A Moreninha

A Moreninha Joaquim Manuel de Macedo




Resenhas - A Moreninha


977 encontrados | exibindo 361 a 376
25 | 26 | 27 | 28 | 29 | 30 | 31 |


jotave_brito 13/07/2022

A moreninha
Esse aqui é bem aquele romance clássico, onde a donzela espera pelo príncipe e tals...

Depois que eu li esse livro me deu maior vontade de ir conhecer a ilha de Paquetá.
comentários(0)comente



Wane 11/07/2022

O que falar da a moreninha?
O livro explana sobre a vida de Augusto e suas dificuldades amorosas.
A leitura no tanto é melancólica e poética, não sendo o estilo de livro que tenho costume de ler. Porém, valeu a experiência. Desta forma, quem não gosta muito de clássicos ou livro com escrita complicada, eu não indicaria este livro.
Apesar de ser uma leitura rápida, nele se explana o romance com uma inocência e angelicalidade. Além disso, o plot foi bem óbvio. Isso fez com que não gostasse tanto do livro.
comentários(0)comente



Mari.Costta 09/07/2022

Puro romance
É um deleite acompanhar esta história de amor tão puro, que nasce na infância e sobrevive ao tempo.
Tem linguagem simples e prende a leitura!
Também retrata muito bem os costumes e a sociedade brasileira na época em que foi escrito.
Tinha lido durante a época de escola e agora que reli, adorei!
comentários(0)comente



Guilherme 06/07/2022

Mais um livro lendo com a namodada. Demorou mas terminamos hehehe. No geral bem típico do romance brasileiro do seculo xix. Mtt bonzinho de se ler.
comentários(0)comente



Nat Wissinievski 03/07/2022

É um bom livro pra quem gosta de romances clássicos e clichês como eu. Eu achei uma leitura divertida, mas alguns que não estejam muito acostumados com uma linguagem menos atual podem ter dificuldades com o vocabulário. Outro problema também é que, por ser um livro antigo, há muitos pensamentos retrógrados e problemáticos contidos na história, mas se tiver bom discernimento, essas questões podem ser até boas para refletir e discutir com outros leitores do livro.
comentários(0)comente



Rafa 03/07/2022

Legal
Li o livro para a escola e foi bem interessante.
No começo fiquei bem perdida com relação à linguagem complicada, mas depois me acostumei e consegui entrar um pouco na história.
É um livro para se ler tendo em mente o período em que se passa, pois apresenta coisas que não condizem com o contexto atual, como racismo e a diferença de idade entre o casal principal.
comentários(0)comente



Bia 01/07/2022

É só bom
É uma linguagem comum de literatura, complicada, o livro é chato pra k7 no início, mas no final é bom, e só.. não leria novamente. Mas é bom
comentários(0)comente



shakur. 01/07/2022

A Moreninha
A Moreninha é um romance clássico escrito por Joaquim Manuel Macedo. O enredo da história é mágico, seria um grande romance se a prática da época fosse normalizada, no caso, a pedofilia. Sabemos que era normal um relacionamento entre um homem de meia idade e uma menina de quinze anos, e é interessante ler livros que aborde esse tipo de assunto pois veremos o quanto a mentalidade da sociedade evoluiu.
Apesar de tudo, é um bom livro mas não se dá para apagar esse fato.
comentários(0)comente



Ketlyn Stefhane 30/06/2022

Referência de metalinguagem
Li na época do colégio e não aproveitei tudo que essa delicinha de obra podia me oferecer, relendo agora pude aproveitar.
comentários(0)comente



Laís 28/06/2022

Romance incorrigível
Poderia dizer que parece aqueles romances com açúcar, na verdade é. Mas tão bom ler esse tipo de livro que deixa o coração tão quentinho. Contemplar a pureza dos personagens, o amor surgindo de mansinho e depois se tornando um fogo ardente entre Carolina e Augusto. Faz bem ler livro assim, nos deixa esperançosos.

"Assim como o grito tem o eco, a flor o aroma, e a dor o gemido, tem o amor o suspiro. O amor é demoninho que não pede licença para entrar no coração da gente e, hóspede quase sempre importuno."
comentários(0)comente



Bochannie 21/06/2022

Incômodo
É uma história bem inocente, com um amor de infância. Representa bastante o romantismo, então é ótimo para tomar de base ou até mesmo fazer um trabalho sobre o estilo literário da época.
Em questão do livro em si, da forma como foi desenvolvido, não tenho nenhuma reclamação. Na realidade, é até bom para ler, pois é bem curtinha. Da pra ler em um dia.

A única reclamação que eu tenho, que foi algo que alterou bastante a minha impressão sobre o livro, foi mais a parte da descrição do autor em relação a moreninha(isso é mais uma questão pessoal, não diria que é um problema extremamente explícito, só sou eu que vi problema nisso).

A moreninha é bem nova, tem 14 anos, já Augusto tem lá por uns 20 anos. Até aí eu estava tranquila, pois por mais que eu não goste, era comum na época.
Mas o que sempre me deixava desconfortável era na hora de descrever a moreninha, a sua aparência. Sempre na hora da descrição, seus traços infantis eram sempre destacados, e tudo bem, praticamente ela ainda era uma criança, mas aquilo sempre carregava um sentido romântico, admirado(sem nenhuma segunda intenção, claro, era apenas inocente), e isso, inconscientemente, me causava desconforto porque era na visão de um homem adulto.

Mas, era apenas isso, no final a avalição foi mais feita por uma questão de impressão e de sentimento em si, porque se fosse para colocar uma avalição analisando o livro de forma neutra, colocaria um 3 por aí.

É isso :)
comentários(0)comente



ray 13/06/2022

escola
li esse livro muito rápido para escola, não gostei da história, me senti empacada nesse livro, precisava ler pra terça (amanhã) então acabei deixando passar alguns detalhes, mas a diferença de idade deles me incomodou MUITO
não leria fora da escola
comentários(0)comente



spoiler visualizar
liviad 10/07/2022minha estante
Mano sou muito lerda então pq eu não imaginei nada




Gaby 05/06/2022

A moreninha.
Livro nacional, uma estória sem conflitos, e com um final feliz. Divertida e nada complicada. A história é singela e divertida, com os elementos característicos de folhetim, que o escritor ajudou a popularizar no século XIX. Já esperava o final, mas mesmo assim muito bem construída.
comentários(0)comente



Kally.sol 02/06/2022

O romance A Moreninha é um clássico da nossa literatura e representa a narrativa romântica com características nacionais. O Romantismo, como grande parte dos movimentos literários, tinha força na Europa. A obra de Joaquim Manuel de Macedo dá os primeiros passos para o Romantismo tipicamente brasileiro.
A obra mostra os costumes e a organização da sociedade que se formava no século XIX no Rio de Janeiro: os estudantes de medicina, os bailes, a tradição da festa de Sant?Ana , o flerte das moças entre outros. Também está presente a cultura nacional, através da lenda da gruta, em que  o choro de uma moça que se apaixonou por um índio e não foi correspondida se transforma na fonte que corre na gruta.
A idealização do amor puro, que nasce na infância e permanece apesar do tempo, é uma das principais características que enquadram a obra como romântica. Além disso, a menção à tradição religiosa (festa de Sant?Ana), o sentimentalismo e caracterização da natureza através da ilha, da gruta e do mar contribuem para montar o cenário do amor romântico entre Augusto e Carolina. 
A linguagem da obra é simples, com a presença do popular. O narrador é onisciente, em terceira pessoa. O romance se desenrola em três semanas e meia, em tempo cronológico. A leitura leve, o suspense presente no decorrer do romance e o final feliz fizeram da obra uma referência, que teve repercussão não só na época de sua escrita, como também é lida até hoje.
comentários(0)comente



977 encontrados | exibindo 361 a 376
25 | 26 | 27 | 28 | 29 | 30 | 31 |


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR