Mari Takaesu 12/09/2020A VIDA é o maior espetáculo da terra.O livro começa contando a história de Jacob Jankowski, estudante de veterinária que vê sua vida desmoronar de um dia para o outro.
Aos 23 anos, durante uma de suas aulas, Jacob recebe a notícia de que seus pais faleceram em um acidente de carro. Sem família e sem dinheiro, Jacob sai da cidade sem rumo e acaba pulando no trem do Esquadrão Voador do Circo Irmãos Benzini, onde é admitido como veterinário e é no circo que sua jornada acontece.
------//------//-----//-----//-----//-----//-----
A história se passa contando dois períodos da vida de Jacob, contada através da visão dele os momentos de recordação da vida no circo e o período atual no asilo. Em ambos os períodos a história é interessante, sendo narrado de forma fluída, sem que ser perca o ritmo de leitura e de forma que podemos conhecer melhor o personagem, onde, nos momentos de juventude vemos um homem que está descobrindo o mundo fora da vida confortável e estável que ele levava, e agora, já idoso, enfrentando situações inerentes à idade e que inevitavelmente todos nós teremos que enfrentar um dia.
O livro é muito bem escrito, os personagens são bem desenvolvidos e interagem bem com o cenário e a época em que a história se passa. A autora fez um bom trabalho de pesquisa, como citado em "notas da autora" no final do livro, colocando alguns fatos reais para compor a história e homenageando através de Rosie, duas elefantas históricas, Old Mom e Topsy.
Um ponto importante a se destacar no livro é a abordagem que a autora faz da vida no circo, a relação de trabalho entre funcionários e patrões e os maus tratos aos animais, sendo este, no meu ponto de vista, um assunto importante de ser abordado quando se trata do uso de animais como atrações em espetáculos.
Minha nota foi 4,5, pois ao todo eu gostei muito da história, porém, achei que faltou desenvolver um pouco melhor o relacionamento entre ele e a elefanta Rosie e também porque não gostei muito do final da história do Jacob idoso, para mim não teve lógica terminar como terminou.