livroscit 13/04/2023
Quanto mais eu leio, mais eu tenho a certeza que conhecer o contexto e um pouco da trajetória do escritor, faz toda a diferença para a apreciação da leitura.
No final do ano passado, eu li em Leitura Coletiva o livro O Velho e O Mar, de Ernest Hemingway. Foi meu primeiro contato com o escritor.
O livro é curtinho, mas muito marcante, tenho resenha na minha página @livroscit em 14/01/2023, onde afirmo que o escritor ganhou uma fã... (ganhou mesmo!)
Aceitei o convite para ler Adeus às Armas com um novo grupo de leitura coletiva, que deixo aqui registrado o quanto eu gostei de ter participado. Foi conduzida nossas metas recheadas de um papo muito gostoso e descontraído.
Olhando pela perspectiva do escritor, em minha humilde análise, observei que o nosso herói de guerra, o tenente Henry, foi usado pelo escritor de forma autobiográfica, para vingar um "fora" que ele teve de uma enfermeira...???
Quando iniciei a leitura, já esperava que NÃO teria um romance em mãos, mas uma história muito bem escrita, por um dos escritores mais respeitado por seus diálogos sincronizados e de leitura dinâmica.
Foi um custo parar nas metas estabelecidas ?
Nosso tenente Henry, assim como Ernest Hemingway, serviu o exército na guerra como motorista de ambulância e foi ferido em um ataque. Sem dúvida, foram as melhores descrições em um confronto que já li.
Ele vai para o hospital e reencontra a enfermeira que tinha conhecido antes de ser ferido, nesse momento começa um romance "surreal" para um casal em plena guerra, tem de tudo, vinhos, fuga de barco com noite estrelada, quase presos pelas patrulhas, romance em cabanas com neve... Pronto, parei ?
Eu quero muito ler mais um livro dele e quero que vocês me indiquem, pois eu amei essa leitura, foi dentro das minhas expectativas e gostaria muito de ouvir sua opinião, se vocês já leram algum livro dele...