spoiler visualizarviic626_ 14/03/2018
Teoria do Medalhão
O conto Teoria do Medalhão obteve sua primeira publicação em 1881, fazendo parte de Gazeta de Notícias, e foi escrito por um idealista literário, Machado de Assis. Esse brilhante conto relata uma conversa sútil e encorajadora entre um pai e filho em uma noite em que o mesmo iria completar a maioridade, 22 anos na época, e de modo franco, o pai relata conselhos pessoais, e externa seu desejo de que seu filho seja um Medalhão, ou seja, alguém com riqueza e fama. Este conto se assemelha com “O espelho”, outra obra que relata o paradigma entre o indivíduo e sua imagem social, contando também, com um desfecho e mensagem interessantes.
A obra por completa é desenvolvida a partir de um diálogo entre pai e filho, onde o pai mostra ao seu herdeiro como a vida é verdadeiramente, seus desejos passados e a forma com ele deseja que seu filho leve a vida, como um Medalhão, que significa obter um alto poder aquisitivo e confortável. Com isso, ele passa a contar uma teoria de como o filho deveria se apresentar a sociedade, como se portar e em como a sua personalidade lapidada iria influenciar nessa questão. Além de que ele deveria ser neutro em qualquer questão, possuir vocabulário limitado, ter baixo conhecimento do posterior, conhecer pouco o mundo e refutar a ironia em seu dia-a-dia.
O pai passa toda a história respondendo às perguntas do filho e lhe dando importantes conselhos sobre a vida, e como queria que seu filho fosse alguém bem-sucedido em todos os aspectos. Contudo, ao final da história, após o término da longa conversa, quando dá meia noite e o filho completa 22 anos, maioridade, o pai mostra a responsabilidade do mesmo pensar na conversa e tomar suas próprias decisões.
Essa obra demonstra acima de tudo, uma forte crítica à sociedade em geral, pois apesar de ter sido escrito a tempos atrás, ele é bem atual mostrando a todos o quanto o poder e reconhecimento social é um lugar ocupado por pessoas com personalidades fingidas ou transformadas, não desenvolvidas com vivencias, e para obter estes cargos é preciso mudar o seu lado pessoal, como o pai deseja que o filho faça para conseguir alcançar o posto de Medalhão. É um excelente conto, com palavras de fácil compreensão, e uma ótima opção para o início de literaturas clássicas com mensagens importantes.
A história Teoria do Medalhão foi desenvolvida por Machado de Assis, grande escritor literário brasileiro e influenciador de pensamentos, tanto para escritores, quanto para leitores de suas obras, conquanto, tenham sito escritas a muitos anos atrás, deveras é uma obra muito atual.
Victória Costa, 2ºano L, Sesi-Retiro.