Maisa @porqueleio 09/04/2023Resenha / O Hobbit /@porqueleioBilbo Bolseiro é um respeitável e pacato hobbit que mora em Condado, uma região situada no oeste da Terra Média. Sua vida era tranquila, sem perigos, até que Gandalf, um mago, e na sequência 13 anões, chegam a sua porta, convocando-o para uma grande aventura.
Tudo porque Thorin Escudo de Carvalho, herdeiro do trono localizado na Montanha Solitária, resolveu que era a hora de recuperar o tesouro da família, em mãos do feroz Smaug, um dragão daqueles que soltam fogo pelas ventas. Veja bem, os hobbits gostam mesmo do sossego, um bom chá e um bom livro, mas uma parte da família de Bilbo tinha um apreço pela aventura, e sem ter a real dimensão do destino no qual ia se meter, lá foi ele com os anões enfrentar perigos, conhecer amigos e lugares mágicos.
Enquanto fã de fantasia, sempre senti que em algum momento deveria ler a obra do Tolkien. Mas as menções ao fato de que os livros eram descritivos demais acabavam me deixando insegura. Por isso, quando surgiu a oportunidade de fazer uma leitura coletiva, não pensei duas vezes. E como foi bom!
O Hobbit é uma grande aventura, sem grandes reviravoltas, mas com um objetivo bem claro: os anões queriam um ladrão que os ajudasse a roubar o tesouro, por sua vez roubado pelo poderoso Smaug. A ideia era ir e voltar. O caminho até chegar as montanhas foi longo, e pelo caminho conhecemos personagens incríveis, e algumas pedras no sapato – ops, péssima referência, dado que os hobbits geralmente andam descalços!
Foi assim que gobelins, lobos, águias, elfos, gollum e um certo anel, cruzam o caminho de Bilbo e os anões. Todos bem descritos, bem como a ambientação, mas nada que tornasse a leitura lenta. Pelo contrário, a vontade era de ir e voltar em um fôlego.
site:
https://www.instagram.com/p/Cqnc6Agr5Ob/