Teoria do Medalhão

Teoria do Medalhão Machado de Assis
Machado de Assis




Resenhas - Teoria do Medalhão


272 encontrados | exibindo 241 a 256
1 | 2 | 3 | 4 | 17 | 18 | 19


Kauan.Dantas 16/03/2018

Impondo deveres a um individuo.
O conto faz uma dura crítica a sociedade que segue cegamente os seus deveres sem observar a realidade onde vive,portanto os seres humanos devem questionar suas próprias convicções e não seguir precipitadamente as ideologias impostas por uma elite altamente egocêntrica.Fica bem evidente que o conto retrata a imagem de um individuo passivo,o “filho“(sociedade) e o “pai“(elite) manipulador.
Ana Paula Paim 06/04/2018minha estante
Excelente. Machado buscava inspiração nas ações cotidianas, na sociedade e procurava desmascarar as aparências e a superficialidade das atitudes.





spoiler visualizar
Grace 20/03/2018minha estante
ok




Samuel.Victor 16/03/2018

Joaquim Maria Machado de Assis foi um célebre escritor brasileiro nascido no Rio de Janeiro, em 1839. Adepto ao ramo literário, escreveu em praticamente todos os gêneros, como poesia, romance, crônicas, entre outros. O gênero tratado a seguir é o conto, onde Machado com seu cunho realista metaforiza a sociedade por meio de personagens esféricas (com aprofundamento psicológico) e critica seus costumes. Além de escritor, Machado de Assis ainda é reconhecido pela sua atuação como crítico, sendo intitulado por José de Alencar como "O Primeiro Crítico Brasileiro".
Conclui que o suposto ofício nada mais é que um manual de instruções para ser alguém de status em uma sociedade desigual. O pai, triste por não ter conseguido isso ao longo de sua vida, vê no filho uma chance de sucesso, a qual é a maior crítica de Machado de Assis, criticar uma sociedade onde tudo o que é feito, visa somente alcançar visibilidade, ou seja, dar continuidade a uma sociedade de aparências.
Ana Paula Paim 05/04/2018minha estante
Qual o tema tratado pelo autor no conto? Qual questão é apresentada? O que achou do texto?




Guedes 16/03/2018

Teoria do Medalhão
O conto começa com uma conversa entre pai e filho após o jantar de aniversário deste que completa 21 anos e o pai fala que vai ensinar ao filho uma profissão para recompensar o esforço durante a vida, caso as outras profissões falhem. Nisto, o pai aconselha ao filho o ofício de medalhão, o ofício requer uma pessoa que não pense muito, não tenha ideias próprias, que viva para ser popular, ter o nome lembrado mas sem muitos esforços, parecendo ser culto, sábio, que agrada a todos, simpático, quando na verdade não é. Enfim, ser um ?medalhão? é ser uma figura considerada na cidade, respeitada, querida pela maioria das pessoas. Após muitos outros conselhos, o pai termina a conversa admitindo que suas palavras têm certa semelhança com a obra "O Príncipe" de Maquiavel, e diz para o filho ir dormir e pensar no que foi conversado.
Conclui-se então que o suposto ofício nada mais é que um manual de instruções para ser alguém de status em uma sociedade desigual. O pai, triste por não ter conseguido isso ao longo de sua vida, vê no filho uma chance de sucesso, a qual é a maior crítica de Machado de Assis, criticar uma sociedade onde tudo o que é feito, visa somente alcançar visibilidade, ou seja, dar continuidade a uma sociedade de aparências, no qual lembra muito as ideias tratadas em ?O Espelho? na questão da aparência valer mais que a essência.
Grace 04/04/2018minha estante
OK




Matheus 16/03/2018

Teoria do Medalhão
Mais um dos contos de Machado de Assis onde este relata sobre nossa ganancia, até porque quem não quer muito dinheiro e ser bem sucedido na vida, o conto mostra um dialogo entre pai e filho que o aconselha a ser um rapaz famoso com grandes riquezas. Achei o livro bem interessante para mostrar as pessoas que alguns familiares fazem com que crianças estudem muito e sejam ricas para consumo próprio. Pelo menos não fez com que seja um ninguém e estimulou a pessoa a pensar no futuro o que é muito bom.
Ana Paula Paim 05/04/2018minha estante
Olá, Matheus

Os valores sociais, muitas vezes, são pautados na superficialidade, nos jogos de poder e na aparência.




Jusciara Ramos Mendes 16/03/2018

A teoria do medalhão tem como tema abordado a ganancia do homem em função do que a sociedade cobra de cada um de nós.O conto se inicia com o dialogo entre um pai e um filho,depois da comemoração dos 21 anos de idade,desta forma o pai começa a instruir seu filho a ser um rapaz de fama e fortuna,que pensasse no futuro,pois não deveria chegar aos 45 como ele sem nada.Os parâmetros nos são condicionados desde a infância,alguns absorvem esta pressão, outros não. O rapaz apesar de não ter essa ganancia dentro de si obedece seu pai,mostrando que suas acoes não são respeitadas por si próprio,afinal faz a vontade de seu pai ao invés da sua.

Jusciara Ramos
2° J
Grace 04/04/2018minha estante
OK




Gleice Santos 16/03/2018

Teoria do Medalhão
Teoria do medalhão e narrado pelo personagem principal. O conto narra um diálogo entre pai e filho após um jantar de aniversário, nesse diálogo o pai recomenda que o filho se torne uma pessoa de fama e fortuna. Pelo conselho do pai já mostra que ele é uma pessoa gananciosa, ao contrário do pai o filho age de uma forma totalmente passiva. A história mostra que a sociedade da valor para a fama e grana do que os conhecimentos das pessoas.
Ana Paula Paim 06/04/2018minha estante
Muito bem! Um conto muito contemporâneo; tematiza a superficialidade, ascensão social, conduta antiética e jogo de interesses.




Improta 16/03/2018

Sociedade...
O conto fala sobre a história de um pai que tem um diálogo com seu filho. Nesse diálogo, o pai conta que para se tornar um homem notável pela sociedade e bem sucedido ele tinha que passar a se tornar um ''medalhão''. O filho questiona oque seria o ''medalhão'', o pai responde que caso ele se tornando um ''medalhão'' ganharia ''status'' na sociedade em que vive,ele fala que ele tem que parar de agir como age e mudar até seus pensamentos. O autor, da uma critica social, bastante notável, e isso acaba se encaixando nos dias atuais. As pessoas esquecem de agradar a si mesmas e priorizam agradar os outros. Mesmo não gostando da atitude, ainda sim obedece essa ''lei''. Devemos cultivar o amor própio!!!.
Grace 20/03/2018minha estante
ok




Biansasantos 16/03/2018

Teoria do Medalhão Machado de Assis
O conto é um diálogo entre um pai e um filho no dia do aniversário de 21 anos do rapaz durante a conversa o filho aprende que o pai ensina que o homem deve fazer para ganhar o valor o reconhecimento na sociedade.
Ana Paula Paim 20/03/2018minha estante
Olá, Bianca
O conto é uma verdadeira receita para se tornar um "medalhão", são conselhos para atingir proeminência social. Machado faz uma crítica a mediocridade intelectual da sociedade, onde mais importa a aparência do que a essência. Abraços




Felipe.Matos 16/03/2018

Teoria do medalhão
Um conto que eu achei sem graça para ser lido nos dias atuais, porém acredito que no período de sua publicação trouxe uma grande reflexão de como os filhos eram alienados em relação ao que seus pais queriam, até hoje isso é perceptível mas não achei um conto interessante.
Ana Paula Paim 04/04/2018minha estante
Que pena! A "Teoria do Medalhão" trata da superficialidade, ascensão social, conduta antiética e jogo de interesse... Ingredientes para perscrutar a sociedade da época e a contemporânea.




Wesley.Figueiredo 15/03/2018

O conto "teoria do medalhão", trata-se de um diálogo entre pai e filho, cujo o pai aconselha o seu filho a seguir a carreira de medalhão, homem de poder e riquezas; isso porque, era um objetivo dele quando era jovem, todavia, não conseguiu conquistá-lo. Então, ele deseja incentivar o seu filho a traçar esse caminho, pois como ele não teve a felicidade de seguir, pelo o menos veria o seu filho como um medalhão.
O que o conto nos traz de interessante é o desejo paterno para com o filho; muitas vezes os jovens têm planos traçados, mas os pais buscam induzir os seus descendentes a seguir algo que seja do seu agrado; não sabendo que pode está fazendo que os filhos engressem em uma carreira indesejável. Portanto, é essa reflexão que o conto nos traz; a autonomia, a livre escolha e a independência para desejar seguir o que bem quiser.
Ana Paula Paim 05/04/2018minha estante
Muito bem. A "Teoria do Medalhão" trata da superficialidade, ascensão social, conduta antiética e jogo de interesse... Ingredientes para perscrutar a sociedade da época e a contemporânea.





Bia 2°C 15/03/2018

Quanto vale seus ideais
Todo o conto se baseia em um diálogo direto entre pai e filho, em que o pai do garoto o aconselha a ser o sonho de sua mocidade, que era se tornar um medalhão, ou seja, um homem com riquezas e fama.
O pai aconselha o seu filho a mudar todo o seu jeito e sua forma de pensar para assim se tornar um medalhão e após muitos conselhos, ele faz uma semelhança de suas palavras ao príncipe de Maquiavel e depois foram dormir a meia noite.
O conto aborda a mudança de ideais de um indivíduo pela busca de poder e riqueza , buscar por um sonho de seu pai e não de um sonho próprio.
Ana Paula Paim 05/04/2018minha estante
A "Teoria do Medalhão" trata da superficialidade, ascensão social, conduta antiética e jogo de interesse... Ingredientes para perscrutar a sociedade da época e a contemporânea.





frances 15/03/2018

Entre sonhos perdidos, uma nova possibilidade
O conto é um diálogo entre um pai e seu filho, que está perto de ter sua maioridade, e que na noite anterior ao dia do seu aniversário, tem uma conversa com seu pai.

O diálogo é envolto em conselhos, desde como se comportar à se fortificar intelectualmente. Onde o pai acaba revelando que era seu sonho ser medalhão, mas agora vê no filho a possibilidade de cumprir tal.

A profissão comentada, segundo o pai, demanda tempo, esforço e dedicação, assim chegando a sua real "recompensa" aos, em média, quarenta e cinco anos, mas reforça várias vezes a idéia de que isso vai valer a pena.

Achei interressante o formato dese conto, porém mais sem empolgação e interesse dos demais lidos de Machado. A reflexão que tirei do texto, foi a minha crítica aos pais que criam os sonhos e expectaticas dos filhos, não os deixando pensar e viver por si, mas sim pela maneira e forma que querem, assim, esperando neles o que não conseguiram fazer, esquecendo a idéia de livre árbitro e de que nem todas pessoas são capazes de suprir nossas expectaticas.
Ana Paula Paim 06/04/2018minha estante
Excelente. Machado buscava inspiração nas ações cotidianas, na sociedade e procurava desmascarar as aparências e a superficialidade das atitudes.




Jean.Souza 15/03/2018

Teoria do medalhão
O pai aconselha o filho a se tornar um medalhão, alguémque conseguiu conquistar riqueza e fama. Ele passa então a tecer uma teoria de como o filho conseguiria isso. E fala com ele.
Só que no final, o pai admite que suas palavras são semelhantes com a obra "o príncipe", e diz pra o filho ir dormir.

Aluno: Jean
Sala: 2º ano J Grace
Sesi Retiro
Grace 20/03/2018minha estante
ok




Ana Beatriz 15/03/2018

Teoria do Medalhão
Essa obra trás basicamente a mesma ideia tratada em "O Espelho" trazendo consigo a favor do indivíduo de se manter em uma posição social e uma imagem que é posto pela sociedade.
O conto reflete desde a hipocrisia ao senso comum, usando um diálogo entre pai e filho, que seu pai não consegue realizar seu desejo de ser "medalhão" e assim impõe a seu filho que siga o caminho. Esse medalhão é representado pelo status social.
Neste diálogo seu pai explica como deve agir, centrando as "qualidades" do filho para lhe dá forças aos obstáculos a serem superados.
Grace 04/04/2018minha estante
OK




272 encontrados | exibindo 241 a 256
1 | 2 | 3 | 4 | 17 | 18 | 19


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR