Monica Quintal 01/06/2024
"Quando se procura geralmente se encontra alguma coisa, sem dúvida, mas nem sempre o que estávamos procurando."
"Bilbo Bolseiro era um dos mais respeitáveis hobbits de todo o Condado até que, um dia, o mago Gandalf bate à sua porta. A partir de então, toda sua vida pacata e campestre soprando anéis de fumaça com seu belo cachimbo começa a mudar. Ele é convocado a participar de uma aventura por ninguém menos do que Thorin Escudo-de-Carvalho, um príncipe do poderoso povo dos Anãos.
Esta jornada fará Bilbo, Gandalf e 13 anãos atravessarem a Terra-média, passando por inúmeros perigos, como os imensos trols, as Montanhas Nevoentas infestadas de gobelins ou a muito antiga e misteriosa Trevamata, até chegarem (se conseguirem) na Montanha Solitária. Lá está um incalculável tesouro, mas há um porém. Deitado em cima dele está Smaug, o Dourado, um dragão malicioso que... bem, você terá que ler para descobrir.
Lançado em 1937, O Hobbit é um divisor de águas na literatura de fantasia mundial. Mais de 80 anos após a sua publicação, o livro que antecede os ocorridos em O Senhor dos Anéis continua arrebatando fãs de todas as idades, talvez pelo seu tom brincalhão com uma pitada de magia élfica, ou talvez porque J.R.R. Tolkien tenha escrito o melhor livro infantojuvenil de todos os tempos."
Por que eu nunca tinha lido O Hobbit? Por que eu tinha que ser uma adolescente tão cricri? Na época da escola, ou a gente era fã de Harry Potter, ou era fã de Senhor dos Anéis. E Harry Potter era meu universo de conforto, era pra onde eu fugia todos os dias (literalmente).
Então cá estou eu, 20 anos depois, pra me retratar e dizer: Bilbo Bolseiro é um dos melhores personagens que eu já conheci! Me identifiquei DEMAIS com ele, HAHAHA, somos praticamente a mesma pessoa, tomaríamos as mesmas decisões, eu tenho certeza (fonte: vozes da minha cabeça).
Que história divertida e envolvente, que narrativa mágica. Estou encantada com esse livro, com os personagens, o enredo, o humor, a trama, o narrador... Que coisa mais linda, sério! Sinto que precisarei reler esse livro muitas vezes ainda, pra absorver todos os detalhes, passagens e camadas. AMEI!
"Ora, é uma coisa estranha, mas coisas que são boas de aproveitar e dias que são bons de passar a gente acaba descrevendo rápido e não é grande coisa ouvir sobre eles; enquanto coisas que são desconfortáveis, palpitantes, ou mesmo sanguinolentas podem acabar virando uma boa história e, de qualquer jeito, precisam de um tempão para ser contadas."
"Há mais bem em você do que sabe, filho do gentil Oeste. Alguma coragem e alguma sabedoria, mescladas em boa medida. Se mais de nós dessem valor à comida, à alegria e às canções acima do ouro entesourado, este seria um mundo mais feliz."