Senhora

Senhora José de Alencar...




Resenhas - Senhora


1508 encontrados | exibindo 871 a 886
59 | 60 | 61 | 62 | 63 | 64 | 65 |


Joana Grigorio 24/06/2021

Eu sabia que eles terminariam juntos, mas não esperava que Alencar fosse sujeitar Aurélia a mais um ato de humilhação por ?amor?, que eu chamaria de obsessão. Eu sei que a história é baseada em um caso real, mas poxa vida, a personalidade dela não correspondia a esse final, não mereceria rastejar por um homem como Fernando. A única coisa que esse cara fez foi jogar o dinheiro na cara dela e restituir sua intocável honra. Fala sério. O cara nem se preocupou em reconquistar o afeto dela, o básico. Nunca desce desse pedestal masculino.
comentários(0)comente



Ana 24/06/2021

Alguém para fazer uma releitura desse livro? Porque a história é muito interessante mas a linguagem é cansativa demaaais, tinha partes que ficava completamente perdida.
comentários(0)comente



Raissa 22/06/2021

Aurélia, uma das mais intrigantes e espertas personagens que já tive o prazer de conhecer.
comentários(0)comente



Rafaela 18/06/2021

Quanto orgulho acumulado por esses personagens, uau! Tive dificuldade com algumas palavras, mas no geral eu me surpreendi e gostei.
comentários(0)comente



mands 18/06/2021

Bom
Apesar de a história ser interessante, ler o livro em si me cansou muito, a linguagem é muito reboscada, o que eu super entendo já que é uma obra antiga. Contar essa história para uma pessoa, eu contaria tranquila, para um romance do séc. XIX, é realmente interessante. Mas eu li somente por causa do vestibular. Em outro caso, no entanto, eu não leria.
comentários(0)comente



jusouzr 16/06/2021

A prova do orgulho
Aurélia e Fernando são o retrato do que o orgulho causa em um relacionamento. José de Alencar foi genial em retratar a história desses dois, eles eram tóxicos um para o outro, mas tinham uma química palpável.
comentários(0)comente



Marco Dias 14/06/2021

Senhora, romance publicado no séc. 19 pelo escritor José de Alencar (o qual pertence a 1a geração dos românticos no Brasil), retrata a história de Aurélia, uma órfã que se descobriu dona de uma herança da noite pro dia. Quando ainda pobre, Aurélia era apaixonada por Fernando, um moço com condições financeiras semelhantes às dela. Fernando, buscando ascender na sociedade, acaba a trocando por uma mulher de família mais rica. Assim que descobriu ser rica, Aurélia toma as rédeas de sua vida como uma verdadeira dama, com aulas de etiqueta, piano e tudo o que a sociedade da época considerava fundamental para o desenvolvimento de uma moça.

Anos depois, em forma de vingança, Aurélia compra Fernando para ser seu esposo. O autor descreve ao longo do livro as várias humilhações que Aurélia faz Fernando passar, apesar de ainda amar o homem.

José de Alencar, com seu vocabulário muito amplo e escrita rebuscada, descreve cada detalhe na obra de forma exagerada, o que na minha opinião dá um toque de elegância muito grande para o livro. Além disso, Aurélia é retratada ao longo do livro como uma mulher muito dona de si, o que era bem raro dadas as circunstâncias no século 19.
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



Quell 13/06/2021

Eu adorei??? ??
"Senhora" de José de Alencar é um dos maiores livros do romantismo no Brasil, além disso, aborda a questão da emancipação feminina e a mulher sendo a figura principal de um relacionamento heteroafetivo em pleno 1875.
comentários(0)comente



Lua Katherine 11/06/2021

A linguagem mais culta e antiga do livro acabou sendo confusa e cansativa pra mim. Comparativos da época que precisavam ser legendados fez a leitura correr lenta e por vezes chata.

Apesar de tudo isso, a história em si é boa.

Contando a história de uma menina pobre que ganha uma fortuna de herança, e como nos anos antigos, acaba conseguindo um marido somente por causa de seu dote.

A história conta um pouco mais, já que basicamente ela "comprou" o marido que se acreditava afortunado por ser o escolhido de tamanha formosura.

Mas o convívio se torna ácido pois os dois se conheceram em outras épocas de suas vidas, e cicatrizes ainda não fechadas faz deles dois escravos de suas próprias escolhas.

Ela é dona de si e ele é escravo das necessidades da sociedade. Um contraste que faz a diferença na vida desse casal.

Ela é dona de si e ele é escravo das necessidades da sociedade. Um contraste que faz a diferença na vida desse casal.
comentários(0)comente



julha 07/06/2021

li para o vestibular, não tenho muito o que dizer.

é uma leitura cansativa, com um vocabulário mais rebuscado, o que dificulta a fluidez
comentários(0)comente



Thielizinha 07/06/2021

Romantismo Brasileiro
Tive que ler esse livro por causa do seminário que a minha professora passou e vou ter que apresentar. Não dou mais estrelas, pois não é o tipo de livro que estou acostumada a ler, mas posso dizer que me surpreendi muito ao longo dele.
Não é um livro que eu recomendaria, mas você fica vidrada nele. Você quer saber o que vai acontecer. Conta a história de Aurélia e Fernando Seixas, um casal que passa por altos e baixos, um amor e um ódio ao mesmo tempo com um passado bem complicado .
A linguagem é bem difícil por ser livro de época, então recomendo que preste bastante atenção na leitura e na interpretação.
sami 15/06/2021minha estante
Estamos falando desse livro hoje na aula


Thielizinha 15/06/2021minha estante
meninaaa nem me fale, minha professora falou tanto de romantismo brasileiro que fez a gente ler e apresentar seminário ?


sami 15/06/2021minha estante
Kkkkkkk sim fizemos trabalho e tudo também




Jenny Vokalnii 06/06/2021

José de Alencar, você me surpreendeu
Eu não fui com muita expectativa pra ler esse livro, até porque foi obrigação da escola, mas me surpreendi. A escrita é bem cansativa, mas a história é muito bem feita, Aurélia é uma mulher bem a frente de seu tempo. Agora fiquei com vontade de ler mais do autor, foi uma surpresa boa.
comentários(0)comente



bella 06/06/2021

"Por que me chama de 'senhóra'?"
De início achei o livro monótono e complicado, simplesmente não conseguia visualizar aquele universo em minha mente. Pensei até em desistir, mas como precisava ler para fazer um trabalho, não havia essa possibilidade.
O livro é dividido em quatro partes e foi só no final da primeira que a história realmente me cativou. Me apaixonei pelos personagens e pela história, ficando cada vez mais animada para ler.
Não sei se a linguagem foi ficando mais simples ou se eu que me acostumei ao modelo do livro, mas se tornou bem confortável.
Aurélia é uma personagem extremamente inteligente, persuasiva e orgulhosa, enquanto Fernando inicialmente interesseiro, passa a ser mais respeitoso, esperto e teoricamente submisso.
Um julgamento mais moderno e extremamente resumido do livro seria: lovers to enemies to lovers kkkkkk
Eu simplesmente amei e super recomendo! Fiquei com mais vontade de ler clássicos da literatura brasileira, pois a impressão que tinha sobre era que eram chatos e monótonos, opinião que foi mudada ao longo de minha experiência com "Senhora".
comentários(0)comente



shay.barbosa 06/06/2021

Apesar de ter gostado da história, achei a escrita um pouco maçante. Inclusive quis abandonar algumas vezes, talvez só não fosse o momento ideal
comentários(0)comente



1508 encontrados | exibindo 871 a 886
59 | 60 | 61 | 62 | 63 | 64 | 65 |


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR