Senhora

Senhora José de Alencar...




Resenhas - Senhora


1508 encontrados | exibindo 751 a 766
51 | 52 | 53 | 54 | 55 | 56 | 57 |


kaiê ê ê 10/01/2022

acredito que essa leitura foi uma chance muito boa para sair da minha zona de conforto de leitura de romances e para ler algum clássico da literatura brasileira.

admito que o início da leitura foi um pouco sofrido, pois a escrita de José de Alencar foi um pouco estranha no começo, mas aos poucos me acostumei e consegui aproveitar bastante a experiência. minha única crítica é o final, em especial a última cena. eu fiquei REVOLTADA com ela.
comentários(0)comente



tori 09/01/2022

senhora?
a leitura realmente não fluiu porém gostei de conhecer um pouco da sociedade da época. realmente vemos aqui o quão vingativo o ser humano pode chegar a ser, me senti lendo um enemies to lovers versão literatura clássica. o final achei bom mas esperava muito mais, aurélia passou por muitas dificuldades, creio que ela merecia alguém melhor na sua vida, mas o sentimento de vingança persistia nela, pois depois que ela se tornou rica ela percebeu que não iria conseguir ter ou comprar a coisa que mais desejava, o amor de seu parceiro. da muita angústia ver como as mulheres da época eram vistas como meras moedas de troca, então entendo ela querer humilhar tanto o seixas durante todo o casamento (e confesso que nunca cheguei a sentir pena dele, ele realmente mereceu, pois se realmente amava ela tanto, não se deixaria levar por meros contos de réis vindos de outra mulher).

?- Aqui estão as chaves de minha alma e de minha vida. Eu te pertenço; fiz-te meu senhor; e só te peço a felicidade de ser tua sempre!?
comentários(0)comente



hannah19 08/01/2022

Uau
Fiz a releitura do livro e acho que a idade me fez compreender melhor a história. Aurélia é fantástica! Fernando penou até merecer essa mulher. Um dos melhores romances da literatura brasileira.
comentários(0)comente



Michelly.Carrijo 07/01/2022

Primeiro clássico da literatura
O primeiro clássico a gente não esquece!
Eu sempre tive medo de pegar alguma literatura clássica pra ler, porque na minha cabeça seria uma leitura arrastada. Foi quando eu mexendo nas coisas do meu falecido avô encontrei uma coletânea do José de Alencar, pela memória dele (meu avô) comecei a ler senhora, e eu estou apaixonada nessa escrita!
Claro, no começo foi muito difícil, mas já no meio do livro foi uma delícia de ler? achei a escrita do Alencar complicadíssima. Poucos diálogos e muito narrador, mas não deixou de ser um livro muito bom;
A história é boa! Fernando se redimiu bem, no final. Aurélia eu não entendi direito hahaha, ela super ?mulher que não se curva?, e no final se ajoelha aos pés do Fernando para pedir desculpas pelo modo como agiu.
A única reclamação que eu tenho, é que depois que eles se acertaram, não mostrou nadinha deles, o livro simplesmente acaba, e eu gostaria muito de ter visto mais dos dois apaixonados e declarando FINALMENTE seu amor.
Mas, o livro é lindo!!! Quando eles falavam de seu amor (tanto Aurélia, quando Fernando) eu achava um amor muito puro, racional, bonito; Eu, sinceramente, gostaria de ser amada da forma que Fernando era amado por Aurélia.
José de Alencar sempre vai ter uma parte no meu coração por me apresentar a literatura brasileira.
Leiam. ??
Caio 08/01/2022minha estante
Gostei da resenha. Estou tentando me desafiar a ler mais livros, clássicos e nacionais. É uma ótima sugestão. Obrigado.


Michelly.Carrijo 08/01/2022minha estante
Esse é ótimo!!! Se ler, vai amar




Lipe 05/01/2022

HQ - Clássico "Senhora"
Adaptação em HQ do romance urbano "Senhora", de José de Alencar. Imagino o desafio do artista em adaptar e condensar um romance alencariano para mais ou menos 80 páginas. Posso afirmar que apesar de alguns defeitos da adaptação artística, a obra consegue apresentar com vivacidade a grande e bem construída protagonista Aurélia Camargo. Personagem atemporal que enfrenta os costumes machistas da época em que casamentos eram impostos e vistos como simples negócios e jogo de interesses.
comentários(0)comente



Lilian 03/01/2022

Que leitura extraordinária!
Todas às vezes que leio "Senhora", um dos meus livros favoritos de José de Alencar seguido de "O tronco do ypê", a leitura nunca deixa de ser fantástica, extraordinária!

A história de Aurélia Camargo, a própria "Senhora" é um drama intenso, cheio de pensamentos particulares de uma menina mulher na flor da idade, curiosamente escrita numa intensidade feminina absurda por José de Alencar, que afirma ter sido ouvinte da própria personagem real sobre o relato de sua vida.
O livro conta ligeiramente sobre seus pais apenas para se fazer entender contextos no enredo, conta sobre seu desconhecido avô e a herança milionária que recebeu ao qual aproveitou para se fazer presente na vida do homem que amava e a desprezara para se casar com outra por conta de um dote.

"SENHORA" é incrível, é fascinante ler sentimentos tão profundos e detalhados de uma personagem como Aurélia Camargo, uma mulher à frente de seu tempo por demonstrar coragem em ser também a senhora de suas decisões uma única vez numa época em que a mulher nada se atrevia, mesmo tendo dinheiro; mas longe de ser uma escandalosa, Aurélia Camargo é fiel às convenções sociais e etiquetas dadas à época.

Ao contrário do que muitos dizem, eu não considero Aurélia em nenhum momento ligada a qualquer ideia primordial de feminismo, nenhum comportamento da personagem a esse quesito é descrito no livro, nunca sequer alforriou seus escravos em sua residência como ato revolucionário e mesmo tendo se dado ao luxo de ter um capricho a seus pés(tema central do enredo) ela presenciando a redenção do homem amado se entregou de corpo, alma e fortuna para o tal...
Ou seja, a trama gira em torno de uma mulher apaixonada, carnal, que foi capaz de única e puramente enlouquecida pela rejeição do homem que amava, se rebelar através do poder do dinheiro para conseguir o que almejava para depois se colocar em suas mãos como toda mulher deveria estar à época.
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



Patricia 01/01/2022

Senhora é um livro atemporal, está entre meus clássicos favoritos. A forma como a sociedade é apresentada e as desigualdades são narradas é o que mais amo nessa obra.
comentários(0)comente



Laura3437 30/12/2021

Uma história interessante.
Mostra quão vingativo e orgulhoso pode ser o ser humano. Um casal que apenas o perdão poderia uni-los. José de Alencar é um autor incrível. Só ficava meio impaciente com tantas descrições kkkkkkkkkk
comentários(0)comente



Manu 30/12/2021

Clássico BR
Sempre quis muito ler esse livro e senti que estava na hora... os títulos, bem como cada capítulo, são muito bem construídos. Algumas partes são mais lentas, sobretudo no terceiro capítulo, talvez até pela linguagem utilizada da época, mas nada que impede o fluxo de leitura. As críticas sociais são claras em cima do enredo e personagens que tem uma formação espetacular.
Aurélia é uma personagem tão emblemática, forte, com uma história marcante e com um jeito único. Amei a personagem e toda sua construção, o foco narrativo nela é o que mais me encantou na obra. Mas claro, ela merecia um outro final, um final a sua altura, como Senhora de si que ela é!
comentários(0)comente



Rafaelly43 29/12/2021

Finalmente termineeeii
Senhora, é um livro muito bom, o começo é bem entediante, e a forma como o livro é escrito torna a leitura bem preguiçosa, mas a partir do momento que Aurélia e Seixas se casam a história começa a se tornar interessante, o final me decepcionou um pouco, mas isso já vai da opinião de cada um.
comentários(0)comente



anna 28/12/2021

História envolvente e personagens carismáticos. A dinâmica entre o casal principal é divertidíssima. A experiência de leitura só não foi muito boa graças à escrita do livro, que vem de uma época distante e se sustenta em palavras e expressões já fora de uso. Independente disso, a obra em si é muito boa.
comentários(0)comente



Julia 26/12/2021

Aquela coisa né, se falta vontade a leitura não rende
É um livro com um enredo até que legalzinho (menos o final que é meio "meh") mas como é bem diferente dos livros que eu estou acostumada e também não é um gênero que eu gosto a leitura foi bem arrastada e chatinha.
Acredito que se alguém que gosta e é acostumado com os clássicos da literatura brasileira escolher este livro para ler irá gostar.
comentários(0)comente



Adrielly 25/12/2021

Este livro me convidou ao mundo da literatura brasileira.
Escrito por José de Alencar no período romancista trata da história intrigante de encontros e desencontros de Aurélia e Fernando.
É admirável ver o crescimento dos personagens ao longo do enredo.
Para quem aprecia um clássico romance este livro é essencial.
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



1508 encontrados | exibindo 751 a 766
51 | 52 | 53 | 54 | 55 | 56 | 57 |