Senhora

Senhora José de Alencar...




Resenhas - Senhora


1508 encontrados | exibindo 781 a 796
53 | 54 | 55 | 56 | 57 | 58 | 59 |


Clara :) 27/11/2021

Uma novelona
"Aurélia amava mais seu amor do que seu amante; era mais poeta do que mulher; preferia o ideal ao homem. Quem não compreender a força desta razão pergunte a si mesmo por que uns admiram as estrelas com os pés no chão, e outros alevantados às grimpas curvam-se para apanhar as moedas do tapete""

Esse foi o primeiro livro que eu li do José de Alencar e não será o último. Eu jurava que no início não ia entender nada, mas acabei entendendo, menina! Esse livro é mais uma crítica social do que qualquer outra coisa. Critica a luxúria, a ganância e até onde as pessoas agem pelo o dinheiro. A Aurélia é uma personagem bastante duvidável, mas que há uma afeição por ela. O Fernando é um personagem importante, mas não um que me importava muito. Não dei 5 estrelas porque acho que faltou algo, não sei explicar, mas algo que me instigasse a continuar a história.
comentários(0)comente



Regiane.Consulin 25/11/2021

Casamento surpresa
Achei a leitura arrastada, gostei de ler um vocabulário bem diferente do que usamos hoje, mas ainda assim achei alguns pontos bem maçantes e algumas descrições nos mínimos detalhes.

A história em seu contexto é bem ao contrário da época, a mulher que escolhe o marido, paga por ele e se casam. Depois do casamento, vivem a típica vida de aparência, onde todos acreditam que ambos se gostam.

Enfim, achei legal ter uma visão de como era a sociedade antes e o quanto mudou (ou não) para os dias atuais.
comentários(0)comente



Layanna 24/11/2021

Demorou para o desfecho
Achei que demorou muito para o desfecho final, mas gostei do livro!
Feliz em ter lido esse clássico da nossa literatura.
Denise Ximenes 24/11/2021minha estante
Aurélia representa uma mudança importante na postura feminina! Não foi uma mudança ideal (acho que até hj não alcançamos), mas a mulher sai da postura de submissão absoluta e planeja um xeque-mate de respeito!




Bia 21/11/2021

Alô, jovens. Ler esse livro não precisa ser um parto!
Pois é, eu também já fui uma adolescente que preferia ler ficção e que muitas vezes, por preguiça, não lia os livros que os professores de literatura imploravam. Ainda mais, critiquei por muito o sistema que nos fazer ler livros antigos e não estimula a leitura. Mas adivinhem? Esse livro aborda temas muito atuais e depois de algumas páginas, você imerge em outro tempo e o ciclo de leitura se torna digno.
Não se prendam ao ano de escrita e de verdade: tomem o primeiro passo e abram o livro.

Vocês vão encontrar:
- Patadas para usarem com o boy lixo
- Tretas
- Mentiras
- Tretas
- Indiretas dignas de um post no ig da Rainha Mattos
comentários(0)comente



.Giovanna. 19/11/2021

Uma incrível surpresa!
Bem ao estilo romântico e com uma linguagem doce de se ler, Senhora me apresentou uma trama de orgulho e "negócios" de amor entre uma personagem do século XIX diferente de todas as outras, cuja personalidade foi realmente além dos extremos "doce" e "amarga" sempre usados para firmar personagens femininas em narrativas, e um "herói" não tão herói assim, um mancebo algo egoísta (considerando seu estilo de vida comparado ao de sua família) e orgulhoso de sua honra.

Valeu a pena conhecer esse clássico.
comentários(0)comente



Nathália 18/11/2021

Lembrava desse livro na época da escola e recentemente vi um reels que falava sobre ele e atiçou minha curiosidade pela trama. O livro tem uma linguagem rebuscada mas que não impediu a fluidez da leitura. Achei muito legal o retrato da sociedade brasileira de antigamente, a história é bem envolvente e a escrita cheia detalhes. Dos clássicos brasileiros que já li, considero o meu favorito até o momento.
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



Gabi 12/11/2021

José De Alencar de um modo não tão diferente.
Não considero Aurélia feminista porque seria um anacronismo mas, também não a considero um pariu justo para outras cardeais personagens da literatura, como Capitu e Anna Karienina, por exemplo, as quais se destacaram por seus feitos e surpresas.

Aurélia surpreende, entretanto, no meu ponto de vista, pelos motivos errados. O que Aurélia faz é viver, pelo menos até a parte narrada no livro, em função de uma vingança para com um homem que, claramente, não a merecia. O que Aurélia faz é um plano mirabolante para tentar provar algo que, claramente, ele não precisaria provar. O que Aurélia faz é deixar de procurar alguém que a valorizasse para gastar suas forças e seu dinheiro por um alguém que outrora a desprezou, engendrando um cenário desconfortável; o qual ela, seguramente, não precisava passar.

E, tudo isso, para que? Para, ao final, humilhar-se por ele.

Mas o que esperar de um autor, que em vida, fora contra o abolicionismo, posicionamentos conservadores e antifeminista? O sol continua a se por no mesmo lugar de sempre, nada de novo.

Não obstante, a resenha não é de todo negativa, é um dos melhores livros do José que li, tanto pela escrita quanto pela criatividade.
comentários(0)comente



Gracinha 03/11/2021

Clássico
Recomendo muito! Amo os livros de José de Alencar, por tratarem de histórias interessantes e esse em especial com certas críticas à sociedade.
comentários(0)comente



Ju 02/11/2021

Aurélia é tudinho
A bichinha é braba, minha protagonista favorita da literatura nacional até o momento. Em relação ao Seixas, por outro lado, eu tinha mais expectativas em relação às atitudes provocantes e impulsivas. Depois de um tempo, o romance que era para causar um incêndio torna-se uma monotonia por conta de sua passividade, apenas aceitando tudo. Reage, homi!

Enfim, muito entretenimento.
comentários(0)comente



Victoria 25/10/2021

Incrível!
Simplesmente o meu livro favorito do romantismo brasileiro. Aurélia foge das personagens românticas comuns, planas, exatamente porque é esférica: sai de uma jovem moça boba, apaixonada e imatura para uma mulher firme e que sabe o que quer. A maturidade que ela ganha ao longo do tempo devido aos percalços por que passa é notável; trata-se de uma personagem encantadora. As descrições dos cenários são ricas em detalhes (como se espera de obras desse movimento literário), mas não tornam a leitura enfadonha. O enredo é bastante atraente, daqueles que fazem você não querer largar o livro por um minuto sequer!
comentários(0)comente



Nicole 24/10/2021

Um bom livro
Primeira vez que tenho contato com uma obra de José de Alencar e gostei, mas faltou alguma coisinha na minha opinião.

O livro tem uma história muito boa e apesar da escrita ser bem rebuscada e se tornar um pouco cansativa, ela é bem detalhada e te insere completamente no contexto da cena.

Senhora é um livro que contém uma trama de amor, ódio, vingança, perdão e muitas críticas sobre a sociedade na época, comum em muitos clássicos. É um livro que nos faz refletir sobre questões como dinheiro, posição social, o perigo da idealização de uma pessoa e até que ponto o nosso amor pode chegar e se podemos comprá-lo.

Mesmo sendo uma personagem atemporal e entendendo o conceito do livro, me incomodou a falta de amor próprio por parte de Aurélia, mas sei que esse ponto não era viável na história e nem o objetivo. Além disso, o arco de redenção de Seixas poderia ter sido melhor, mesmo o final tendo um desfecho relacionado aos fatos ocorridos no início do livro.

Enfim, é um dos muitos livros e clássicos que recomendo você ler para ter sua opinião formada sobre ele. Sentirei saudades das conversas sarcásticas e subentendidas entre Aurélia e Seixas.
comentários(0)comente



Aline Casellato 24/10/2021

Até onde você iria por um ideal de amor?
Senhora é um dos melhores livros que já li de José de Alencar. Promoveu em mim profundas reflexões a respeito de uma sociedade de aparências - da qual é mais atual do que nunca, ainda que vindas de um livro tão antigo.

Também fiquei fascinada com um traço de Aurélia do qual eu mesma já tive: idealizar algo que muitas vezes a outra pessoa não é. Nossa senhora vê em Seixas um ideal, um herói. Coisa que ele não é.

Inclusive Aurélia se mostra mais preocupada com suas quimeras do que com Fernando de fato:

?Tudo ela perdoou a seu volúvel amante, menos o tornar-se indigno do seu amor.?

Também temos várias digressões a respeito de orgulho, sobre como a riqueza nada significa, vamos traços de pessoas da sociedade que são desprezíveis e aproveitadoras, entre muitas outras descrições que somente um autor como José de Alencar poderia colocar em palavras com tamanha maestria.

Sei que a muitos assusta a escrita antiga e rebuscada, mas pra mim isso só faz do livro ainda melhor. Além de né deleitar com a história ainda amplio os vocábulos que conheço.

O único defeito pra mim é que ficamos muito presos a esse impasse de Fernando e Aurélia, e sua troca de farpas. Gostaria que tivesse sido um pouco mais sucinto.
comentários(0)comente



Rafa 23/10/2021

Senhora
Sinceramente? Entendi metade da história, enrolou demais, foram ficar juntos na última página, e não é meu estilo de leitura! Porémmmm temos que entender que é um gênero literário que é assim mesmo, que é super romântico e afins!
comentários(0)comente



thewitchreader 21/10/2021

Bom livro, foi recomendado pela escola e eu pensei que odiaria, porém foi uma leitura agradável e, de certa forma, surpreendente. Recomendo mesmo
comentários(0)comente



1508 encontrados | exibindo 781 a 796
53 | 54 | 55 | 56 | 57 | 58 | 59 |


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR