Abibliodaminhavida 27/08/2021
O AMOR NÃO É MAIS DO QUE UM CAPRICHO
?O AMOR NÃO É MAIS DO QUE UM CAPRICHO, UMA DOCE PREFERÊNCIA, UM TERNO DEVANEIO? Olá, queridos leitores, tudo bem? A resenha de hoje é sobre o livro Senhora, de José de Alencar, pela editora @editorialsol90.
Aurélia Camargo era uma jovem órfã que havia herdado uma grande fortuna e também possuía uma beleza majestosa, um combo que fazia os homens caírem a seus pés. Mas ela via a riqueza com olhos amargos e os homens como desesperados por ela apenas para usufruir de seu dinheiro.
Após muito raciocínio, Aurélia decide quem será o homem com quem irá se casar e, com sua identidade escondida, pede para que seu tutor, Sr. Lemos, faça a proposta ao seu escolhido, Fernando Seixas.
Fernando, sem saber de qual mulher vinha a proposta, aceitou o casamento por motivos financeiros, mas logo descobre que sua esposa será Aurélia Camargo, a moça por quem foi apaixonado no passado.
Mas o casamento não será o mar de rosas que ele espera e a história começa a se desenrolar logo após a festa, em sua noite de núpcias.
O livro é dividido em 4 partes, sendo O Preço, Quitação, Posse e Resgate. A escrita de José de Alencar é fluída e instigante, com personagens profundos, lindos cenários e vestimentas, e uma protagonista forte, independente e decidida (apesar do Seixas sem insuportável kkk). Como todo clássico, a trama tem uma boa carga de drama, mas não deixa de ser uma história muito boa.
A única crítica que tenho é para essa edição, da coleção Clássicos da Literatura. A edição tem folhas brancas e diagramação péssima, uma das piores que já encontrei, com pouco espaço livre na folha e as margens laterais internas são péssimas, quase escondendo o final da linha, de forma que temos que fazer um grande esforço para ler o que está no canto. Eu inclusive quebrei a lombada por causa disso.
Fora essa crítica, gostei muito da experiência e de conhecer essa protagonista tão incrível!
Você já leu algum clássico nacional? Se sim, qual?