Os Miseráveis

Os Miseráveis Victor Hugo
Júlio Emílio Braz




Resenhas - Os Miseráveis


2315 encontrados | exibindo 421 a 436
29 | 30 | 31 | 32 | 33 | 34 | 35 |


flaviathaiss 14/09/2023

Que livro lindo
Falar de Os Miseráveis é uma coisa bem difícil, mas vou tentar pegar os pontos que achei mais importantes.
O livro é divido em histórias de determinada pessoa, que depois irão se conectar de alguma maneira.
Primeiro começa com a história de Fantine, que vive a paixão sem preucupações na sua juventude, mas que em certo momento tudo vira de cabeça para baixo. Foi a história que acredito eu mas me abalou, não tem como dizer muito sobre ela sem spoilers. Mas é uma história que cada vez vai se tornando mais triste, por tudo que abriu mão, pela situações que viveu, e pela separação de seu grande amor, sua filha.
Depois, dando seguimento a história de Fantine, conhecemos a história de Cosette, sua filha, que também teve uma infância muito sofrida, e ao contrário de sua mãe, sua vida tem um golpe de "sorte", e vai se tornando cada vez melhor.
Em seguida conhecemos a história de Marius que será um mediador importante entre os personaaens.
Após Marius, temos os desdobramentos que ocorrem na rua Plumet e Saint-Daime, parte em que ocorre os encontros dos personagens e o seu desenrolar.
Por último, o foco se vira a Jean Valjean, que como sempre, terá seus conflitos internos e a luta contra a indecisão do que é certo ou errado, bom ou ruim para agir.
Os pontos negativos como já havia falado em um registro do histórico de leitura, é a extensão desnecessária de certos assuntos abordados no livro, como a batalha de Waterloo, que apesar de ser um item para ambiência da história, se prolongou demais sem razão, tomando tempo e foco da leitura. O autor também tem muitos devaneios, que não levam a lugar algum, além de também fazer várias citações afim de fazer alusões, que a gente acaba se perdendo no sentido que aquilo possui.
Em questão social, considero um livro extremamente relevante, pois aborda vários pontos, questionando e explicando, por assim dizer, os pés que andam a sociedade. As leis divinas e a lei dos homens. Sobre apesar das aflições e sofrimentos, o homem ter conseguido alcançar alguns progressos. A divisão desigual das riquezas, e a prevalência da fome e do crime. A sobrevivência na miséria. O sistema prisional e seus resultados de correção ou na realidade a piora do ser. As guerras feitas pela humanidade, contra a humanidade, e contra a vontade da humanidade, e o resultado trágico que trazem. De onde vem as necessidades do ser a cometer um crime, construídos pela sociedade. As peças que a vida nos prega, com suas contradições e encontros.
Debates internos também são feitos. Como os perigos encontrados mais em nós mesmos do que no mundo. O governo da mente do homem, sua consciência, A maldade gratuita. O ser miserável. A presença da inveja, desdém, intrínsecos no ser humano. As lutas da vida, contra a desgraça, isolamento, abandono, pobreza, os heróis encontrados em meio tudo isso. As formas de amor mais puros. As abdicações que a vida nos exige.
Gavroche, não tenho nem como explicar sua pessoa pura e grande, com uma vida tão difícil, mas que não se deixava abalar e lutar pelo que acreditava, tendo um fim arrasador. Uma pequena grande alma que alçou voo.
Jean Valjean, pra mim foi a maior representação de redenção e amor incondicional.
O final é extremamente lindo e emocionante, de te fazer chorar, na verdade vários pontos do livro causam isso. Mas tudo na história se encaixou perfeitamente, uma ligação a outra, e o fim que se resolve na missão de cada um.
Esse livro entrou para os meus favoritos, acho uma leitura essencial a todo ser humano. é incrível.
comentários(0)comente



Silvinha 14/09/2023

Morrer não é nada; horrível é não viver
E que vida!!! Toda a extraordinária vida de Jean Valjean, do pobre que rouba um pão para viver ao homem que salva a vida de muitos, muitas misérias ocorrem a esse homem. Mas no meio de todas elas, ele se ergue e se transforma, tudo pelo amor à menina Cosette, que passa a tratar como filha e por quem faz tudo.

Esse realmente é um romance incrível, até para quem já conhece a história. São muitos detalhes em suas 1511 páginas, e em alguns momentos confesso que as divagações de Victor Hugo me aborreceram porque queria logo seguir com a história. Em outros momentos, gostei de poder filosofar junto a ele sobre condições humanas.

Só digo que vale muito a pena se aventurar por este livro e pela história de Jean Valjean.
comentários(0)comente



Lanny 10/09/2023

Fantástico
Há um tempo que tinha vontade de comprar o tijolo que é a versão original desse clássico mas tinha medo.

Quando encontrei essa versão resumida, vi nele a oportunidade de conhecer a história e resolver de uma vez se compraria esse tijolo e me arriscaria nessa leitura ou não.

Resultado: vou sim.

O resumo feito aqui pintou um quadro de uma grande história cheia de lições. Muitas frases que podem ser usadas nos dias de hoje falando de valores.

Jean Valjean é um exemplo de caráter.

Javert é um exemplo de compromisso cego.

Thérnadier não é exemplo de nada. A não ser de como uma pessoa não deve ser.

Apesar do resumo bem feito tem muitas coisas que ficaram sem explicação. Ou que deu a entender que tinha muito mais ali além do que foi narrado. Por essas e por outras que vou me aventurar na épica leitura do original.

Sem pressa. Quero anotar, destacar, comentar. Enfim, quero saborear essa história e tirar lições dela.
comentários(0)comente



Gabriela.Andrade 09/09/2023

Amei amei amei!

Mesmo em alguns momentos tendo ficado entediada com as inúmeras descrições de coisas que estão fora do enredo, na hora que o autor focou na estória ele arrasou!

Amei amei
comentários(0)comente



Isabela 09/09/2023

Um clássico que todo mundo deveria ler
Esse eu peguei em uma biblioteca qualquer só apra dizer que eu já li, e posso dizer, me apaixonei logo no primeiro capítulo.

Um enredo super emociante e melancólico.
comentários(0)comente



Lara 08/09/2023

Os miseráveis
França no século XIX, fazem desta a versão definitiva da obra em português. Hugo narrou seu romance magistral numa linguagem que representou para a literatura "o mesmo que a Revolução Francesa na História", segundo o crítico Sérgio Paulo Rouanet. O fio condutor é o personagem de Jean Valjean, que, por roubar um pão para alimentar a família, é preso e passa dezenove anos encarcerado. Solto, mas repudiado socialmente, é acolhido por um bispo. O encontro transforma radicalmente sua vida e, após mudar de nome, Valjean prospera como negociante de vidrilhos, até que novos acontecimentos o reconduzem ao calabouço.
comentários(0)comente



Wamarisen 07/09/2023

É uma leitura tão profunda, personagens miseráveis por passarem por desgraças, e essas, chegam a ser tão atuais que você fica indignado e com seu senso de justiça ligado no máximo.

Muitas ações acabam sendo até compreensíveis vindo dos nao vítimas, afinal eles não sabem sobre a história completa e não buscaram quebrar seus preconceitos. Mesmo hoje, dificilmente alguém conseguiria ajudar Jean Valjean por receio após ouvir sobre ele, já que para ter conhecimento sobre suas concepções teria de conversar, mas a desconfiança persistiria mesmo assim.

Essa adaptação que li é muito curta se comparada ao livro original então acabei não conseguindo me conectar com os personagens, mas as questões sociais abordadas certamente continuam sendo muito atuais a ponto de se assustar em como o mundo evoluiu materialmente mas nas relações sociais continuamos tão primitivos? orgulhosos, egoístas e gananciosos.
comentários(0)comente



Giovanna.Souza 05/09/2023

à todos os amantes
Os miseráveis é um romance e um clássico da literatura que se passa no período da revolução francesa.

Nele se passa a história do miserável Jean Valjean, que ao roubar um pão para satisfazer a fome de sua família acaba mudando drasticamente todo o rumo da sua vida, virando assim um condenado a 19 anos de prisão.

Após sua saída da prisão, Jean Valjean descobre que será para o resto da vida um forçado, e nada do que ele um dia teve, voltará para ele, não dá mesma forma!

Esse livro é um romance completamente fluido em que você se perde e se envolve a cada página, se apaixona junto com os personagens, chora com eles e sente sua angústia.

A todo momento quando você acha que não tem como se surpreender, o livro te prova que tem sim, e mais uma vez você se envolve tanto na história que se sente parte dela.

Ao decorrer da história o livro também lhe apresentar o cenário em que encontrava a revolução naquela época, o que complementa muito bem tudo que está acontecendo.

Em suma, esse livro mostra o melhor e o pior das pessoas, e eles normalmente vem de quem menos esperamos!

Definitivamente, o melhor romance já escrito.
comentários(0)comente



Gihwest 01/09/2023

Altos e baixo
Esse livro é com certeza uma montanha russa de sentimentos, uma hora você sente como se o mundo fosse cair sobre a sua cabeça, sinceramente um dos livros mais tristes e miseráveis que já li, mas em alguma partes você se sente tão bem, porque as coisas sempre dão certo em algum momento, no livro, claro.
comentários(0)comente



spoiler visualizar
Thay262 10/10/2023minha estante
Conheço tanta gente que não gosta do Marius, seja leitor BR ou gringo, e seja Marius do livro ou das adaptações, que dá pra fazer um hater-clube chamado "ninguém se importa com sua alma solitária, Marius" hahaha.




122333444455555 30/08/2023

Arrebatador
"Os Miseráveis" é um clássico indispensável.

Jean Valjean, o personagem principal desta história, é um homem muito sofrido que, após ser preso por roubar um pão para alimentar sua família, passa anos de sua vida nas galés por tentativas frustradas de evasão. Quando finalmente cumpre toda a pena, ele toma uma decisão que muda sua forma de pensar e de agir. Seu caminho cruza com o de Cosette, uma menininha que é tratada da forma mais desumana possível e, juntos, enfrentam todas as misérias e injustiças da vida.

Victor Hugo sonda a raiz da miséria, sendo ela social ou ainda no íntimo das pessoas. Pensei durante a leitura "nunca ninguém tem nada para comer", mas a fome em si é apenas um dos abismos abordados.

Os personagens são brilhantes e a escrita é muito agradável. Apesar do livro ser muito bom, ele é bastante extenso e muitas páginas são informações detalhadas da época.

Por fim, não sei qual outro livro me fará estremecer com tamanha história. Levo três personagens no coração: Monsenhor Bienvenu, o sr. Jean Valjean e o menino Gavroche. Neles está a perfeição. São exemplos.

Recomendo.
comentários(0)comente



amrialuiza 28/08/2023

Cara, que final ESPETACULAR. a meu ver, o livro é incrível no começo, decai um pouco na metade e fica EXTRAORDINÁRIO, ESTUPENDO, INCRÍVEL no final. assombroso como é bom. demorei 4 meses para lê-lo porque intercalei com outras leituras, mas bah... bah... simplesmente bah
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



AlziraPerdigao 27/08/2023

Versão resumida do livro original
Este livro foi passado para minha filha que faz 8° ano do Ensino fundamental. Ele é uma adaptação, um resumo do clássico Os Miseráveis. Ela amou o livro e já pediu o original, que tem umas 1500 páginas. Por curiosidade li tbm e gostei bastante. Apesar de ser adaptado para caber essa gigante história em 250 páginas, o livro conta a saga de Jean Valjean desde o dia que ele roubou um pão, até o fim de sua vida. Personagem que saiu da prisão com sentimento de revolta, mas mudou quando encontrou um bispo que o ajudou e deu-lhe uma bela lição. Passamos por sofredores e belos personagens como Fantine, Cosete, Marius, e muitos outros. Mesmo voltado para o público escolar, gostei muito da história e como minha filha, estou disposta a enfrentar o clássico original, conhecer os personagens que foram retirados e me aprofundar nesse romance. Indico para quem gosta de clássicos.
comentários(0)comente



Marjory.Vargas 27/08/2023

O tamanho da obra assusta (não nego), porém a leitura flui muito bem (exceto aquelas partes mais chatinhas de contexto histórico que, na minha opinião, o autor poderia ter escrito de forma mais reduzida sem prejudicar o entendimento).

Eu a considero uma leitura extremamente válida. Ela se mantém extremamente atual (infelizmente). Podemos facilmente ver a injustiças que os personagens sofrem na sociedade do século XXI.
comentários(0)comente



2315 encontrados | exibindo 421 a 436
29 | 30 | 31 | 32 | 33 | 34 | 35 |


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR