Bochannie 21/06/2022
Incômodo
É uma história bem inocente, com um amor de infância. Representa bastante o romantismo, então é ótimo para tomar de base ou até mesmo fazer um trabalho sobre o estilo literário da época.
Em questão do livro em si, da forma como foi desenvolvido, não tenho nenhuma reclamação. Na realidade, é até bom para ler, pois é bem curtinha. Da pra ler em um dia.
A única reclamação que eu tenho, que foi algo que alterou bastante a minha impressão sobre o livro, foi mais a parte da descrição do autor em relação a moreninha(isso é mais uma questão pessoal, não diria que é um problema extremamente explícito, só sou eu que vi problema nisso).
A moreninha é bem nova, tem 14 anos, já Augusto tem lá por uns 20 anos. Até aí eu estava tranquila, pois por mais que eu não goste, era comum na época.
Mas o que sempre me deixava desconfortável era na hora de descrever a moreninha, a sua aparência. Sempre na hora da descrição, seus traços infantis eram sempre destacados, e tudo bem, praticamente ela ainda era uma criança, mas aquilo sempre carregava um sentido romântico, admirado(sem nenhuma segunda intenção, claro, era apenas inocente), e isso, inconscientemente, me causava desconforto porque era na visão de um homem adulto.
Mas, era apenas isso, no final a avalição foi mais feita por uma questão de impressão e de sentimento em si, porque se fosse para colocar uma avalição analisando o livro de forma neutra, colocaria um 3 por aí.
É isso :)