Luiza 20/11/2022
"Com olhos fechados é a melhor forma de olhar para uma alma"
O livro foi publicado em 1862, mas aborda temas, infelizmente, muito atuais e nos mostra o quão a sociedade é injusta com aqueles que são mais desfavorecidos, como o personagem Jean Valjean, condenado a 19 anos de prisão por roubar um pedaço de pão para matar a fome de sua família. Após a saída de Jean Valjean da prisão, não conseguiu encontrar comida nem abrigo por conta de todo o preconceito que a sociedade tem com ex-presidiários, mas, cruzou seu caminho com o bispo de Digne, senhor Benvindo, e a partir desse encontro deixou de lado o seu ódio pela sociedade e dedicou sua vida a fazer o bem e ajudar os miseráveis que encontrava, tudo isso a partir de muito sofrimento e tristeza, é lindo enxergar que apesar de tudo, ele escolheu ser uma pessoa boa.
Não tenho palavras para descrever o quanto esse livro significou para mim. Releio sempre que posso e cada vez mais me surpreendo com a perfeição dessa escrita. Foi uma leitura que me fez chorar do início ao fim. Uma história de sofrimento e superação que nos faz abrir a mente. Um livro que nos mostra o peso das nossas ações em outras vidas. Nos torna pessoas mais compreensivas, tolerantes e, principalmente, nos mostra o valor da empatia e do amor.
Os Miseráveis é uma aula de história, é uma reflexão sobre a desigualdade social, é uma discussão sobre a lei, o direito e a justiça, é um clamor pela liberdade, igualdade e fraternidade, é um grito dos excluídos e desfavorecidos, é uma obra-prima que retrata o ser humano da forma mais crua possível, é amor, ódio, perdão e redenção.
Essa obra é basicamente aquele tipo de leitura que você apresentaria a alguém de fora do planeta com o intuito de que ele entenda a humanidade.
Recomendo que todos leiam Os Miseráveis em algum momento da vida. Assim como eu, acredito que serão tocados e transformados pela comovente história de Jean Valjean.
Como nos disse Victor Hugo: ?Enquanto houver lugares onde seja possível a asfixia social; em outras palavras, e de um ponto de vista mais amplo ainda, enquanto sobre a terra houver ignorância e miséria, livros como este não serão inúteis?.