jeslendo 11/05/2023
Tive contato com a história por conta do filme, há muitos anos. E, como adoro todo esse ambiente de circo, fiquei encantada com tudo e a história dos personagens também. Não me lembro muito da sua adaptação, por ter realmente anos que não a assisto, mas lembro da sensação que tive ao assistir e que foi muito boa.
Enfim, o livro me deu muito mais sensações do que o filme, e nem todas foram boas. Para começar, é a terceira vez que tento completar essa leitura, mas sempre paro no início, quando tudo ainda é muito lento e, para ser sincera, terrivelmente chato. E, dessa vez, eu quase desisti novamente, mas me obriguei um pouco a continuar, pois queria eliminá-lo da minha lista e também matar um pouco da minha curiosidade em questão de fidelidade literária para com sua obra cinematográfica.
Não tive nenhum problema com o personagem principal, até mesmo o achei encantador, e isso não tem ligação com o ator que o interpreta no filme, não mesmo. Eu gostei da personalidade do Jacob e o seu amor pelos animais. Eu gostei da sua forma de pensar. O que tive problemas de verdade é com, até a metade do livro, todos os outros personagens, tirando raramente um e outro, que fazem parte do circo. Tem uma cena, em específica, que acontece quando Jacob está totalmente bêbado e quase inconsciente, nem mesmo conseguindo se mexer, que é horrível. É uma das cenas mais desnecessárias do livro inteiro, ao lado de toda a tortura com os animais. Isso me tirou um pouco do encanto pela leitura e pensei seriamente em abandoná-la.
O bom é que depois de tudo isso, acontece que o livro melhora. Eu comecei a querer ler mais e várias páginas ao dia, até que terminei antes do esperado. E eu gostei, bastante, do que li, tirando essas partes indescritíveis, até o fim.