Senhora

Senhora José de Alencar...




Resenhas - Senhora


1508 encontrados | exibindo 796 a 811
54 | 55 | 56 | 57 | 58 | 59 | 60 |


Fabricy 21/10/2021

Releitura!!! José de Alencar! Meu favorito no Colégio!
O livro foi publicado em 1875! Foi o primeiro livro dele que li no Colégio, amei tanto que li vários outros!

Hoje o reli de uma forma mais crítica e mais fascinada ainda!!! José de Alencar retratava tudo em detalhes tão minuciosos, tanto os lugares, as pessoas, e os sentimentos.

Para os padrões da época (Século XIX), Aurélia era uma mulher atípica, inteligente, independente e decidida!

O livro tem pontadas críticas à sociedade burguesa, que vivia de aparências, ao mercado de casamentos como meio de ascensão social e ao orgulho!

Nosso português da época é bem difícil, mas é um livro do século XIX, é nossa história linguística!!!

Fascinada novamente! Será que o amor pode ser comprado?

Leiam!!!
Yannara.Santana 06/09/2022minha estante
Eu abandonei não tinha maturidade na época KKK mais vou ler de novo deve ser bom


Fabricy 06/09/2022minha estante
Leia!!!!


Yannara.Santana 07/09/2022minha estante
Siiim!!!!!




Carol 19/10/2021

muito bommmm
eu lembro que a professora de literatura passou na época da escola e como uma típica estudante, acabei procrastinando e desperdicei essa chance...
eu gostei demais, comecei a ler e simplesmente não conseguia parar, acabei devorando
a descrição pomposa do José de Alencar por vezes enchia o saco, mas quando me dava conta estava inserida na história de tal forma que minha mente ia bem longe
Clara 19/10/2021minha estante
Li por conta de uma prova e foi uma das melhores coisas que já fiz, pois amei o livro. Engraçado que achei que ia ser chato.


Carol 18/11/2021minha estante
Verdade, eu me arrependo de não ter lido antes.




maria rita 19/10/2021

? | Power girl.
Um dos mais brilhantes livros nacionais que eu já tive o prazer de ler, Aurélia tem uma das maiores reviravoltas dos livros, ela tem o que quer e sabe que é poderosa, um livro excelente com karmas do início ao fim.
Mariana113 19/10/2021minha estante
quero muito ler esse ? a escrita é muito complexa?


maria rita 19/10/2021minha estante
não, vez ou outra tem alguma palavra fora do nosso dia a dia mas é bem fácil o entendimento




Ana 17/10/2021

Comecei a ler este livro por um impulso aleatório - não fazia ideia de sua história, de quem era o escritor (só ouvira falar devido à fama que tem em nossa literatura, é claro), de quando era datado, de absolutamente nada -, pois provavelmente o teria repelido se soubesse um pouco mais. E, uau!, que bobeira eu teria feito.
A história é um clichê, ao menos diante de nossa visão literária atual, ainda que não deixe de ser encantadora. Porém, eu gostei esse tanto do livro não exatamente pelo que era narrado, mas pela forma como era narrado. O escritor transforma a simples indicação de em que horas o evento se passa numa poesia, num texto filosófico, repleto de harmonia e beleza. Há tamanho cuidado e detalhamento no descrever de cada traço, ação e pensamento de Aurélia, que você facilmente acredita que o escritor possui real adoração por ela ele mesmo.
É um livro belo, eis o que tenho a dizer. Não tanto pela história (que também prende a atenção e surpreende o leitor a cada capítulo), mas especialmente pela doçura com que a obra inteira é escrita.
comentários(0)comente



Nicolly Sobiesiak 16/10/2021

Um livro muito interessante, eu gostei e me identifiquei com certas atitudes de Aurélia. Esse livro é muito bom. O vocabulário é um pouco complicado, mas eu consegui entender muito bem a mensagem que o livro expressa. Amei todo os personagens.
comentários(0)comente



Martins 13/10/2021

Uma narração sobre o casamento entre Aurélia e Fernando, um casamento visando o dote por Fernando e vingança por Aurélia, está que é uma herdeira, antes pobre, quando conheceu Fernando que acostumado com a vida na sociedade não conseguiu abrir mão dos privilégios que vivia para ficar com a mulher amada, deixando a por uma moça rica, depois Aurélia recebe uma herança que seu pai filho de um fazendeiro rico deixou a ela, que vira uma moça muito almejada por muitos pretendentes, escolhe casar -se com Fernando, para faze-lo pagar por abandonar ela, pagando um dote maior do que o pai da outra moça, e no decorrer da história vemos o desenvolver do casamento.
Uma crítica a sociedade que via o casamento como um negócio e não uma relação amorosa.
comentários(0)comente



Emilly1796 12/10/2021

Espetacular
É incrível como José de Alencar consegue trazer essa riqueza em narração, em cenários, ambientações, descrições, quer seja de gestos ou sentimentos. A ironia e as críticas contidas aqui são atemporais, é muito bom ler umas indiretas e pegar com a mesma assiduidade que o tempo não envelheceu, ou tirou o sentido.
Eu simplesmente AMO os diálogos entre a Aurélia e o Seixas, esses dois são duas incógnitas com as próximas ações imprevisíveis, eles têm uma rixa de opniões muito distintas e que quase sempre acaba em puro deboche e faíscas voando de ambas as partes, mas que sempre tem que manter as aparências como um lindo casal apaixonado e devoto um ao outro para a sociedade julgadora que eles vivem e são um dos destaques.
Logicamente o final me deixou um pouco abalada, mas era o esperado de ambos o caráter, principalmente de Seixas. Finais em aberto dão uma esperança, e foi isso que eu senti pra esse casal tão complicado.
comentários(0)comente



Beca 10/10/2021

Vingança e Ganância ??
Esse livro conta a história de Aurélia, uma menina que cresceu pobre e logo após órfã de ambos os pais, mas após crescer recebeu uma herança de seu avô que a tornou rica.
Conta também a história de Fernando Seixas, um homem de família humilde mais que ele sustenta com seu trabalho.
Aurelia uma noite conheceu Fernando quando era mais jovem, e depois dessa noite se apaixonou por ele, mas Fernando preferiu ir atrás de outra moça que poderia oferecer mais dinheiro que Aurelia que antes era pobre.
Depois que Aurelia ficou rica, tratou de se vingar de Fernando. Não por pura vingança, mas por seu orgulho ferido. Aurelia fez o seu tio convencer Fernando à se casar com uma moça - o tio de Aurelia não contou quem era - rica, que lhe ofereceria 100 réis pelo casamento. Fernando que estava passando por um momento de crise financeira, aceitou a proposta e se sentiu humilhado ao se lembrar quem era Aurélia. Eles se casaram e na noite do casamento Aurelia contou a verdade sobre o casamento, e depois disso os dois viveram em briga e desarmonia, mas o tempo juntos fez com que a paixão que não havia ido embora reacendesse. Fernando não aceitou nada que o casamento lhe oferecia e trabalhou para pagar a Aurelia o que a devia pelo casamento, e assim, poderia se separar. Aurelia ao saber disso e perceber a mudança de Fernando, confessou seu amor e pediu que renovassem a relação dos dois com uma nova história. Fernando aceitou, pois também a amava. Após isso, Aurélia mostrou o papel do casamento mostrando que deixou sua fortuna para Fernando.

Esse livro tem a linguagem muito complicada, e por isso eu não tava entendendo muito bem a história no início. Mas no final deu tudo certo!! ?
comentários(0)comente



Lice 05/10/2021

Senhora
? Amor, intriga, orgulho, ganância, críticas à uma sociedade, uma mulher independente e segura de si. Tudo isso dentro de um único livro lançado em 1875 do ilustre José de Alencar.
O livro conta a estória de Aurélia, que após se tornar uma milionária e começar a frequentar a alta sociedade do Rio de Janeiro do século XVIII,  decide casar-se com Fernando Seixas, uma antiga paixão que a deixou quando era pobre. Fernando ao descobrir que sua noiva é Aurélia se enche de felicidade, mas depois do casamento Aurélia revela que tudo não passava de uma forma de se vingar do homem.
Os dois passam o livro todo trocando farpas deixando o romance bem "cão e gato", e quando tudo parece está perdido somos surpreendidos.
.
?Comecei o livro me acostumado um pouco com a escrita de Alencar, mas com o tempo consegui e tudo ficou compreensível. Mas, de certa forma, acho que o que mais chama até nessa estória é Aurélia. Uma mulher que transmite poder em uma época extremamente patriarcal.
José de Alencar conseguiu em seu texto passar críticas incríveis para sua época, mostrando sua desaprovação ao casamento por conveniência e os costumes da alta sociedade.
.
? É um livro que recomendo bastante, porque é simplesmente perfeito. A escrita passa a ser bem tranquila depois de algumas páginas (mas se você já tem costume com clássicos, então fica mais fácil ainda), a estória é bem interessante e envolvente, nos fazendo sentir raiva dos personagens em MUITOS momentos. José de Alencar definitivamente não me decepcionou!
comentários(0)comente



Gisella 03/10/2021

"Vai, vai, vai, você vai me pagar" - ACORDEON, Tarcísio do
Aurélia, tal qual Taylor Swift, teve sua era Reputation aclamadíssima, porém sempre Lover. É um livro que encanta, fui ler não dando tanta bola e acabei surpreendida por uma leitura (difícil) que homenageia a emancipação feminina ao mesmo tempo que faz duras críticas ao comportamento mercantil das uniões estáveis e da própria sociedade carioca da época. O final decepcionante, que quase estraga toda a trajetória da Aurélia, mas nada que impeça de apreciar o livro. Só tenho minhas ressalvas sobre a escrita MUITO rebuscada.
comentários(0)comente



Leandro257 02/10/2021

Senhora: perfil de mulher
Em 2018, por causa de um trabalho escolar, li a primeira parte de "Senhora", porém não continuei a leitura, apesar de ter gostado. Mas este ano me redimi e finalmente li esse livro lindo, envolvente, retrato fidedigno do romantismo. Aurélia, com seu espírito impetuoso, e Seixas, homem honesto, porém corrompido pelo material, formam o casal protagonista desse romance. Recomendo a todos a leitura desse livro belíssimo.
comentários(0)comente



Carolina4817 30/09/2021

Bom
Eu não entendi quase nada, a linguagem é bem rebuscada e achei muito cansativa, mas vi um vídeo no YouTube e então todas as peças se encaixaram. A história é realmente bem legal, só que msm assim não acho q vale muito a pena ler, pq é a escrita é bem chata mesmo, tava quase batendo a cabeça na parede pq não entendia o q tava acontecendo.
comentários(0)comente



Anna.Beatriz 27/09/2021

O clássico enemies to lovers
Muito bom!! O livro me prendeu do começo ao fim. A escrita do Alencar é mágica. Eu consegui ver cada cena, cada expressão e tom de voz dos personagens como se eu estivesse lá.
A Aurélia é simplesmente perfeita, canta bem, dança bem, inteligente, religiosa, bondosa. Mas, infelizmente, tem dedo podre.
O Seixas é um mesquinho preguiçoso que adora viver nas custas das mulheres e é um idiota até o fim.
Não dou 5 estrelas para o livro, por conta da redenção final sem sentido.
comentários(0)comente



unsaidlarriee 24/09/2021

Senhora
Bom, tive que ler esse livro para uma prova literária na escola, e eu normalmente realmente gosto dos livros recomendados para lermos. Mas esse em específico eu acreditava que seria um livro que me prenderia bastante, por causa da história. Mas eu me enganei.
Nas primeiras páginas eu já estava com a vista cansada, com sono, e a leitura não me prendeu nem um pouco.
A história conta sobre a vida de Aurélia, que é uma ?Senhora?, ela é uma mulher muito rica e desejada por todos. E decide fazer uma proposta para um homem de se casarem às cegas. E a história começa a se desenvolver aí.
O plot da história é muito bom, mas acredito que o escritor-por mais de ser bem conhecido no país-não desenvolveu bem o livro, e isso tornou a leitura pesada e cansativa.
Não sei se foi a edição do livro que eu li, ou foi esse em específico, mas eu não recomendaria você ler, se não quiser entrar em uma ressaca literária ?
comentários(0)comente



barb 23/09/2021

certa vez uma pessoa me disse que senhora foi o primeiro romance feminista do Brasil, na hora eu tirei sarro, mas agora i kinda see it tho
comentários(0)comente



1508 encontrados | exibindo 796 a 811
54 | 55 | 56 | 57 | 58 | 59 | 60 |


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR