A Moreninha

A Moreninha Joaquim Manuel de Macedo




Resenhas - A Moreninha


977 encontrados | exibindo 346 a 361
24 | 25 | 26 | 27 | 28 | 29 | 30 |


spoiler visualizar
comentários(0)comente



Usagi a coelha 17/08/2022

Péssimo.
Sei nem como começar a falar sobre essa obra. A leitura foi torturante do ínicio ao fim (teve seus momentos engraçados mas, foram raríssimos) a escrita é arrastada demais pra uma narrativa tão curta, os personagens são insuportáveis, Augusto sendo o que chamamos de "gado", um idiota, galinha (e ele ainda se auto intitula de romantico) personagem detestável. E a Carolina a "moreninha", é uma criança mimada, chata e as vezes sua personalidade beira o sadismo. Outra coisa que incomoda no livro é a diferença de idade do casal, onde Carolina tem 14 anos e o Augusto 20, que por mais que para época quando o livro foi escrito era algo aceitável, nos dias atuais isso causa uma estranhesa imensa, principalmente porque durante a própria narrativa, Augusto chama Carolina de criança. Além de quando eles se apaixonaram, ela tinha 7 anos e ele 13, isso é no mínimo bizarro. Eu sei que o autor pediu para pegar leve com a obra, mas eu não consegui, detestei de verdade.
comentários(0)comente



junoyer 17/08/2022

A Moreninha é um romance com jeitinho de novela das seis - e de fato foi adaptado para tv em 1975 - leve e divertido, além de previsível (nada que prejudique a leitura na minha opinião). Por ser uma obra escrita em 1844, senti certa estranheza em vários aspectos sociais, mas é uma boa leitura.
comentários(0)comente



Vanderson.Alves 13/08/2022

Na minha opinião, um romance extremamente exagerado. "A Moreninha" narra o romance de Augusto e a tal da moreninha. Dois jovens que se encontram em um fim de semana em uma ilha onde se situa a fazenda da família da mesma. Augusto é um jovem acadêmico de medicina e em uma encontro em um bar com mais três amigos marcam de de encontrar no final de semana na ilha para a festa de Sant'Ana. Augusto é um rapaz mulherengo e nunca fica por muito tempo com uma mulher só, sua desculpa é que cada uma é mais bonita que a outra e que todas tem que ser apreciadas. Então, Felipe, neto de dona Ana, dona da fazenda, faz uma aposta com Augusto, dizendo que suas parentas são maravilhosas e que o mesmo terminará se apaixonando por umas deles. A aposta é celada e, em bar onde não se vê nenhuma opção de papel por perto, trocentas páginas é feita para comprovar a autenticidade de tal coisa.
Enfim, todos comparecem para a festa e Fabrício propõe um plano a Augusto, que logo o rejeita. Então, nosso protagonista se vê fascinado por uma das moças de tal lugar.
É evidente o exagero no livro, em várias parte do mesmo, mas isso não é impedimento algum, pois, o mesmo é extremamente maravilhoso e chamativo.
comentários(0)comente



yasmim 10/08/2022

li esse livro pq tenho q fazer um seminario sobre. É o primeiro classico que li, nao foi tao dificil, a escrita é de certa forma facil de entender e o livro nao é tao extenso. A historia é bem presivivel mas eu gostei. Só a diferença de idade que me deixou meio estranha assim
comentários(0)comente



Lisboa 08/08/2022

...
Ler clássicos atualmente é estranho. Oq era considerado normal e não é mais fica explodindo minha cabeça. Um livro que seria cancelado pelo booktook kskdj. Lembro de ficar comentando com minha amiga que ela ainda brincava de boneca, esperando por seu amor, enquanto ele cursava medicina e ficava com várias mulheres.
comentários(0)comente



yokojimih 01/08/2022

A Moreninha - Joaquim Manuel de Macedo
Considerando como meu primeiro livro clássico nacional de fato, achei uma leitura bem agradável.

No início foi um pouco difícil de ingressar na leitura, tanto pelo jeito de escrita do autor quanto pelo português da época, mas no geral eu recomendo demais para quem quer começar a ler livros clássicos. Ainda mais por se tratar de um livro de poucas páginas senti a leitura dele mais fluída.

Única coisa que me deixou irritada foram os piques de drama do Augusto, mas até aí nós relevamos, já que no final tudo dá certo KKKK
comentários(0)comente



Xuia 30/07/2022

Considerado o primeiro romance da nossa literatura, A Moreninha conta a história de Augusto e d. Carolina, como se conheceram, o que pensaram inicialmente um do outro e as consequências disso.
Foi publicado originalmente em 1844, então isso explica a linguagem rebuscada e os tons dramáticos, às vezes fiquei nervosa com os níveis de drama de Augusto, mas curti a experiência!
comentários(0)comente



So856 29/07/2022

A moreninha ?
Tem vários momentos engraçados! Achei a linguagem um pouco difícil no começo, mas depois me acostumei. O plot final era previsível, mas não deixou de ser bom. A única coisa que estranhei foi a diferença de idade do casal principal. Em geral, gostei muito e recomendo.
comentários(0)comente



Clara 27/07/2022

Esse foi difícil de ler, apesar de uma história muito engraçada e consideravelmente muito boa, a literatura brasileira é robusta o suficiente para me causar um nó na cabeça.
comentários(0)comente



liviad 27/07/2022

Desfecho um pouco decepcionante mas já era de se esperar tendo em mente a época que o livro foi escrito, tem umas problemáticas bem marcantes também mas não adianta ler livro de época esperando militância. Tirando isso o livro é incrível, plot muito bom (:
comentários(0)comente



thomas 26/07/2022

lolita br
duas estrelas porque ri uma ou duas vezes e confesso que as declarações de amor são bem bonitas, mas não vale a pena a leitura considerando a idade de ambas as partes. sem contar o racismo que não passa despercebido.
comentários(0)comente



Jessie 25/07/2022

Leve e divertido (embora n pareça)
A princípio comecei a história por meio da minha professora de português, à trabalho escolar. Mas logo na primeira página pude me surpreender com a leveza e trama bem humorada de A Moreninha.
Temos por protagonistas o estudante de medicina Augusto e a irmã de Filipe(também estudante de medicina e amigo de Augusto), Carolina ou como muitos a chamam, apenas a moreninha. Carolina é uma garota de 14 anos muito travessa, que transborda de alegria e contém aquela diversão infantil em seu modo de viver. Já Augusto é um rapaz inconstante no amor e como seus amigos Fabrício, Filipe e Leopoldo o dizem, é um grande incorrigível por sí só.
Toda a trama da história se passa durante as comemorações do feriado de Sant'Ana e a aposta dos quatro estudantes. Retrata também os costumes da burguesia carioca, dos muitos bailes, das moças da corte e dos estudantes e seus amores.
Augusto consegue amar a apenas uma mulher por mais de 15 dias?
Bem, é o que veremos em A Moreninha.
comentários(0)comente



Clio0 19/07/2022

A Moreninha é um dos romances tarimbados em listas de vestibular por ser um dos senão o primeiro romance brasileiro... o que não implica que a leitura seja lenta ou a escrita defasada. Joaquim Manuel de Macedo parecia escrever com a alegria típica de quem absolutamente não se sentia intimidado pela façanha e o resultado é uma história leve e fácil de assimilar.

A galeria de personagens raramente ultrapassa os vinte anos, portanto não espere grandes discussões filosóficas ou morais. Os poucos diálogos mais extensos representam um papel bem simples: garantir o drama do casal de namorados.

A caracterização de ambos é interessante e recheada de humor. Carolina é a típica menina de quinze anos, cheia de atrevimento e criancice. Augusto é ainda mais especial, pois como um estudante de medicina, o autor se deleita em fazer dele arrogante, sentencioso e imaturo.

É uma obra surpreendentemente suave para o Romantismo, com um vocabulário relativamente simples. Pode-se dizer que ela passa longe da tragédia e ornamentação descritiva que é parte da definição desse movimento.
Cris SP 27/07/2022minha estante
Lembro de ter gostado quando li na adolescência. Preciso reler.


Ots 25/01/2023minha estante
Você pontuou muito bem.
É uma leitura leve que faz a gente dar boas risadas.


Iria.Collar 30/07/2023minha estante
Leitura agradável. Li na adolescência.


Luana1032 27/09/2024minha estante
Comecei a ler mas não gostei




Heloisa 18/07/2022

Moreninha
O livro é um dos clássicos brasileiros mais famosos do Romantismo, apesar de algumas pautas questionáveis no enredo, que poderiam ser consideradas problemáticas na sociedade atual, retratam em minha visão uma perspectiva histórica. Entretanto, o romance que começa desde a infância das personagens, torna essa leitura muito leve, além de ser extremamente essencial na história literária do nosso país.
Heloisa 18/07/2022minha estante
mas tô feliz de ter tirado ele da minha lista! Gostei do livro




977 encontrados | exibindo 346 a 361
24 | 25 | 26 | 27 | 28 | 29 | 30 |