Os Miseráveis

Os Miseráveis Victor Hugo
Júlio Emílio Braz




Resenhas - Os Miseráveis


2315 encontrados | exibindo 886 a 901
60 | 61 | 62 | 63 | 64 | 65 | 66 |


Joao.Alessandre 16/07/2022

Essencial!
Esta obra está em diversas listas de "livros para ser lidos antes de morrer" e apesar de ser avesso a glamourizaçao excessiva concluo a leitura com o claro sentimento de que as 1509 páginas desta edição valeram cada segundo. Dezenas de personagens marcantes, reconstrução de momentos-chave do século 19 e análise crítica do contexto social são alguns elementos dentre incontáveis deste monumento da literatura universal. Victor Hugo edifica e entrelaça uma constelação de eventos pós revolução francesa cujas consequências ecoam até nossos dias. É apaixonante acompanhar a evolução dos personagens, seus dramas e respostas a situações-limite. Apesar de exigir empenho e, às vezes, paciência com sua prolixidade, a resultante final é uma sensação de completude, de aquisição de propriedades que nos tornam seres humanos melhores. Passional, loquaz, sábio...Foram necessários décadas de dedicação e lapidação para o desfecho dos Miseráveis. Certamente é,e sempre será, essencial àqueles que buscam significados e explicações para nossa existência.
Luafzury 16/07/2022minha estante
Li duas versões adaptadas de pouco mais de 100 pags cada uma. Acho que fiz cagada. Ler o texto integral é sempre uma experiência única, e agora que já levei um monte de spoiler nem sei se quero mais tentarkk


Joao.Alessandre 16/07/2022minha estante
Oi Luana. Tbm recebi muitos spoilers - já tinha assistido filme, musical mas te garanto que o texto integral é de um frescor e vivacidade que compensam muito. A maior dificuldade é encarar as digressões e análises subjetivas/filosóficas que permeiam todo o texto. Qdo a "ação" e interação dos personagens se desenrolam a narrativa transcorre lindamente.




spoiler visualizar
comentários(0)comente



Mel 15/07/2022

Um "passeio" pelas injustiças sociais
[...] enquanto sobre a terra houver ignorância e miséria, livros como este não serão inúteis.

Assim se inicia esse livro, com um prefácio icônico, do qual tenho certeza de que meu intelecto não está a altura para ter uma visão completa de toda a grandeza dessa obra, mas acredito ter tido ao menos um vislumbre, então vamos as minhas singelas observações:

Nesse romance acompanhamos a história de não somente um, mas vários personagens que tem seus trajetos entrelaçados, obtendo em comum o sofrimento (a pobreza, a fome, a miséria), denunciando o quanto a sociedade pode ser cruel com aqueles que apenas estão tentando sobreviver.
Um dos personagens mais recorrentes é Jean Valjean, que passou 19 anos condenado ao trabalho forçado inicialmente por roubar um pedaço de pão para alimentar seus sobrinhos (alguns desses anos foram adicionados por tentativa de evasão) e que após cumprir essa pena encontra um personagem que muda completamente sua perspectiva. Mas não se engane pensando que Jean Valjean é o personagem principal, o próprio narrador diz:

"Este livro é um drama cujo primeiro personagem é o infinito.
O homem é o segundo."

O narrador é algo singular, é como uma presença onipresente, que por meio de digressões, põe o contexto histórico e a trajetória dos personagens em harmonia, encaixando muitas questões políticas sem deixar o livro massante demais. Não tem como negar que esse calhamaço é por horas prolixo, porém tem enredo muito envolvente, causa diversas emoções ao longo da leitura, desde as risadas, suspiros às agonias e lágrimas. Um aspecto interessante de se observar são as armadilhas que o Victor Hugo cria para os personagens, que causa momentos de aflição ímpares e os colocam em situações que os exigem uma escolha da mais engenhosa delicadeza. E, por fim, que se acenda a luz do conhecimento e se dissipe as trevas da ignorância!
comentários(0)comente



Eli 15/07/2022

"Se a vida é curta e existir é uma incerteza, por que a felicidade seria diferente?"
Primeiro clássico do ano lido!!!!! Não vou mentir, é uma leitura um pouco chata, principalmente pra quem não tem o costume de ler clássicos (experiência própria). Entretanto, a história é surpreendentemente boa. É preciso paciência para entender o que se passa, mas se você não largar, garanto que vai acabar gostando!!! Também traz uma grande carga de conhecimento histórico, ajuda a entender melhor o que se passava naquele período.

Minha nota é:
1 pela escrita, que é obviamente impecável
1 pela história, que me prendeu MUITO
1 pela capa MEU DEUS QUE CAPA
0,5 pelos personagens, acho que faltou algo neles, com exceção dos protagonistas, claro
e 1 pelos milhares de clímax que tiveram na história, amei todos
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



Victoria.Marin 13/07/2022

Leiam! Definitivamente uma obra da literatura clássica! ??
Simplesmente uma obra de arte. Com este livro, Victor Hugo buscou explanar inúmeros problemas sociais da época. O principal enfoque é mostrar a vida das pessoas ?miseráveis? da época, a fome, o sofrimento, as circunstâncias que a pobreza ocasiona. Do mesmo modo, demonstra como a sociedade enxergava a classe social desfavorecida.
Muito embora o livro tenha uma crítica social envolta, não deixa a desejar na narrativa fictícia. Uma história que prende, angustia, um misto de felicidade, tristeza, nervosismo, raiva, as mais mistas sensações!
Todos os personagens são bem construídos, desenvolvidos, com uma trajetória e um fim.
Apesar de em alguns ponto o autor, de certa forma, exagerar na descrição dos fatos e dos detalhes, não deixa de ser uma obra fantástica e que todos os leitores deveriam se dar ao luxo e ler.
Leiam e tenham uma experiência literária incrível! Simplesmente um dos melhores livros que eu já li! ???
Wendel 14/07/2022minha estante
Meu livro da vidaaaa??


Tidan 04/10/2022minha estante
Estou começando agora!


Victoria.Marin 04/10/2022minha estante
Amei, vou acompanhar sua leitura!!! É meu livro favorito da vida, acredito que nunca lerei um melhor hahha


Tidan 04/10/2022minha estante
A paixão com que vc fala dele é inspiradora! Dá vontade de ler tudo em um dia!! Kkkkk




Bruna 11/07/2022

Uma leitura que queria fazer há muito tempo, mas estava postergando pela quantidade de páginas. Graças a leitura conjunta da Isabela Lubrano, no canal Ler Antes de Morrer, consegui iniciar a leitura. Os debates nas lives foram essenciais para não desistir e ver vários pontos de vista de cada momento dessa estória.

Esse livro foi a minha primeira experiência com o autor. Ele descreve demais situações, locais e personagens que não estão diretamente envolvidos na trama. Da mesma forma que enriquece a história, também a deixa cansativa.

Eu leria tranquilamente uma versão reduzida, que tirasse todos os políticos, detalhes desnecessário de Paris, seja das ruas até o esgoto, e assim por diante, para ter a oportunidade de reler no futuro.

O título não podia ser mais justo a realidade da sociedade daquele período. Os personagens são incríveis. O romance é ao extremo. Foi um mix de sentimentos durante esses meses de leitura.

Um dos livros clássicos que vale a pena ser lido.
comentários(0)comente



Lrfatima 10/07/2022

Prometeu e entregou
Simplesmente uma obra prima, tudo de bom, maravilhoso do começo ao fim, cada página vale a pena, excelente experiência.
comentários(0)comente



joolivis 09/07/2022

A ATUALIDADE DE OS MISERÁVEIS
Lançado originalmente em 1862, a obra de Victor Hugo acompanha um grupo diverso que detém, entre si, um laço de encontros trabalhados e forjados na miséria. O principal protagonista, Jean Valjean, é um ex-presidiário que no início do livro é solto da prisão após 19 anos preso. O motivo? Ele roubou um pão.

Na história é impossível fechar os olhos para um pensamento crítico acerca da desigualdade e da diferença social. Jean Valjean é um homem bom, mas o mundo duro o faz, em certos momentos, agir de maneira não ética. O mesmo vale para outros personagens que, dentro da miséria, encontram a falta de escrúpulos para tentar mudar de vida ou entrar em situação mais confortável.

Temos um padre que aceita a pobreza ao abrir mão de luxos para ajudar os necessitados. Uma mulher que engravida e precisa abrir mão de criar e conviver com a própria filha para conseguir o necessário para tentar sustentá-la. Nós temos jovens que estão descontentes com a realidade e clamam por mudanças de um governo que não mais os representa nem os tempos novos que se iniciam. Uma família pobre que aceita ser falsa e criminosa para lucrar (se não fosse a condição que sempre se encontraram, será que os Thénardier seriam tão sujos?). O livro também é sobre inocência e romance, esses tendo seu ápice na narrativa de Cosette e Marius.

É um livro que nos mostra a pobreza de forma dura e traz à tona injustiças de uma França do século XIX, mas também discute honra. Ao terminar o livro, um gosto amargo e reflexivo continua na nossa boca, porque a narrativa disseca os infortúnios que um sistema hierárquico baseado no monetário, mas sem qualquer interesse de justiça social, nos faz ter.

Jean Valjean, talvez, seja um dos melhores e mais dignos personagens já escritos, mesmo que não seja o mais exemplar. É um pobre que paga uma pena desarmoniosa por ser pobre, que vai preso por sentir fome e que perde a família por não ter o direito de manter laços com ela. Aliás, é um olhar que já questiona, antes mesmo de Foucault, a existência da prisão punitivista e do que se entende por "justiça".

Porém, quando ele enriquece, cria um sistema de distribuição de qualidade de vida ? em outras palavras: justiça social ? que o faz mudar totalmente uma cidade: das ruínas para um exemplo. Nesse aspecto, Victor Hugo consegue trabalhar também a ideia de como não importa o que se faça, a ingratidão, a inveja e os seus erros falaram mais alto em uma sociedade que se preocupa com a moral, mas não enxerga suas próprias mazelas nem os feitos em si. Mesmo salvando vidas, o fato de Jean ter sido preso é o suficiente para ele ser excluído!

Os miseráveis é isso: um reflexo de um período passado que se mantém. Mudou de rosto, de política e de tecnologias, mas ler sobre a fome, a desigualdade, a injustiça, a sede por revolução e a corrupção que a pobreza pode gerar, causa um reconhecimento com o mundo de hoje. Com o Brasil atual.

Bem, isso se manterá enquanto um sistema que não se preocupa com o povo e com a qualidade da vida, mas sim com a moeda (ou capital, chame como preferir), existir. A revolução precisa vir em forma de justiça social. Se olharmos bem: o capitalismo, na forma da França dos séculos passados e o de hoje, é o vilão da história.

Ps: a leitura pode ser bem cansativa pois, entre a história em si, Victor entra em "cobras que comem o próprio rabo": detalhamentos e reflexões filosóficas, sociológicas e históricas desnecessárias. Pelo cunho da narrativa, elas devem existir, mas não nessa quantidade de páginas e profundidade trazidos pelo autor. Mas desculpo Victor Hugo pois, naquele período, o escritor era pago por palavra escrita e ele precisou ganhar bem pela qualidade do que produziu, mesmo que comprometa a fluidez da obra ? o capitalismo, mais uma vez, faz-se vilão, rs.


Insta: @joolivis

site: https://www.instagram.com/joolivis/
comentários(0)comente



Becca (@cha.e.pipoca) 07/07/2022

Um desafio que vale a pena
Por mais que seja um livro gigante de ler, acho que ele consegue passar tudo aquilo que o escritor quis passar tanto pela época, quanto nos tempos atuais.

Algumas partes mesmo que você acredite que ele esteja apenas enrolando a história ele faz com que todas as partes sejam muito importantes, principalmente no ponto futuro da narrativa. Todo detalhe por menor que seja, eventualmente será relembrado pelo Victor Hugo.

Mas algo que ele escreve de forma muito impactantes são os fatos acontecidos e como eles se relacionam com as ações, consequências e mortes dos personagens. No fim, tudo que sentimos é uma grande revolta por todo livro, ao mesmo que somos cativados pelo personagem principal, sabemos de sua condição humana de que falhar é normal, o importante está no jamais desistir daquilo que temos esperança.

Um livro que vale cada tempo perdido, mesmo nas horas que você não aguenta mais ler e que parece ser um ciclo vicioso de contos, o final é muito impactante emocionalmente falando e de narrativa.
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



Na 05/07/2022

Incrível!
Em março de 2020 eu comecei a leitura de "Os Miseráveis", livro que estava na minha lista (e parado na estante) há bastante tempo. Não imaginei que fosse demorar tanto assim para finalizar a leitura dele, mas, mais de dois anos depois, a leitura finalmente foi concluída.

O livro me prendeu demais no início, mas um pouco antes de chegar na metade comecei a sentir dificuldade em continuar com a leitura, não achava que estava fluindo como imaginei que aconteceria. Ainda assim, era um livro que eu queria muito ler, então continuei.

Pensei em desistir da leitura algumas vezes, mas eu realmente queria ir até o final, então fui insistindo e insistindo, até que resolvi continuar lendo sem determinar um prazo para o final da leitura. E que bom que eu não desisti.

Victor Hugo tem uma escrita profunda e bastante imersiva. O autor trabalha com inúmeros personagens ao longo de toda a narrativa, é extremamente descritivo com cenários, com personagens ou acontecimentos, e confesso, tantas descrições assim tiravam um pouco a minha concentração, mas ela logo voltava quando, páginas e mais páginas depois, o autor trazia alguma reflexão ou contemplação. Aliás, isso acontece muito durante a história.

A história é cruel e muito triste, mas ao mesmo tempo é bela.

Ter lido esse livro foi uma grande jornada, e mesmo sabendo de grande parte da história pelas inúmeras adaptações existentes, em nenhum momento a história perdeu o seu brilho. Eu me emocionei muito com o Jean Valjean do início até o final de sua jornada. A experiência de ter lido essa história foi realmente única e chegar ao fim dela causou em mim um misto de sentimentos.

Caso tenham a oportunidade, leiam. É realmente uma história incrível!

site: https://www.instagram.com/p/Cfol_NptELQ/
comentários(0)comente



Maria226 03/07/2022

Me surpreendeu
Sinceramente eu achei esse livro muito bom, achei q não iria gostar mas acabei gostando muito. A história eh bem envolvente e prende muito
comentários(0)comente



2315 encontrados | exibindo 886 a 901
60 | 61 | 62 | 63 | 64 | 65 | 66 |


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR