Os Miseráveis

Os Miseráveis Victor Hugo
Júlio Emílio Braz




Resenhas - Os Miseráveis


2315 encontrados | exibindo 436 a 451
30 | 31 | 32 | 33 | 34 | 35 | 36 |


Sofi 27/08/2023

Os Miseráveis
Em geral gostei bastante, principalmente sob a ótica de que ele expõe a desigualdade e a injustiça que pessoas sofrem - independente da época ou do lugar.
Imaginava algo diferente, o que me surpreendeu foi o estilo da escrita, que me pareceu um pouco suspense investigativo ou policial (não o livro todo, obviamente). Me lembrou os livros de Arsène Lupin. Não é uma crítica, apenas uma observação!
*importante dizer que o que eu li foi uma adaptação, e não a obra original e completa
comentários(0)comente



Pisi14 25/08/2023

Amor e revolução em Paris
Em meio a um universo histórico marcado pelo conflito e revolução, personagens com vidas até então incertas se encontram e encontram um rumo para as próprias vidas enquanto sonham com mudança social. Em meio ao caos, fogo e barricadas ainda há tempo para o amor.

Victor Hugo cria seu próprio épico, adaptado recentemente ao cinema em um musical. Recomendo tanto o livro quanto o filme.
comentários(0)comente



Jamille58 24/08/2023

Meu Deus que livro triste, os personagens só se ferram e os humilhados nunca são exaltados, sofrimento do começo ao fim. Recomendo!
comentários(0)comente



Aline 24/08/2023

Meu livro favorito da vida
Chorei, sorri, quase morri, torci para uns, quis matar outros, refleti sobre toda a minha vida, refleti sobre a vida de todos os personagens. Enfim, se passaram anos que conclui a leitura mas não consigo superar esse livro. Foi uma das maiores experiências da minha vida de leitora. A história dispensa apresentações, mas o que eu pude concluir é q o livro consegue tocar em diversas feridas de uma vez só. Apesar de ser um livro antigo que tem como pano de fundo o período pós revolução francesa, grande parte dos traumas e problemas são atuais. Apenas leiam, estejam preparados porque 1500 páginas não é nada fácil, mas no final vale tanto a pena, eu acredito que existe uma pessoa antes e outra depois de conhecer a história dos miseráveis.
marstermind 24/08/2023minha estante
lindo este


marstermind 24/08/2023minha estante
lindo este




JuPenoni 22/08/2023

A paixão do meu marido com esse livro é contagiante e faz parte da forma como me relaciono com essa obra.

Lemos Os Miseráveis em 2014, no Clube de Leitura Travessia, e no mesmo clube, fizemos a releitura do livro agora em 2023.

Talvez a empolgação do Rapha seja um fator importante na minha relação com a obra. Ao longo desses quase 10 anos após a primeira leitura, trechos ou conversas sobre o livro sempre fizeram parte da nossa rotina. Tanto que usamos uma frase de Os Miseráveis em nosso convite de casamento, e trechos foram citados em nossa cerimônia. Além disso, tem o apelo afetivo do musical, que tivemos a felicidade de assistir mais de uma vez em São Paulo - uma experiência tão maravilhosa que não sei descrever.

Contando a história do forçado Jean Valjean, Hugo discute sobre diversos aspectos da miséria. Decorre sobre a injustiça das penas, de como a miséria é diferente quando se trata de crianças, mulheres, homens e idosos.

Me marcou quando trata sobre a pobreza das mulheres, tanto na passagem da personagem Fantine, que para sustentar a filha, se vende de várias formas (vende os dentes, os cabelos, se prostitui), quanto na descrição da jovem Eponine:

"Era uma criatura pálida, franzina, descarnada; apenas uma blusa e uma saia cobrindo uma nudez trêmula e gelada. (...) formas de jovem abortada, olhar de uma corrompida; cinquenta anos e quinze anos misturados; um desses seres ao mesmo tempo frágeis e horríveis, que fazem estremecer os que não fazem chorar."

Eu adoro a relação Jean Valjean e Javert, essa dinâmica do foragido e do inspetor, que cumpre a lei cegamente, mas se vê sem rumo ao constatar que um foragido pode ser honrado, é muito forte.

Comentamos no clube como essa relação entre eles, ao longo do livro se torna quase que uma "amizade", com muitas aspas. No sentido de que, uma vez que Jean Valjean é um homem solitário, Javert se torna a única presença que o acompanha ao longo dos anos.

As discussões foram muito ricas, acredito que ler um livro desse tamanho, com essa profundidade, em uma leitura coletiva contribui muito para um entendimento mais amplo, e também para não desistir da leitura, principalmente quando chega nas digressões, que para mim eram bem cansativas.

site: https://www.instagram.com/leiturasdeleedela/
comentários(0)comente



eduanton 21/08/2023

Maravilhoso , mas?
O romance tem idas e vindas surpreendentes, com uma mensagem de moral maravilhosa, mas tem muitas partes do livro extremamente descritivas e explicativas que, na minha humilde opinião, tiram o brilho da obra. Talvez na época que foi escrita, quando não existia sequer televisão, isto foi necessário, mas para o leitor contemporâneo, torna-se chata a leitura destas longas passagens com as descrições e explicações que Victor Hugo usou no livro. Se tivesse resumido o livro em 600 páginas, seria o melhor livro que li na minha vida. Mas com as 2000 páginas eu o coloco apenas entre os top 5.
comentários(0)comente



Almeida157 19/08/2023

Tornou-se um dos favoritos da vida
Venho lendo Os miseráveis já há algum tempo. Sempre parava a leitura porque não conseguia ler as tantas injustiças que ocorreram ao longo da história. Mas persisti e esse livro é uma experiência, e daquelas que faz você se sentir orgulhoso ao finalizar quase 2000 páginas.
comentários(0)comente



Yasmin 18/08/2023

Livro muito duro de ler do início ao fim, repleto de injustiças e denúncias desse câncer que é a sociedade e suas hipocrisias e controvérsias. um suco de realismo europeu.
eu amei como o livro apresenta diversos personagens sem deixar a história confusa, e como consegue ligar todos eles uns aos outros, e fazer o leitor ter diversos sentimentos diferentes sobre os mesmos personagens, a julgar por suas falhas e as dificuldades enfrentadas em vida.
li primeiramente o texto adaptado para ver o que acharia da obra, agora pretendo ler o texto integral pois a obra atendeu minhas expectativas.


só um adendo de que Jean Valjean merece todo amor e carinho do mundo, o final esmigalhou meu coração em pedacinhos. ?
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



P. Barata 17/08/2023

Sala de aula
É uma boa edição para ser trabalhada em sala de aula. Boas discussões da Revolução Francesa e suas consequências dentro da sociedade francesa podem ser trabalhadas, mesmo em uma edição compacta do clássico.
comentários(0)comente



Evaldo29 17/08/2023

Uma das melhores histórias já criadas, os miseráveis apesar do tamanho e quantidade de páginas me surpreendeu muito positivamente.
A trama e magnífica, deixa o leitor bem envolvido e preso na leitura, só em alguns momentos como nas descrições e ambientação dos lugares que e um pouco cansativo, mais e um livro muito bom.
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



2315 encontrados | exibindo 436 a 451
30 | 31 | 32 | 33 | 34 | 35 | 36 |


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR