tempo certo e hoje tb esgotou foi a biografia do Leonardo da Vinci. Também consegui comprar a tempo a fotobiografia da Clarice, um tesouro! Hoje tb esgotada ??? Enfim, quando são autores q eu realmente gosto, eu faço de tudo para comprar antes de esgotar, independente da editora. Mas sei q são livros caros e q as vezes esgota antes do previsto


CPF1964 04/10/2023minha estante
Fico muito feliz por você, Nath. Eu tenho várias biografias. Uma das últimas que comprei foi a do Dosto. Paguei 112 reais. Para evitar o que aconteceu com a do Tolstoi. 6 anos atrás eu não era leitor..... Com relação a Guerra e Paz... Comprei 2 livros para complementar a releitura que farei em breve. 1812 e Outro sobre a visão russa da guerra. Lerei também uma das biografias de Napoleão. Com relação a Tolstoi... comprei 2 livros recentemente... Um da filha dele e um romance chamado A última estação.


CPF1964 04/10/2023minha estante
A bio do Da Vinci eu comprei... Linda... Van Gogh também...


Nath 04/10/2023minha estante
Nossa! ? Vc disse q há 6 anos vc ainda não era um leitor.. então vc é leitor recente e já tem esse acervo grande de livros, parabéns ? Eu sou leitora desde a infância, desde os 9 anos, (hoje tenho 38) . Tb curto biografias (especialmente de autores q amo e dos artistas das artes visuais q me identifico), mas eu curto demais é literatura clássica e literatura de horror. Ao todo acho q tenho uns trezentos e tantos livros na minha estante, atualmente. Meus xodós todos ? E o Tolstói foi o meu primeiro Russo lido há uns 6 anos, e já arrebatou meu coração! Tb pretendo reler Guerra e Paz em breve, morro de saudade de reencontrar meus personagens do coração o Andrei, a Natasha, Pierre ?
Enfim, esse livro escrito pela filha do Tolstói, eu não tenho. Parece q ele só tem em sebo né? Do Tolstói eu tenho o box da Cia das Letras do Guerra e Paz, Anna K. da editora 34, as Novelas Completas pela Todavia, o box Todos os Contos e a biografia dele.


CPF1964 04/10/2023minha estante
Comecei a ler em 2020. Comprei um Kindle. A partir de Julho de 2021 comecei a comprar livros físicos. Atualmente tenho 2.100 livros físicos. No Kindle não saberia dizer. Eu não conhecia o livro da filha do Tolstoi. Fiquei sabendo no canal da Bruna e Livros no YouTube. Comprei de um sebo no Shopee. Paguei 20 reais. Tenho alguns do Dosto e do Tolstoi. Os principais são de capa dura da Cia. das Letras.


CPF1964 04/10/2023minha estante
Praticamente comprei todos os livros Clássicos mais famosos. Este do Tolstói é o livro número 1 da minha lista apesar de ter no Kindle.


CPF1964 04/10/2023minha estante
Agora preciso é ler. Espero pelo menos ler uns 30% dos livros que comprei....???


CPF1964 04/10/2023minha estante
Não tenho a esperança de ler todos.


Nath 05/10/2023minha estante
Ah! Vc começou a ler como leitor assíduo no período da pandemia ?? Legal! Muita gente começou nesse período de isolamento tb. Aliás, a filha adolescente de 15 anos da minha prima começou a jornada dela de leitora na pandemia tb, assim como vc, e hoje ela pega dicas de livros comigo ?


Nath 05/10/2023minha estante
Mas vc me deixou chocada! Em tão POUCO TEMPO vc adquiriu 2 mil livros físicos! ?
PASSADA! Realmente, vc se "empolgou" nas compras literárias ?


Nath 05/10/2023minha estante
Eu como leitora das antigas o meu gosto literário amadureceu e desenvolveu com o passar dos anos da minha vida junto comigo, saca!

E assim a minha estante de livros físicos é hoje uma estantviva", pois ao longo das décadas da minha vida de leitora, eu doei livros que eu lia na adolescência, depois os livros q eu lia nos 20 anos, e já não tinham mais a ver com o meu gosto atual de leitura; daí com as décadas eu fui comprando novos livros acompanhando o meu desenvolvimento de leitora.

E hoje com 38 anos de idade e 28 anos de leitura, eu posso dizer que os 300 e tantos livros físicos que eu tenho na minha estante são todos livros que conversam sobre a pessoa que eu sou hoje como mulher, como leitora, como fotógrafa, artista, que sou. Os meus livros físicos falam do meu crescimento de leitora, e isso me dá um baita orgulho. ? Ver através dos meus livros o meu próprio crescimento e amadurecimento ?


Nath 05/10/2023minha estante
Enfim. Por outro lado, eu não almejo extrapolar o limite de mais de 500 livros na minha estante, pois o espaço na minha casa não é tão grande para aglomerar mais que 500 livros físicos kkkkkcrying ?
Mas desejo boa sorte na sua jornada de leitura.

No final, lembre-se, o importante não é ler todos os livros que vc tem.. o importante é ler os livros "certos" aqueles que vão tocar o seu coração como ninguém e vão levar ensinamentos para vc como pessoa até o último dia de vida aqui na Terra ???


CPF1964 05/10/2023minha estante
Muito Obrigado pelos comentários, Nath. Você está correta no que disse. Desejo ótimas leituras para você também.


CPF1964 05/10/2023minha estante
Muito Obrigado pelos comentários, Nath. Você está correta no que disse. Desejo ótimas leituras para você também.


CPF1964 05/10/2023minha estante
Eu jamais teria um acervo deste tamanho. Porém por sorte ou infelicidade financeira ??? aqui perto da minha casa existe uma entidade pilantropica digo filantropica que recebe livros de doações. Eles vendem a grande maioria por 1, 2, 5 reais no máximo. Alguns praticamente novos. Aí eu não resisto....???


Paloma 05/10/2023minha estante
Tbm fiz muito isso Nath, já tirei vários que foi de outra época minha como leitora, e provavelmente vai acontecer tbm mais pra frente, a gente vai crescendo e mudando. ??


Paloma 05/10/2023minha estante
Cassius do céu ? 2000 livros kkkkk mas tbm, os livros valendo 1 real kkk até eu iria montar uma biblioteca desse nível ?
Tbm dá uma sensação boa, estar rodeada de histórias... que a gente pode escolher de acordo com o momento... queria ter mais livros pra isso.


Nath 05/10/2023minha estante
Ahhh! Tá explicado, Cassius! Quando vc falou ter centenas de livros em tão pouco tempo, eu imaginei q vc "traça" de sebo, saca? Daqueles que faz amizade até com o dono do sebo para ter mais descontos hihihi ? (não julgo se fosse, eu até faria igual rs) Mas o seu "barriu do tesouro" foi essa ong filantrópica, muito legal ?


Nath 05/10/2023minha estante
Essa sua história me lembrou muito uma outra história de um outro leitor daqui do skoob, tb conhecido como Craotchky/Filipe/PETULANTE, que comprou vaaarios livros por esse mesmo valor irrisório num Sebo chamado Sebo da Morte ?? E hoje ele conseguiu entrar numa "máfia" de conseguir livros novíssimos de graça hihihi ?


Nath 05/10/2023minha estante
Já os meus livros físicos eu sempre tive costume de comprar em livraria física, e antes da Amazon vir para o Brasil, eu comprava vários no site submarino.. eu lembro até qual foi o primeiro livro q eu comprei no site da Amazon quando ela estreou no país, há uns 10 anos rs


Nath 05/10/2023minha estante
Pois somos duas, Pa! ?
O que eu mais gosto da ideia de ter milhares de livros físicos comigo é justamente essa sessão boa q vc descreveu! Quês uma sessão de conforto né? De poder escolarmente livremente sem se preocupar em comprar mais


CPF1964 05/10/2023minha estante
???. Vou na entidade pilantropica todos os dias. Já tenho quase crachá... Aliás daqui 20 minutos estarei lá. Na realidade eu vou em 3 entidades daqui. O livro da Carla Madeira que estou lendo paguei 5 reais. Novinho.


CPF1964 05/10/2023minha estante
Já comprei Cosac Naify por 5; reais.


CPF1964 05/10/2023minha estante
Já comprei livro de 1.000 reais na Amazon por 2 reais. Muitas histórias.


CPF1964 05/10/2023minha estante
Quando você for doar o do Tolstoi me avise.....???


CPF1964 05/10/2023minha estante
Palominha... Infelizmente moramos longe um do outro. Caso contrário meus livros estariam a sua disposição.


Nath 05/10/2023minha estante
Oxeeee! Vai de reto, s@t@n@as! Cruzes!! Não! Nuncaaa! JAMAIS ! ???????? Jamais doerei minha preciosa bio do Tolstói kkkkkk É o meu xodó máximo da minha estante junto a fotobio da Clarice ??kkkkkkkk


Nath 05/10/2023minha estante
Mas, Noss. Fiquei curiosa para ouvir essas suas histórias de aquisição da cosac por $5! ?????


CPF1964 05/10/2023minha estante
Comprei Os Trabalhadores do Mar de Victor Hugo...Um box pequeno azul da Cosac por 5 reais.


CPF1964 05/10/2023minha estante
Já que você não quer doar... Farei uma singela oferta pelo livro do Tolstói... Pesado.. Pode entortar a estante... Ocupando espaço... Trabalhoso de limpar... Pensando no seu bem estar ofereço 5 reais nele e frete por sua conta....????. Não precisa me agradecer...


Alan kleber 05/10/2023minha estante
Crime e Castigo é espetacular. Tem um documentário sobre ele chamado, "Discovery: grandes livros", que vale a pena. Tem no youtube, mas recomendo assistir depois de lê o livro.


Nath 05/10/2023minha estante
Kkkkkk Esse Cassius coringou de vez! ?? NUNCA! JAMÉ! NEVER! Pode tirar o olho gordo meu Tolstói! Meu Muso! ? hahahah


CPF1964 05/10/2023minha estante
???????


CPF1964 05/10/2023minha estante
Coringou.... Procurando no Google Translator... Esta palavra não faz parte do meu vocabulário....


CPF1964 05/10/2023minha estante
??


CPF1964 05/10/2023minha estante
Eu conheço Coringão... O The Best....


Nath 06/10/2023minha estante
Kkkkkkkk "Conringou" é uma gíria usada atualmente para se referir às pessoas que "surtam", "deliram", "viajam na maionese" ! Kkk
Tipo vc de olho gordo em algo IMPOSSÍVEL, o meu Tolstói ?? O termo Coringar vem do personagem Coringa do Batman, o qual é um personagem insano e sem noção kkkk ??


CPF1964 06/10/2023minha estante
Sem noção..... Eu assisti todos os filmes do Morcegão e já desconfiava desta resposta... Com relação a palavra impossível.... e trazendo para o mundo literário e cinematográfico.... Fique esperta !!!! Já falei com 3 amigos.... Falei com o Tom Cruise..... Com o Indiana Jones... e conversei 2 horas com o Lupin... No seu lugar eu estaria muito preocupado... Acho melhor levar este livro do Tolstoi para o Forte Knox... Fica a dica.. Espero que o livro não tenha marcações de texto e nem rasuras....????




Tiago641 21/09/2023

Literalmente herói
Um pequeno livro e uma baita surpresa, gostei bastante da leitura, simples e fluida, a descrição do marido da Senhora M. é espetacular, detalha profundamente uma parte da sociedade russa, inclusive da sociedade nos dias atuais. A parte final do livro com o dilema do protagonista em relação à carta é crucial para compreendermos o real sentimento dele para com sua paixonite, interessante imaginar que Dostoiévski conseguiu produzir a obra encarcerado, provavelmente seu refúgio contra os males do cárcere.
comentários(0)comente



Eduarda 18/09/2023

Babado
?Ainda me lembro de seu rosto naquele momento: seria impossível sofrer mais.?

nunca achei que eu ia me divertir tanto lendo um clássico - principalmente do querido Dostoiévski! achei muito interessante e ameiiii analisar a escrita nas minhas aulas. meio que amo a literatura
comentários(0)comente



joaoggur 01/09/2023

Um pequeno Dostoiévski.
Narrado em primeira pessoa, acompanhamos a história de um pequeno jovem de apenas 11 anos, que se vê perdidamente apaixonado por uma mulher mais velha.

O protagonista, mesmo sendo uma criança, segue os princípios de um personagem ?Dostoiévskiano?: sozinho e completamente aturdido por desilusões amorosas. É interessante acompanharmos a mente de uma criança, seus pensamentos e devaneios em meio aos adultos em seu redor.
comentários(0)comente



Claudia.livros 28/08/2023

Há tanta, tanta coisa para dizer sobre essa obra!

Em primeiro lugar, é uma história linda e incrível, de um garoto de 11 anos descobrindo o amor. Ele é o narrador contando suas memórias.
E sim, ele realmente é um herói, de várias maneiras.

Através do olhar deste jovenzinho, vemos estampada de maneira nua e crua a sociedade da época.
Tem de tudo: malícia, maldade, hipocrisia, ciúmes, despeito...

Mas... ahhh... há descrições da natureza também, de flores, de vida no campo... esse livro tem cheiro de terra, de relva, de vida... há muita vida escrita nele.

O mais impressionante é o que estava acontecendo com Dostoiévski na época em que escreveu. Estava preso! Sim, apesar de publicado algum tempo depois, ele escreveu essa história em 1849, quando estava preso na Fortaleza de Pedro e Paulo.
E na prisão, que ele diz que o salvou, escreveu uma obra de arte como essa.

Estou arrebatada...
comentários(0)comente



Marcelo 06/08/2023

É impressionante como mesmo em obras "menores" a genialidade de Dostoiévski se faz presente.
Neste livro, escrito enquanto o autor estava na prisão, temos uma história bonita e sensível sobre a primeira experiência afetiva de um jovem de 11 anos.
Não é um dos livros "obrigatórios" do autor, mas nem por isso trata-se de uma leitura ruim.
comentários(0)comente



an.crys 19/07/2023

é né
Não é um livro péssimo mas não foi uma leitura tão boa também. o dostoievski tem livros melhores com certeza.
é um livro bem esquecível ngl.... daqui uns 20 minutos eu já vou ter esquecido que li ele e não vou lembrar de mais nada do enredo
comentários(0)comente



Ticiana 30/05/2023

A cena final do jovem com a Madame M perfeitamente ambientada e descrita com tamanho detalhe que me leva a Rússia em plena primavera no interior no meio de da paz e silêncio do campo apenas a ingenuidade e a tristeza, o começo da vida e o medo tudo isso com o cheiro da grama e das flores, o som do riacho e o clima perfeito para deitar com os olhos fechados e esperar.
comentários(0)comente



duda 07/03/2023

Depois de terminar o livro só sei expressar o sentimento de uma maneira: ?????
aquela descrição da paisagem no final, meu deus!!!!!!! foi o primeiro Dosto que eu li e já fui avisada no posfácio que foi um dos poucos dele que se tem "... atmosfera alegre e despreocupada da vida".
eu adorei o livro, adorei a ?vibe? mas fiquei intrigada com o final, queria saber o que aconteceu com a muie. mas valeu demais, com certeza vou pegar o próximo p ler!
comentários(0)comente



Dafne.Allane 28/02/2023

Talvez Dostoiévski não seja pra mim...

Segundo livro que leio do autor e, assim como o primeiro, apesar de achar a história interessante, a escrita do autor não consegue me prender por mais de 5 minutos.

Mas vou seguir tentando!
Alane.Sthefany 25/05/2023minha estante
Leia O Sonho de Um Homem Ridículo, e depois as grandes obras dele. ?




pirocadeperuca 04/02/2023

sobre paixão, inocência e visão de mundo de criança. o protagonista relembra sua vida de anos atrás e conta como se tornara um "pequeno herói" num caso meio peculiar.
dos contos de dosty, este pra mim é o mais real. a leitura não é muito arrastada, flui até que bem.
não é ruim, mas não leria de novo.
comentários(0)comente



Luiza Bugelli Valença 25/01/2023

Uma obra atípica de Dostoiévski
Dostoiévski é conhecido mundialmente por suas obras duras e niilistas. Livros escritos por ele, como ?Memórias de um Subsolo?, são um verdadeiro soco no estômago de qualquer leitor. As palavras dele cutucam até mesmo as almas mais maduras.

Todavia, em ?Pequeno Herói?, obra escrita pelo russo ainda enquanto estava confinado na cadeia, vemos um lado único do autor, um lado digamos, alegre e leve.

Durante a novela, o leitor é conduzido à uma temporada de verão na região de Moscou. A elite local se refugia no interior, que é narrado com precisão por Fiodor. A atmosfera é construída para formar um clima aconchegante e pacífico. É neste cenário, que um jovem de 11 anos descobre seus instintos sexuais e desejos amorosos. Pode-se dizer que esta novela acompanha os últimos momentos da primeira infância do jovem, que é retratado de forma natural e bela.

Dostoiévski, apesar de narrar bastante o ambiente externo, principalmente no que tange a natureza; foca principalmente em descrever os sentimentos genuínos e recém nascidos da criança.

Interessantíssimo também é pós fácil, que conta bastante o processo criativo do autor e como a obra em questão foi publicada, curioso é que o título do livro não foi escolhido pelo autor.

Por fim, recomenda-se esta obra para quem deseja apreciar uma faceta distinta de Dostoiévski. Esse livro chegou para provar que o russo arrasa em tudo que se propõe a escrever.
comentários(0)comente



Karina Paidosz 17/01/2023

Dostoiévski na perspectiva de uma criança em sua primeira infância.
Sua inocência postada a prova de uma bela mulher que trouxe em seu coração, sentimentos que puderam deixá-lo envergonhado.
comentários(0)comente



Alice 01/01/2023

Acho que é o primeiro livro fofo só Dostoievski que eu li até agora, mesmo sendo escrito do jeito dele, mas esse sentimento juvenil e inocente sendo visto pelos os olhos do adulto que agora revive a situação. Gostei bastante e é bem gostoso de ler.
comentários(0)comente



100 encontrados | exibindo 31 a 46
1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6 | 7


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR