O Hobbit

O Hobbit J. R. R. Tolkien




Resenhas - O Hobbit


4138 encontrados | exibindo 61 a 76
5 | 6 | 7 | 8 | 9 | 10 | 11 |


Giovanne6 03/10/2023

Como eu amo a saga Senhor dos Anéis. E a jornada de Bilbo é deliciosa! Gandalf, o rei da p#rra toda! Hahaha
comentários(0)comente



Ingrid fields 10/07/2024

There and back again
Que livro maravilhoso, tava com ele na minha estante faz um tempinho e confesso que estava meio receosa de iniciar a leitura por ouvir que o Tolkien é muito descritivo e tinha preguiça de ler kkk, mas me surpreendeu muito, adorei os personagens, adorei o Bilbo e todas as fantásticas aventuras e gostei muito mesmo da escrita, sei que os outros livros dele são mais densos mas fiquei curiosa para ler.
comentários(0)comente



Andy.Vieira 07/05/2020

Que releitura...
Como eu queria fazer essa releitura e como eu amei voltar pra essa história e pra esses personagens.
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



bibelo. 10/08/2021

há mais bem em você do que sabe.
assim que o livro chegou ao fim, me senti da mesma forma que o hobbit quando finalmente retornou ao seu lar e pôde se sentar em sua poltrona, com a memória lotada de experiências que o mudaram por inteiro. cansado, porém satisfeito. ser arrancado da sua zona de conforto não é nada fácil e normalmente descobrimos isso da pior maneira, mas parece que no meio disso tudo é onde conquistamos coisas tão valiosas quanto a pedra de arken.

caminhar ao lado deles até o encontro de smaug foi de extrema importância pra mim, que assim como o bilbo, costumo questionar meu próprio valor. desde cedo gandalf viu potencial nele e ainda assim conseguiu se surpreender com a evolução do gatuno, que se mostrou ainda mais competente do que qualquer um imaginaria. isso é inspirador pra caramba.

apesar de todos os personagens indispensáveis que aparecem durante a história e do ponto alto ser recuperar a posse que smaug roubou, pra mim a verdadeira aventura foi o bilbo encontrando a si mesmo, que no final se tornou uma recompensa tão grandiosa que sequer fazia questão de todo aquele ouro. aprendi com eles que tenho o meu valor, sim, só não vou conseguir provar isso enquanto estiver escondido numa toca confortável no chão; é preciso enfrentar algumas correntezas, uns gobelins e até mesmo um gollum por aí. eu sou capaz. todos somos.

então adeus, balin! e adeus, dwalin; e adeus, dori, nori, ori, oin, gloin, bifur, bofur e bombur! que suas barbas nunca se tornem ralas! adeus, thorin escudo-de-carvalho! e fili e kili! a lembrança de vocês nunca irá esvanecer.
Bel 10/08/2021minha estante
ameeeii sua resenha, o bilbo me inspira demais e quando li senti tudo isso que vc disse mas não poderia ter me expressado melhor


bibelo. 10/08/2021minha estante
ainda sinto que não consegui me expressar direito, mas fico feliz demais que tenha se identificado


Bel 11/08/2021minha estante
que bom kjkjkj viva o bilbo!




Levovitch 27/05/2021

INCRÍVEL!
Comecei a ler as histórias fantásticas de Tolkien e amei logo de cara! Os personagens e as aventuras são cativantes, bem construídas, e da vontade de embarcar nessa jornada junto com o Sr Bilbo. Pra quem, como eu, está com vontade de conhecer as obras de Tolkien, recomendo MUITO que comece por esse livro. Foi uma experiência incrível e não vejo a hora de continuar essa jornada com Senhor dos Anéis.
comentários(0)comente



Carolina.Gomes 29/07/2021

O mundo maravilhoso de Tolkien
Como eu achei que essa história não seria pra mim? Me enganei redondamente! Essa história é para todos!!

Foi uma experiência maravilhosa mergulhar no universo de Tolkien e conhecer suas mágicas e encantadoras criaturas.
Aqui começa a história da descoberta do anel. O capítulo do encontro com Gollum é sensacional! Um dos meus preferidos!

Fiquei emocionada com a aventura de Bilbo e os anões. Me senti criança e me imaginei sentada, em volta de uma lareira, ouvindo Tolkien contando a história. Exatamente como seus filhos. Saber da história por trás da história contribuiu muito para aumentar meu encantamento.

Foi mágico!

Que bom que eu me permiti fazer essa leitura!

Desejo que todos nós possamos ter um pouco de fantasia em nossas vidas.
O Hobbit é um antídoto poderoso contra as dificuldades da vida. Uma leitura perfeita para dias cansativos e caóticos. Eu me senti reconfortada e com a energia reabastecida.

Essa é uma história que eu gostaria de ter contado aos meus filhos!

Para completar a experiência, ouvia os episódios de um podcast no spotify. Mesmo não sendo a mesma tradução, valeu muito a pena! Recomendo!

Diversão e emoção garantidas.

Muito! Muito bom!
João 29/07/2021minha estante
Esse mundo criado por Tolkien é mágico! Gandalf e Gollum são personagens extraordinários. Na verdade todos são, mas esses são um ponto fora da curva. Obs.: agora entendo o que você disse sobre a adaptação da Disney do ?corcunda de notre dame? kkkk


Carolina.Gomes 29/07/2021minha estante
Viu, João??! Q final foi aquele??


Katia Rodrigues 29/07/2021minha estante
?


João 29/07/2021minha estante
Final tenso kkkk


Eliza.Beth 29/07/2021minha estante
????
Quentinho no coração


Laura.Novelli 02/08/2021minha estante
Ahhh que relato mais lindo! Por mais fantasia em nossas vidas!! :)




L.M. 14/08/2020

O começo
Leitura indispensável aos apaixonados pelos épicos fantásticos, e mais ainda, pelos amantes da Terra Média. Linguagem tranquila e história fluida, mas fácil de ler do que os seus sucessores.
Lohan 14/08/2020minha estante
Esse livro é maravilhoso.




Luiza 08/07/2020

Não sei se tenho muito mais para contribuir a respeito desse livro e tudo que eu penso em falar parece muito repetitivo, mas vamos em frente. Eu gostei muito dessa leitura sim, logo nas primeiras páginas me perguntei o motivo pelo qual demorei tanto tempo para finalmente ingressar no universo Tolkien. Nunca tinha assistido os filmes, devo ter visto uma ou outra cena passando rapidamente os canais da televisão pois me recordo de alguns cenários e personagens clássicos, e também tinha a ignorancia de pensar que a escrita seria muito complexa e massante e que não era para mim. O quão errada eu estava eu posso tentar descrever aqui, meu medo era completamente infundado, Tolkien escreve como se tivesse te acomodando na sua cama e se preparando para sentar ao seu lado e contar uma história antes de dormir, me lembrou muito as histórias de Neil Gaiman nesse sentido (ou será que deveria ser o contrário?) e eu fiquei apaixonada por todo esse toque de conto de fadas onde as coisas acontecem de forma natural e tranquila. Os capítulos não são os mais curtos, mas também não são extensos o suficiente para te cansar, e assim também são as aventuras que eles passam durante a história, duram o tempo que precisam. Mesmo tendo alguma ideia do final, me senti surpreendida (lembrem que eu não sabia muito realmente a respeito) e também muito contente com o desenrolar das coisas. Os diálogos me fizeram sorrir e as canções eu queria poder escutar como ele havia imaginado. Não sei se pelo momento ou por realmente já ter alguma ideia do desenrolar do livro, mas para mim faltou aquela sensação de coração preenchido que eu procuro na maioria dos livros (de forma alguma isso fez ele se tornar ruim, quero ler novamente em breve). O resultado foi que despertou em mim alguém que quer agora ver o filme, reler o livro e começar a acompanhar outros trabalhos desse universo maravilhoso.
Gábi 08/07/2020minha estante
A pronto, tu me deixou com muita vontade de ler o Hobbit agora.


Luiza 08/07/2020minha estante
Lê simm, é bom e as ilustrações eu quero pegar todas e por na parede


Gábi 11/07/2020minha estante
???




Cringe Literário 26/10/2021

?Num buraco no chão vivia um Hobbit?
O Hobbit
J.R.R.Tolkien
@harpercollinsbrasil 2020, 336p.

Nota: 5 ????? +??
Fantasia, literatura infantojuvenil ficção

Uma leitura que atrai crianças e adultos há quase 80 anos, com certeza é o meu livro favorito...

Bilbo Bolseiro é um Hobbit que vive em uma toca confortável e com uma dispensa abastecida, ele não gosta de sair da sua toca e muito menos de aventuras.
Bilbo recebe a visita inesperada de um mago o Gandalf, e um convite do mesmo, na verdade quase uma intimação para se aventurar junto com ele e os anões fora do Condado de onde vive, em busca de uma grande fortuna que pertencia aos anões.

O narrador começa com a incrível jornada nas matas, rios e montanhas. o grupo recém formado, é surpreendido por Orcs, Trolls, lobos, elfos, aranhas e outras criaturas até o desafio final com Dragão Smaug, que guarda a fortuna que eles buscam.

Assisti à adaptação cinematográfica em 2013, praticamente não lembrava de nada, o que foi prazeroso, pois me surpreendi com as aventuras que se sucederam.

Uma leitura agradável com descrições de cenários, personagens e situações tão assíduas que conseguimos nos transpor para esse universo de criaturas e florestas que nunca vimos como uma naturalidade incrível.

Temos uma grande lição sobre verdadeiras amizades e acúmulo de riquezas materiais.

Podemos pensar sobre a importância de se permitir viver uma grande aventura, de sair da monotonia do conforto do lar, e viver o acaso que proporciona a verdadeira aventura da vida, sobre ter histórias para contar, pois só vivemos uma vez...

Bilbo, meu favorito entre muitos personagens nessa narrativa, é tomado por insegurança em muitas ocasiões, acredito que por, 1º nunca ter se aventurado em missões assustadoras e 2º por ter conseguido respeito dos amigos com omissão da verdade, já que demorou contar como escapou dos Gobelins e o sobre o anel de Gollum.

Os anões querem sua fortuna, mas são gananciosos demais.

Fiquei aflita com sumiços de Gandalf, enfim outros compromissos, esperei esclarecimentos, mas entendi, as nos pessoas ajudam como podem, não como queremos...
comentários(0)comente



isa 17/05/2021

Minha primeira alta fantasia
Bom, todo o mundo que Tolkien criou é simplesmente surreal e inexplicável,inclusive pretendo futuramente ler a triologia do senhor dos aneis, mas tenho que ressaltar algumas coisas que me incomodaram durante a leitura:
- A falta de representatividade, principalmente a feminina, na estória não temos nenhuma personagem mulher e tbm a falta de representatividade de outras cores de pele e várias outras coisas, mas é compreensível devido a época que foi escrito, e também ouvi que em senhor das aneis tenha mais personagem femininas, o que já me anima um pouco.
- Hobbit foi escrito para ser um livro infantil, mas teve algumas partes em que fiquei boiando, agora não sei se eu que sou burra ou é assim mesmo.
De qualquer forma a escrita do Tolkien é maravilhosa e fluida (apesar de ter demorado um pouco), fazendo essa obra ser , na minha opinião, a melhor porta de entrada para o mundo de O senhor dos aneis.
Breno 17/05/2021minha estante
O silmarillion creio q vc vá gostar muito


@Ramon 17/05/2021minha estante
O hobbit é basicamente sobre a jornada de bilbo, você acha alguns personagens femininos, mas não é o foco, você acha mais em outros livros, o Silmarillion por exemplo, quanto a parte do livro infantil, pq achou isso? Ficou boiando em quais partes? O hobbit conta a história da terceira era, tem outros livros antes dele que fala da orimeira e segunda era


isa 17/05/2021minha estante
Vou procurar ler silmarillion sim Breno, obrigada pela indicação Breno


isa 17/05/2021minha estante
Ramon eu acho que não entendia muito bem as partes descritivas, mas isso é bem compreensível já que sou bem nova e não tinha lido nada parecido, quanto a questão da representatividade, não acho que isso justifique, pois muitas outras obras tem personagens principais masculinos mas ainda sim tem outras figuras na estória que sejam femininas


Breno 17/05/2021minha estante
Sobre a representatividade em senhor dos aneis não há quase nenhuma tbm, em o silmarillion há, como na estória do Beren e Luthien onde a Luthien tem um papel importantíssimo.


isa 17/05/2021minha estante
Entendo, bom estou animada para as próximas obras desse autor que lerei




Aline 25/01/2021

Lá e de volta outra vez
O livro que faz nos sentirmos em casa e ao mesmo tempo nos leva em uma grande aventura. Quem nunca se sentiu como Bilbo Bolseiro, amando seu lar, mas ao mesmo tempo, ansiando por explorar o mundo. Subir montanhas, fazer parte dos grandes feitos da história, ver o ouro guardado por um dragão com os seus próprios olhos e, é claro, fazer bons amigos no caminho. Sejam eles anões, elfos, homens ou magos. Esta jornada tem a medida certa de leveza e intensidade, recomendo para quem quer fugir um pouco dos dilemas deste mundo, e deixar uma boa parte de seu coração nas belas moradas da Terra Média.
comentários(0)comente



Vitor Dilly 05/02/2021

Apresento a minha interpretação do hobbit...
Em Silmarillion, anterior ao "O Hobbit", lemos que "ocorreu um dos mais lamentáveis dos fatos dos Dias Antigos. Pois houve combate nas Mil Cavernas, e muitos elfos e anões foram mortos. E isso não foi esquecido...".
Em suas tramas de exércitos de elfos, anões, humanos, orques, águias e hobbits, não estaria o grande mestre Tolkien rememoriando as guerras ancestrais e as alianças do paleolítico inferior, entre diferentes hominídeos e avianos, o exército das águias, na luta contra povos do oriente, orques que fizeram uma aliança com os últimos sobreviventes do povo reptiliano, saurônico? Homo habilis, homo erectus, homo neanderthalenses e homo sapiens, entre outros, com seus chefes, sub-chefes e magos-feiticeiros vindos do além-do-mar, de um continente submerso?
Para, assim, explicar como se deu o reinado do homem considerado moderno? Ou seja, nossa ascensão?
O texto fala em guerras por gemas, por mineração, por anéis-de-poder... No trecho citado acima, cita "dias antigos", e "mil cavernas". Isso soa familiar com aquele período pré-histórico, uma vez que podemos verificar nos registros arqueológicos que existia uma grande civilização das cavernas. A presença de dragões poderia significar a sobrevivência de um ou outro dinossauro voador. Sim, os Nazguls muito bem poderiam ser os últimos pterossauros da era anterior, sim, lá do Cretáceo. Os Wargos são semelhantes aos lobos gigantes do Pleistoceno, assim como os Olifantes, mastodontes.
Os contornos do mapa da Terra-Média lembram muito bem os traços do nordeste da África, como uma inclinação diferente da habitualmente vista em nossos atlas geográficos. É literalmente uma "terra-média" entre o continente submerso de onde vieram os grandes Magos e o oriente dos orques... É Onde se obtém um meio-termo nessa grande batalha dos cinco exércitos, e depois, na guerra anelídea. Lembrando: Tolkien nasceu em Bloemfontein, na República do Estado Livre de Orange, na atual África do Sul... Ele é africano nativo.
Enfim, isso tudo é especulação minha. Essa carga de mistério na "fantasia romanceada" de Tolkien me faz apreciá-lo como ninguém. Para mim, ele é como um viajante do tempo vivendo em nossa era, Era dos Homens, relatando o que viu ou ouviu falar numa encarnação anterior! Lá no tempo dos povos das cavernas, das montanhas, florestas e tocas.
Lá no tempo dos hobbits. :)

A realidade é a narrativa controlada por todos. Vejamos a realidade e a narrativa dos contos mundiais:

1. Gnomos: Não há equivalente direto aos gnomos nas espécies de hominídeos descritas pela ciência. Os gnomos são normalmente descritos como pequenas criaturas humanóides com habilidades mágicas e não têm uma contraparte do mundo real.

2. Hobbits: Hobbits são frequentemente comparados ao Homo floresiensis, uma espécie de hominídeo que viveu na ilha indonésia de Flores até cerca de 50.000 anos atrás. Como os hobbits, o Homo floresiensis era relativamente pequeno em estatura, com uma altura média de pouco mais de um metro.

3. Trolls: Os trolls são normalmente descritos como criaturas grandes e brutais com características exageradas. Embora não haja equivalente direto aos trolls nas espécies de hominídeos descritas pela ciência, eles podem ser vagamente baseados nos neandertais, que eram maiores e mais robustos do que os humanos modernos.

4. Anões: Os anões costumam ser retratados como criaturas baixas e atarracadas com barbas. Embora não haja equivalente direto aos anões nas espécies de hominídeos descritas pela ciência, eles podem ser vagamente baseados no Homo erectus, uma espécie de hominídeo que viveu entre 1,9 milhão e 143.000 anos atrás e tinha uma constituição relativamente robusta.

5. Ogros: Os ogros são normalmente retratados como criaturas grandes e brutais com características exageradas. Como os trolls, eles podem ser vagamente baseados nos neandertais.

6. Elfos: Os elfos geralmente são retratados como criaturas altas e esguias com orelhas pontudas. Embora não haja equivalente direto aos elfos nas espécies de hominídeos descritas pela ciência, eles podem ser vagamente baseados no Homo sapiens, a espécie à qual pertencem os humanos modernos.

7. Orcs: Os orcs são muitas vezes retratados como criaturas brutais e agressivas com características exageradas. Embora não haja equivalente direto aos orcs nas espécies de hominídeos descritas pela ciência, eles podem ser vagamente baseados no Homo heidelbergensis, uma espécie de hominídeo que viveu entre 700.000 e 200.000 anos atrás e tinha uma constituição relativamente robusta.

8. Gigantes: Os gigantes geralmente são retratados como grandes criaturas humanóides com características exageradas. Embora não haja equivalente direto aos gigantes nas espécies de hominídeos descritas pela ciência, eles podem ser vagamente baseados no Homo heidelbergensis ou no Homo erectus, ambos maiores e mais robustos do que os humanos modernos.

Sendo fantasia ou não, a vida é uma ótima aventura!
comentários(0)comente



Mary 28/11/2020

Uma grande aventura...
Um livro de fantasia que prende muito a atenção do leitor,tanto através dos acontecimentos quanto pela escrita bem construída e fluida.

Uma das coisas que mais chamou minha atenção nesse livro foi o quanto é incrível perceber que ao longo da jornada que é retratada no livro o personagem principal Bilbo evolui muito, o que acaba conquistando mais ainda os leitores!

Acho que um ponto negativo é a falta de personagens mulheres, mas acho que isso pode ser visto até como um reflexo da realidade da época em que o livro foi escrito.

Depois de ler essa fantasia incrível com certeza vou ler mais livros desse gênero!

Super recomendo!
Bart 11/12/2020minha estante
?????




4138 encontrados | exibindo 61 a 76
5 | 6 | 7 | 8 | 9 | 10 | 11 |


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR