Os Miseráveis

Os Miseráveis Victor Hugo
Júlio Emílio Braz




Resenhas - Os Miseráveis


2315 encontrados | exibindo 1051 a 1066
71 | 72 | 73 | 74 | 75 | 76 | 77 |


Erika 14/02/2022

Uau
Os miseráveis se trata de uma história sobre um homem pobre que acaba preso nas galés por ter roubado um pão para sustentar sua família. Foragido, ele encontra o padre Miriel, que o abriga e entrega à ele um bem precioso que Jean Valjan tenta roubar. Jean Valjan se torna uma pessoa melhor e decide mudar de vida, devido essa experiência.
Jean Valjean adota uma garotinha que sofria abusos e não tinha ninguém para lhe amparar. Com o tempo se tornam inseparáveis e o livro vai narrar a histórias de vários personagens a partir de diversar persperctivas. Muitas vezes Victor Hugo descreve como era a Paris daquela época, e critica o sistema de desigualdade social. Confesso que algumas vezes eu acabava por perder o interesse no livro devido á vários devaneios do autor, mas no geral acabei por amar os prsonagens e toda suas trajetórias. O final foi de cortar o coração. Valeu muito a pena ter essa experiência.
Se você gosta de clássicos com drama e um pouco de política, esse livro é perfeito para a próxima leitura haha
Cinco estrelas favoritado.
comentários(0)comente



Lima.Silva 14/02/2022

A realidade social na Europa nessa época é retratada com tal fidelidade que nos faz participar da narrativa do livro. Uma excelente leitura, envolvente e cativante.
comentários(0)comente



Jenn 13/02/2022

Leitura importante
Acredito que esse livro é essencial. Ele é um clássico que aborda questões sociais bem pesadas e que ainda são tema de discussões. Tipo, apesar da idade, ele é super contemporâneo, tanto do ponto de vista humano, quanto político. Ele também se aprofunda nos personagens, no sentido psicológico da coisa, realmente amei isso. O fato de que o enredo e as ações estão orquestradas pra representar traços humanos, sejam eles bons ou ruins. Um livro maravilhoso.
comentários(0)comente



Júlia 13/02/2022

fazem alguma semanas que eu terminei esse livro, mas eu não consigo parar de pensar em toda a história, então resolvi escrever essa resenha.
eu li Os Miseráveis em 1 mês. o que eu acho rápido, considerando que o livro tem 1512 páginas, mas o mérito é todo do Victor Hugo.
Victor Hugo é, de fato, o homem do século. a maneira concomitante em que ele aborda a narrativa com as questões políticas e históricas faz com que seja impossível largar o livro. eu confesso que estava muito intimidada pelo seu tamanho e pelo valor que a obra tem, mas logo nas primeiras páginas eu percebi que Os Miseráveis iria se tornar o meu livro favorito da vida.
grande parte das pessoas se queixam que o Victor Hugo, em momentos cruciais do livro, interrompe a narrativa para abordar um ponto histórico da França. de acordo com elas, o fluxo da história não só se perde, como fica prolixo e maçante. eu até entendo a queixa, mas não concordo de forma alguma. para além de uma obra a respeito de um núcleo de personagens enfrentando toda a miséria, exploração e crueldade na França, Les Mis é, acima de tudo isso, uma grande (literalmente) aula de História.
quando o Victor Hugo passa páginas e mais páginas descrevendo o sistema de esgoto de Paris, a batalha de Waterloo, a história do convento e a revolução de 1832, não só ele nos traz os fatos (claro, tudo sendo contado com o seu viés também), mas ele deixa todas essas questões totalmente intricadas com o momento da narrativa. para mim, isso é de uma genialidade absurda.
é MUITO óbvio que a escrita do autor é incrível e que ele foi, realmente, um gênio. mas eu ainda fico fascinada com a capacidade que ele teve em construir vários personagens, cada um com diversas camadas e, simultaneamente, abordar todas as questões urgentes à época, de forma a deixar tudo conectado e sem nenhuma lacuna. ABSOLUTAMENTE tudo e todos em Os Miseráveis se interligam de alguma forma. não há nada jogado, sem propósito. tudo está relacionado com outros pontos da narrativa, o que é extremamente magnífico.
após ler o livro, fui assistir uma entrevista de uma professora da Unifesp falando sobre o Victor Hugo. ela afirmou que o escritor era o retrato do romantismo na França, porque ele sabia que tudo que ele escrevesse, publicasse e colocasse no mundo teria um impacto, e ele tinha o propósito de deixar o seu legado. com toda certeza, esse é o grande ponto de Les Mis. muito acima de uma obra de ficção, para o leitor acompanhar a jornada dos personagens, Os Miseráveis é uma obra de estudo. o grande objetivo desse livro é trazer luz à questão do sistema judiciário, dos impactos da ausência da educação, da condição da mulher, da miséria, da exploração infantil e dos entraves políticos, para que nós, ao fecharmos o livro, tenhamos a capacidade de refletir sobre a sociedade em que vivemos e de que forma nós conseguimos contribuir para diminuir essas injustiças. em minha visão, o propósito desse livro é realmente ser desconfortável em certos momentos, para que fique muito claro como tudo é visceral para aqueles que estão às margens da sociedade. Jean Valjean é, por exemplo, o retrato da aporofobia e da sede que as pessoas têm pelo punitivismo. Fantine é o espelho do peso de ser mulher, pobre, mãe solo e invisível para o Estado. todos os personagens, de certa forma, são a própria imagem do que nós sabemos que diversas pessoas enfrentam todos os dias, mas as vezes nos recusamos a enxergar, para continuarmos confortáveis em nossa posição passiva.
enfim, não foi uma leitura fácil, mas valeu muito a pena, principalmente pelas últimas páginas. o que o Victor Hugo fez com as palavras ao relatar a Revolução de 1832 foi fora do normal e mexeu muito comigo. chorei muito, em vários momentos. me apaixonei demaaaais pelo Jean Valjean, pelo abade, pela Cosette e pela Fantine, e odiei com todas as minhas forças os Thernadiér e o Javert. são sentimentos que eu sempre vou carregar comigo, de tão impactante e memorável que essa obra foi para mim. espero que todos possam ler esse livro um dia.
comentários(0)comente



Cíntia 12/02/2022

Simplesmente merece toda a fama
Cara, eu nunca fiz uma resenha aqui, mas esse livro PRECISAVA de uma. Se alguém ler isso aqui e estiver com vontade de ler mas estiver com receio por conta do tamanho: LEIA! Leitura fluida, na medida do possível pra um clássico, óbvio kkkkk Eu to simplesmente arrebatada por essa história, pela imersão, enfim... que experiência incrível!
comentários(0)comente



Ju 11/02/2022

Amei
Gente do céu, o que falar desse livro?

Foi uma experiência magnífica ler ?Os Miseráveis?. Recomendo pra quem gosta de um drama de época, com guerras, problemas, reviravoltas e digressões lkkkkk!

Pontos positivos: é a história mais bem desenvolvida que já li. Tem começo, meio e fim, tem bastante descrições, a maioria delas eu gostei demais; os personagens são maravilhosos, e não são nada clichês.

Pontos negativos: tem muuuuitas digressões. Isso pode ser cansativo as vezes, mas há algumas que são super interessantes.

Resumindo: eu recomendo, pois eu amei tudo!
comentários(0)comente



Mah 11/02/2022

Um clássico que deve ser lido por todos
Esse livro mostra a realidade da sociedade de maneira atemporal . Conta com personagens cativantes , acontecimentos revoltantes e um padre mega carinhoso com os menos favorecidos , a chamada escória da sociedade . Super indico . Demorei a lê por se tratar de um calhamaço
comentários(0)comente



Flávia Lopes 10/02/2022

Muito bom
O livro te transporta pra história te ambientaliza, me apaixonei pelo personagem principal jean valjean vc fica torcendo para q ele vença nas adversidades
comentários(0)comente



Juliano.Ramos 10/02/2022

Grande livro, tanto em conteúdo quanto quantidade de páginas, em suas 1500 páginas vivenciamos a vida de personagens únicos e grandiosos, Jean valjean, Cossete, Fantine, Javert, os Thernadies, Marius e tantos outros vão se entrelaçando em uma grande história única e maravilhosa, claro que, em alguns capítulos o livro de torna meio cansativo, mas logo em seguida engata e conseguimos prosseguir sem maiores problemas, achei o final meio meloso e desnecessário, oras, se pessoas próximas passam por tantos dramas, obviamente laços são criados e erros do passados não deveria ser punidos nessa vida presente. Tirando essa parte, acredito que sim, Os miseráveis, é um clássico único, grandioso, um épico que todos os amantes da leitura deveria ler uma vez na vida. Nota 10.
comentários(0)comente



Luciana 10/02/2022

Obrigada por existir!
Por volta da 6°série uma professora chata mandou ler esse livro, porque ia ter prova sobre. Sempre adorei ler, mas na época tive 0 de interesse neste livro, precisava de nota, e comecei a ler por obrigação, não estava nem perto da metade do livro e percebi o quanto fiquei 100% interessada nos personagens, não tenho nem palavras pra dizer o tanto que a história me cativou. Segue sendo o meu favorito, tanto na literatura quanto nas adaptações pra Tv, cinema e etc. Ajudou também no crescimento do meu amor pela história e pelos musicais, que segue forte até hoje. Sou realmente muita grata pela existência de "Os miseráveis".
comentários(0)comente



Layne 09/02/2022

Encanada com essa preciosidade
Simplesmente encanada com esse trabalho perfeito que é "Os Miseráveis" obra está q mantém-se até os dias atuais. Confesso que ao ler essa obra, houve um misto de emoções e dentre estes o um sentimento justiça reinava sobre mim ao ler esse magnífica obra , tinha hora q queria entrar na história p fazer justiça, pois não aceitava o sofrimento de Jean Valjean, Cossette e sua mãe.
comentários(0)comente



Ig: pedro_couts. Médium:pedro-Parke 08/02/2022

Real, potente e verdadeiro
Uma das minhas obras preferidas. Comecei a leitura em 2021, mas confesso que parei na metade, afinal, até aquele momento, o livro pra mim, tinha sido de altos e baixos.

Voltei, comecei novamente não muito animado, mas de repente, a história começou a engrenar e pronto, me vi cada vez mais me deliciando com os personagens e as histórias. Jean Valjean, Cosette, Javert, e tantos outros personagens em uma linguagem nua e crua, Victor Hugo mistura romances e palavras belas, em cenários horríveis e acontecimentos reais e que as vezes nos deixam sem ar. Ora felizes, ora raivosos.

Recomendo a leitura desta obra deste grande autor, que virei fã, pretendo ler mais sobre outras obras do autor. Preferi deixar aqui uma opinião minha, do que falar sobre o livro, afinal, daria spoiler, com certeza.
comentários(0)comente



Kyo Garden Mayfair 07/02/2022

Ótimo livro vai ficar para sempre nas minhas lembranças e quero algum dia ler esse livro maravilhoso. De longe o melhor livro que li em toda minha vida. É algo que quero guardar até minha morte.
comentários(0)comente



meurizz 06/02/2022

Monumental
Victor Hugo narra a história de vários personagens que se entrecruzam na vida de Jean Valjean, ex-forçado que tem o coração tocado pela bondade de um bispo, mudando seu modo de ver o mundo. Além da história desses personagens paralelos e de Jean Valjean, ?Os miseráveis? também é uma ode a um tempo, aos valores da Revolução Francesa, a Paris e à história da França.
Acredito que demorei mais para terminar a leitura não por suas longas 1800 páginas, mas porque há capítulos que entram, às minúcias, de temas paralelos, como a descrição do Convento de Petit Picpus, que menciona até a ordenação das freiras, os pormenores do esgotamento sanitário de Paris e as posições dos canhões na batalha de Waterloo. Também demorei porque precisei consultar, diversas vezes, os nomes históricos citados ao longo do texto, bem como para relembrar acontecimentos da Revolução Francesa. Não me arrependo de ter feito essas digressões (inclusive, recomendo aos leitores fazerem o mesmo), pois enriqueceu o conteúdo e me permitiu ingressar de modo mais pleno na narrativa.
comentários(0)comente



Bruno.Polimeni 06/02/2022

Não li a obra original, mas gosto muito do filme musical

A obra é genial, retrata a revolução francesa e a situação de seu povo "miseravel"...explora as mazelas sociais e de certa forma a deploração que seu povo acaba se submetendo ou se "adaptando" para sobreviver e que culmina na revolução francesa e seus pilares: Igualdade, fraternidade e liberdade.

Ao mesmo tempo, demonstra que é possível mesmo em tal situação miserável, ascender de maneira moral e correta. Gerando riqueza social e financeira a partir destes atos, e se redimindo de pecados passados que insistem em nos assombrar.

O filme e a HQ são bem similares, mas a HQ explora melhor a segunda parte da obra, com o personagem Mario e diversos acontecimentos.(Incluindo o aproveitador do albergue e sua família)
No entanto achei a exploração da primeira parte mais emocionante no filme. Apesar de bem retratada na HQ.
Traços ok, não são incríveis nem mega detalhados, mas são funcionais.

Um dia pego a obra em livro para explora-la melhor
comentários(0)comente



2315 encontrados | exibindo 1051 a 1066
71 | 72 | 73 | 74 | 75 | 76 | 77 |


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR