A Falência

A Falência Júlia Lopes de Almeida
Júlia Lopes de Almeida




Resenhas - A falência


374 encontrados | exibindo 166 a 181
12 | 13 | 14 | 15 | 16 | 17 | 18 |


Nick.Camps 27/03/2023

Legal
Li como leitura obrigatória pro colégio, o começo é chato e muito monótono, mas lá pela metade do livro começa ficar mais legal. No fim a falência fala realmente da falência do Teodoro e sua família, no geral curti.
Ps: tenho muita dificuldade em ler livro muito formal e de época, me perco demais, não curto ler livro assim.
comentários(0)comente



Tacs 26/03/2023

Vale muito pra época
No começo achei que seria cansativo quando começava a descrever muito os personagens pelos traços naturalistas da obra, mas depois com o passar do tempo a leitura fica muito mais fácil e prazeroso de ler.
Achei muito legal que traz realmente aquela visão de feminismo possível pra uma época tão conservadora, além das hipocrisias sociais que torna ainda mais crítica e interessante a leitura.
comentários(0)comente



Luiza Carvalho 24/03/2023

Mais um pra conta da UFRGS
foi melhor do q eu esperava, ent foi uma leitura boa até
só acho q eu teria gostado bem mais se a falência tivesse acontecido antes no livro, daí poderíamos ver um pouco mais sobre eles serem ricos e depois pobres
achei um pouco enrolado, mas sei q é normal pra época
pra mim, esse deveria ser uma das leituras obrigatorias dentro das escolas, já q quando vendo realismo/naturalismo sempre é machado, aluisio, enfim, poderiam colocar uma mulher pra essa lista tbm
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



Fraoliveira180 13/03/2023

O livro vai tratar da falência de uma família que vai acontecer no final do enredo mas antes do acontecido relatado no título vamos ter um ótimo panorama da época ao qual o livro foi escrito com a visão e acesso ao psicológico de personagens complexos.
Nicolas523 01/07/2023minha estante
Ah, sempre tive vontade de ler um romance da Júlia Lopes de Almeida! A conheci por uns contos mas depois nunca voltei a lê-la, esse parece muito bom. ^^


Fraoliveira180 03/07/2023minha estante
Eu simplesmente gostei bastante da escrita e de como ela desenvolve a história apesar do final já está carregado na capa do livro. A forma como autor desenvolve todo o enredo é bem interessante.




Paula1735 05/03/2023

A falência
Leitura boa e rápida!
Conta a historia da família Teodoro, que depois de passarem mais da metade do livro banhados em fortuna por causa do cafe, sofrem uma decaída e se tornam pobres.
Interessantes historias e trajetórias são contadas em meio a tudo isso. Cotamos com a presença de personagens da classe elitista brasileira da época e outros que não tinham nem sua liberdade em mãos. Ruth, foi uma das personagens que mais me chamou atenção, mesmo sendo filha de um barão do café e nunca ter passado por nenhuma dificuldade, mostra compaixão a todos a sua volta: "Por quê? Que direito teriam uns a todas as primícias e regalos da vida, se havia outros que nem por uma nesga viam a felicidade?". O livro retrata algo além da contextualização e o ambiente da época, mostra as relações humanas contidas; não é apenas no século 21 em que vivemos, que pessoas se sentem sozinhas, perdidas, traídas ou lutam e buscam por seus direitos.
comentários(0)comente



Ezequiel.Cesar 04/03/2023

Me surpreendeu!
Este livro conta-nos uma história de adultério que se passa no século XIX escrito por uma mulher (a maioria dos romances escritos nessa época eram por homens).
Uma história bastante envolvente capaz de prender o leitor do começo ao fim.
Recomendo a leitura a todos que curtem os clássicos nacionais.
comentários(0)comente



Eduarda Souza 03/03/2023

A falência
A primeira vez que ouvi sobre esse livro foi na aula de literatura, simplesmente me apaixonei com a história e tive muita vontade de ler!
Eu já conhecia a história, o que só me atrapalhou por um motivo: Eu estava esperando pela reviravolta e ela infelizmente veio bem mais tarde do que eu esperava.
Entretanto, acompanhar essa família na sociedade burguesa do Rio, foi bem divertido, Júlia Lopes não enfeita a época, ela mostra para nós muitos personagens e muitos erros que eles cometem que são jogados para baixo do tapete. E quando tudo aconteceu parecia que eu estava perdendo também.
Tem muitas questões que vão seguir as opiniões da época, como por exemplo : o racismo e desigualdade. Não tenho propriedade para discutir sobre isso kkk então deixo para os profs da rede.
Acredito que o livro pode ser dividido em duas partes, a primeira é mais devagar, tem muita ambientação da época, mas a partir do momento que tudo vem a tona, você vê que tudo aquilo valeu para chegar até esse momento.
Achei incrivelmente triste a questão de um personagem em questão, que sempre foi tão focado em um dever apenas, que quando precisou não sabia se a família gostava dele, ou das moedas que o dinheiro trazia.
Vale muito a pena ler, ainda que demore um pouco, conhecer obras literárias Brasileiras é conhece a nós mesmos! Que cada vez mais esses livros tenham mais leitores!!

* spoiler, cuidado*





Eu queria MUITO acompanhar mais a história da Mila, a vida dela a partir do momento em que ela resolveu se reerguer, sem homem nenhum!!!!
comentários(0)comente



Fabricio.Macedo 02/03/2023

Essa foi mais uma leitura em tempo recorde e compartilhada com os amigos. O título traz a discussão temas que são bastante interessantes como: Brasil Império, o Rio de Janeiro capital, o adultério feminino, a decadência da burguesia nos aspectos econômicos e da moral. Uma autora até então desconhecida pra mim, porém um texto em interessante.
comentários(0)comente



hemigss 26/02/2023

Super chato no começo, mas muito envolvente
Esse sem dúvida foi um livro que me surpreendeu. Eu achei que teria muita dificuldade com a leitura, mas a história me embreagou e eu não conseguia parar de ler.
O final me surpreendeu muito, eu esperava algo totalmente diferente.
comentários(0)comente



2mingirl 20/02/2023

comecei a ler sem muitas expectativas por ser leitura obrigatória pro vestibular mas a cada página eu me perguntava como e por que uma autora tão genial ficou esquecida por tanto tempo. a escrita é impecável e com descrições que te fazem viajar no tempo e perceber com detalhes a sociedade da época. e ainda que o título antecipe como a história vai se encaminhar, o desenrolar dos acontecimentos e a mensagem final do livro são surpreendentes e te fazem repensar muitas coisas. júlia lopes estava, sem dúvidas, muito à frente de seu tempo.
comentários(0)comente



Vicky.Schneider 19/02/2023

O livro poderia ter sido resumido em um conto. Eu teria lido com mais prazer. Tem sua relevância histórica e social mas considerei a leitura muito maçante. Tive que pular vários trechos para conseguir finalizar o livro sem abandonar.
comentários(0)comente



Maíra 18/02/2023

Impressionante
Comecei o livro sem dar muito crédito por ser uma obra de vestibular, mas me encantei com a história de Mila.

Diferente de A Ingênua Libertina - Collete, ( que é um saco de livro) o retrato da sociedade brasileira do século 19 não tem nada de entediante.

Fiquei bem feliz de ter comprado o box com as três obras da autora, pq essa mulher foi muito foda hahaha.
comentários(0)comente



Carvalho 29/01/2023

A falência
Esse com certeza foi o livro de 200 páginas mais demorado que eu já li, embora o começo tenha uma linguagem tão complicada e até mesmo preconceituosa (já que estamos falando do século 19) o desenrolar do livro foi bem proveitoso, Ruth foi quem carregou esse livro nas costas! Porém gostei muito do final. Camila finalmente percebe que não precisa de homem para viver e junto com suas filhas e Nina e Noca sobrevivem do trabalho, sendo está uma visão muito feminista e avançada para a época.
Embora eu tenha me irritado várias vezes com os protagonistas masculinos e muitas vezes o livro ficava maçante, teimei para continuar e não me arrependo! O livro é muito importante e o final é satisfatório.
comentários(0)comente



374 encontrados | exibindo 166 a 181
12 | 13 | 14 | 15 | 16 | 17 | 18 |


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR