Um Pequeno Herói

Um Pequeno Herói Fiódor Dostoiévski




Resenhas - Um pequeno herói


100 encontrados | exibindo 61 a 76
1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6 | 7


Cinara... 17/02/2022

" ...e só de pensar nela a sós, com a minha cabeça perturbada, em algum canto escuro e misterioso onde o olhar zombeteiro e inquisitorial de nenhuma marota de olhos azuis pudesse me alcançar, só de pensar nesse objeto, eu quase sufocava de aflição, vergonha e medo - em suma, eu estava apaixonado..."

Quem quando criança não se apaixonou por uma figura mais velha? Nosso pequeno herói vive o que vários de nós já vivemos, um amor infantil e impossível.
Bem curtinho, bem leve!
comentários(0)comente



Raabe 27/01/2022

Facinante
Uma narrativa rápida e fácil, trata do ponto de vista de um menino em meio ao convívio social da época, muito bom.
comentários(0)comente



Pedraish 18/01/2022

Uma leitura leve
Dentre as obras de Dostoievski acho que essa foi a mais leve e fácil de ler, o que contrasta completamente com sua vida no momento em que a escreveu, na prisão.
comentários(0)comente



Patrick.Carvalho 13/01/2022

Simplesmente uma leitura muito diferente do que se espera do autor, talvez até pelo contexto que foi escrita... Mas, é permeada por uma delicadeza e sutileza que Dostoiévski conseguiu colocar em um personagem, uma criança, um menino que parece estar adentrando na pré ou adolescência msm, descobrindo seu processo de amor, atração, sexualidade mesmo, ainda que em um cenário controverso por se tratar de uma mulher casada kkkkkkkkkkkkkkkk Delicado, sútil e diferente da escrita dele, colocando aos olhos de um menino todo um universo de sentimentos surgindo.
comentários(0)comente



Felipe Ramos 11/01/2022

Simples e complexo
A historia é simples e basica, porem, jogando na perspectiva de uma criança, ela a transforma totalmente e vira uma grande obra, fui surpreendido, gostei bastante.
comentários(0)comente



Mariye0 23/10/2021

História simples porém perfeita
Essa novela é uma ou umas das mais simples de Dostoievski, fala sobre um garoto que se descobre apaixonado por uma mulher mais velha e casada, daí você vê a perspectiva dele sobre as pessoas, sua timidez e etc...
Recomendo para quem quiser começar a ler Dostoievski, mesmo que seja uma história meio diferente dos padrões de seus livros é um ótimo livro para começar a gostar de seus livros
alium 09/11/2021minha estante
obg!!!




Calebe 08/09/2021

O mundo através dos olhos de uma criança
como foi um livro que o Dostô escreveu quando estava preso achei que iria ser algo seco, triste ou cruel, mas acabei sendo surpreendido com uma história muito fofaaa de um menino de 11 anos descobrindo o amor. Vale muito ler e é super curtinho, você vai rir, sorrir e ficar bravo num período muito curto de tempo!
comentários(0)comente



Alana 28/06/2021

"Um Pequeno Herói" retrata a passagem da primeira à segunda infância do personagem principal, através das descobertas do primeiro amor. Tal obra foi escrita durante o período de cárcere vivido por Dostoiévski, na Fortaleza de Pedro e Paulo, mas mesmo nesse momento difícil, Fiódor conseguiu escrever de forma leve. O livro, como disse, é leve, fluído e de fácil compreensão. Arrisco a dizer que a melhor parte do livro (na referida edição, apenas, acredito eu) está no final, nas notas após a estória, onde é possível ler trechos retirados de cartas que Dostoiévski escrevia durante o período já citado.
Em um desses trechos, ele fala ao seu irmão, após a declaração de sua sentença de prisão na Sibéria, o seguinte "Meu irmão, não esmoreci, não perdi o alento. A vida é vida em qualquer lugar, a vida está em nós mesmos, e não no exterior." (p.73)

Dostoiévski was strong!
comentários(0)comente



Maria.Luisa 26/06/2021

Quem nunca se apaixonou por uma casada?
É mais ou menos uma história sobre aquele dia quando você viu pela primeira vez o pescador parrudo na televisão e sentiu o despertar de um sentimento nunca antes vivenciado
comentários(0)comente



Diego Rodrigues 13/05/2021

Uma importante peça na biografia de Dostoiévski
Publicada pela primeira vez em 1857, a novela "Um Pequeno Herói" pode não ser das mais famosas, mas é, sem dúvida, uma das mais importantes peças que compõem a biografia do escritor russo Fiódor Dostoiévski. Preso em 1849, acusado de participar de um grupo revolucionário e de conspirar contra o tsar Nicolau I, Dostoiévski passou oito meses confinado na Fortaleza de Pedro e Paulo, em São Petersburgo, onde teve sua pena de morte decretada e, mais tarde, comutada para trabalhos forçados. No período de cárcere, Dostoiévski se dedicou à leitura e à escrita, mas, infelizmente, a maior parte do material redigido acabou de perdendo, sendo "Um Pequeno Herói" e algumas cartas dirigidas ao irmão, Mikhail, os únicos sobreviventes desse obscuro período da vida do escritor.

Ao contrário do que se imagina e em contraste com o terrível momento no qual foi escrita, temos aqui uma novela mais delicada e colorida, centrada nos sentimentos de um garoto de onze anos que vive sua primeira experiência amorosa em meio a um ambiente festivo moscovita, regado a jantares luxuosos, passeios a cavalo, bailes de gala, grandes teatros e, é claro, belas mulheres. E é uma dessas beldades que vai chamar a atenção do nosso pequeno herói, a enigmática Madame M. Mesmo em poucas páginas, Dostoiévski consegue dar profundidade, como só ele sabe, ao estado psicológico e de espírito do protagonista. Aos onze anos, nosso pequenino entra em contato pela primeira vez com uma miríade de sentimentos como amor, solidão, vergonha e raiva. Sentimentos esses que o guri, em toda sua inocência, tenta compreender e assimilar. Tarefa árdua para alguém tão novo, não é? E o livro ainda possui outras camadas. Embora não desprovido de críticas sociais, essas se encontram de forma bem mais sutil aqui em do que em outras obras do autor. Outra coisa que chama a atenção é a rica descrição dos elementos da natureza, novidade na escrita de Dostoiévski até então.

Mas por que Dostoiévski escreveu uma obra tão diferente enquanto esteve na prisão? Suas cartas enviadas ao irmão durante esse período, e das quais podemos conferir alguns trechos no rico posfácio dessa edição, nos dão algumas pistas em relação a isso e ajudam a entender um pouco melhor os motivos que o levaram a escrever uma novela voltada para a infância. Lembranças de sua juventude eram recorrentes enquanto estava encarcerado e reviver o passado foi uma das formas que Dostoiévski encontrou para amenizar seu sofrimento. O cárcere e a quase execução de sua pena de morte acabaram se revelando uma espécie de despertar espiritual e de renascimento para o autor. Talvez por isso Dostoiévski tenha se voltado para uma das fases mais reluzentes da vida, aquela em que o mundo ganha novas cores, e que é também a fase das descobertas, sejam elas prazerosas ou desagradáveis. Dois séculos depois, a passagem da infância para a vida adulta não é tão diferente assim da relatada em "Um Pequeno Herói". Nessa conturbada fase da vida, e às vezes ainda depois dela, nos vemos, muitas vezes, face a face com os mesmos medos e inseguranças que assombraram o nosso pequeno herói.

site: https://discolivro.blogspot.com/
comentários(0)comente



Guilherme Duarte 06/05/2021

Leitura simples
Livro curto e mantendo a belíssima qualidade das traduções da editora. Sobre a leitura, ela segue fluida; como dito, o livro é curto e o desenrolar da história é breve e nada surpreendente. Obviamente Dostoiévski tem produções superiores, porém ver na sua ótica uma criança que descobre o mundo amoroso é interessante, e só.
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



LeomaxCOF 19/04/2021

O livro que eu menos gostei desse autor.
Não é ruim, mas é meio enfadonho. Parece ter sido escrito como um simples passatempo, diferente de seus outros livros que dá para notar um elemento interno do autor.
comentários(0)comente



Sabrine Amalia 13/04/2021

A primeira paixão
Que novela de Dostoievski!
Bravo, bravo!!!
Não haveria melhor início de leituras nas escritas desse russo tão ainda estudado.
Bahktin que o diga...
E são, pelas palavras mais bem costuradas, que nosso herói descobre as camadas de um primeiro amor. Pelo pureza e pela novidade, uma criança deixa sua infância de modo tão sutil e delicado.
Encantada com a novela.
comentários(0)comente



Catiucha.Melina 01/03/2021

Um pequeno herói
A novela Um pequeno herói, foi eacritq em meados de 1849, um romance puro e singelo de um garoto de 11 anos q vivencia sua primeira experiência amorosa, contrastando com a sinistra realidade vivenciada por Dostoievski, q naquele momento estava no cárcere.
comentários(0)comente



100 encontrados | exibindo 61 a 76
1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6 | 7


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR