Senhora

Senhora José de Alencar...




Resenhas - Senhora


1508 encontrados | exibindo 1111 a 1126
75 | 76 | 77 | 78 | 79 | 80 | 81 |


Beatriz 30/05/2020

Escrito por José de Alencar, o maior nome do romantismo no Brasil, o livro "Senhora" é um clássico da literatura brasileira.

O livro tem como tema central o casamento por interesse, Aurélia é uma menina pobre que deseja casar-se com o seu namorado Fernando Seixas, mas acaba sendo trocada por uma outra mulher que o proporcionaria um futuro melhor.

Depois de muitos anos, Aurélia recebe uma grande fortuna e agora decide se vingar do então ex-namorado, descobrindo que ele ainda continua solteiro a jovem se propõe a comprá -lo.

No decorrer do enredo os dois passam por um casamento conturbado, cheio de interesses, chacotas e humilhações.
E é aí que Fernando - o interesseiro - Por fim se rende e muda de vida.

O tipo de livro que te prende na leitura, um clássico, recomendo!
comentários(0)comente



Karina 26/05/2020

O livro é conhecido por ser um clássico da literatura brasileira. Conta a história de um casal que se apaixona, mas devido ao fato de ambos serem pobres, o rapaz prefere se casar com outra mulher devido ao dote oferecido pelo pai da moça. Aurélia (a protagonista) fica desolada, não pela preferência do rapaz por outra moça, mas pelo fato de tê-la deixado por dinheiro. Após o noivado de Fernando com a outra moça (Adelaide), Aurélia recebe a notícia de que seu avô a deixou uma herança milionária, sendo assim, decide se vingar, e anonimamente oferece um dote bem maior a Fernando, que o aceita e assume o compromisso do noivado com a misteriosa mulher. Após o encontro, Fernando fica extremamente feliz pelo fato de a noiva ser Aurélia, e então se casam. Após o casamento é que acontece a surpresa, Aurélia trata-o como um objeto comprado, como algo de sua propriedade. Fernando, perplexo se rende ao papel a que foi comprado e eles vivem por um período essa mentira em forma de casamento. Tudo só acaba quando passado um certo tempo, ele consegue um dinheiro, fruto de um antigo investimento, e devolve à Aurélia o valor pago por ela. Ao ver o fim do casamento, Aurélia se rende ao amor que sente por Fernando e lhe pede perdão pelas humilhações. Então, ambos se entregam à paixão.
comentários(0)comente



Vivi 22/05/2020

Senhora, de José de Alencar, é um livro impressionante! Escrito em 1875, ele conta a história de Aurélia Camargo, uma mulher linda que, com apenas 18 anos, ficou órfã e teve que aprender a ser independente e se protejer dos interesseiros que a rodeavam apenas por sua fortuna (uma herança que recebeu logo após a morte de sua mãe), o que fez Aurélia se tornar uma mulher extremamente forte e extremamente insegura. Aurélia não acreditava mais no amor, ela tinha certeza que os homens a cortejavam apenas por causa de sua fortuna, e que o dinheiro compra qualquer coisa, inclusive o amor.
Ela, então, consegue fazer com que Fernando case-se com ela por cem contos de réis e passa a humilhá-lo diariamente por ter feito isso.
.
José de Alencar nos traz a história de uma mulher incrivelmente forte e independente pra época. Uma mulher que teve que lidar com a morte, com o interesse, com a decepção e sobretudo com o amor.
comentários(0)comente



Lility 13/05/2020

10/10
Fui obrigada a ler esse livro em um trabalho de literatura no ensino médio , na minha ignorância adolescente achei que fosse odiar ... Hoje é uns dos meus livros favoritos !!!!
comentários(0)comente



Priscila.Veloso 11/05/2020

...
Uma ótima adaptação deste clássico brasileiro. Um romance histórico e muito bem escrito.
comentários(0)comente



Arlyton Sil 09/05/2020

A Deusa Moça.
O livro com uma escrita demasiadamente rebuscada. Apreciei muito esse endeusamento para a personagem Aurélia, citando em cada capítulo seu vestuário e sua aparência encantadora. É de fato uma mulher a frente do seu tempo, muito forte determinada, mas ainda um ser humano com falhas, realista.
comentários(0)comente



de_demendes 06/05/2020

Que livro!
Encontrei esse livro no fundo de um armário em casa e comecei ler sem intenção nenhuma (famigerada leitura pra engordar meta), porém, estou sem palavras, que leitura maravilhosa. Nesse livro temos um suco de romantismo, só o dramalhão dos bons. Cheio de amargura, sofrimento, amor não correspondido, falas exageradas e poéticas, amo! Sem contar na Aurélia, uma mulher bem fora da curva dos padrões impostos na época em que Senhora foi escrito, super independente e dona de si. Até a última página eu estava totalmente imersa na história, sofrendo junto com os personagens, foi muito incrível. Já se tornou meu livro clássico brasileiro favorito
comentários(0)comente



Jaqueline.Sayumi 05/05/2020

Segundo clássico nacional que releio esse ano, realmente importante revisitar essas obras, pois uma série de nuances importantes que notei agora na estória e nessas personagens me passaram completamente despercebidos no ensino médio. Sensacional.
comentários(0)comente



Tete 04/05/2020

Releitura
Engraçado o quanto eu gostei desse livro na adolescência. De certa forma, foi um livro que sempre guardei como uma das minhas melhores leituras. Mas nesse momento, relendo, fiquei me perguntando "Por que?".

Não que ele seja ruim, Eu amo a forma como ele foi escrito. Adoro ter que consultar o dicionário. Enriquecer o vocabulário é maravilhoso. Mas ficava me perguntando o porque de Aurélia fazer tudo isso. Será que valia a pena? Será que isso realmente importava?

E da mesma forma, eu me senti um pouco decepcionada com o final.
Sabe aquelas séries que chegam num momento de tanta enrolação que o único jeito é dar um fim a ela? Foi assim que eu senti que o final foi escrito. "Opa, acho que já enrolei demais, deixa eu resolver isso em algumas linhas."

Eu ainda continuo amando esse livro. É uma mulher fora da curva para a época. Amo os diálogos, a escrita, a riqueza de detalhes sobre a época.
Mas é interessante ver o quanto a nossa percepção pode mudar.
comentários(0)comente



Edreira 04/05/2020

Final recompensador
Faz muito tempo desde que eu deveria ter lido "Senhora" para uma prova de Língua Portuguesa no ensino médio.

Desde então, nunca nem passou pela minha cabeça em ler este livro. Principalmente pelo bloqueio automático que eu tinha com livros clássicos.

Depois de alguns livros lidos, resolvi arriscar. Escolhi" Senhora" porque eu tenho uma vaga lembrança de (milagrosamente) ter lido e gostado de "Lucíola" no segundo ano do ensino médio (também para uma prova).

Muitas vezes eu me perdi na história por conta da linguagem diferente, porém eu continuava a ler mesmo quando eu não estava entendendo 100% do estava acontecendo.

No final das contas, eu entendi o enredo da história. E eu gostei muito! A história é sofrida, cheia de ressentimentos, mágoas e atitudes bem humanas (não há pessoas dos anos 1800 totalmente puras neste livro). Porém, apesar das situações frias que o livro trazia, o final foi muito bom! Eu gostei bastante e concerteza eu esqueceria o final só para ler novamente.
comentários(0)comente



Nicinha 01/05/2020

Um clássico nacional que figura em todas as estantes das escolas do país. Senhora é uma das obras urbanistas de José de Alencar, que ganhou notoriedade pelo caráter realista empregado aos personagens e pela ambientação em contexto nacional. A sensação de ler Senhora me remonta aos tempos dos grandes salões de bailes - me sinto a própria Aurélia rodopiando no salão nos braços de Seixas.
Essa estória conta o trágico romance entre Aurélia Camargo e Fernando Seixas. Ela, uma jovem mulher experiente com as dores da vida, foi pobre e agora herdeira rica, está cega pela traição que sofreu de seu amor. Ele, um rapaz pobre, mas de indole fútil, bem apessoado e filho das frivulidades da sociedade da época.
Aurélia, sem dúvida, é minha personagem favorita, porém adorei ver a evolução de Fernando.
comentários(0)comente



Duda Nascimento 29/04/2020

Arrastado
O enredo se arrasta. Parava de 50 em 50 páginas e não saia do lugar. Os diálogos eram repetitivos demais e a descrição dos personagens era fraca, não consegui simpatizar com ninguém.

Demorei anos para ler e gostaria de nunca ter lido. Por respeito a um clássico brasileiro, que com certeza deve ter sido disruptivo para sua época, classifico como razoável.
comentários(0)comente



Raphaw 27/04/2020

Gostei muito chic
Sério eu posso estar cometendo a maior blasfêmia que alguém poderia cometer, mas esse livro me lembrou muito as fanfics que eu costumava ler JSNSKSKSKKS o que só mostra como essa obra é revolucionária, ainda mais para a época, espero que todos aproveitem tanto quanto eu!!
comentários(0)comente



vaneza 25/04/2020

O livro é muito interessante e propõe reflexões muito válidas, apesar de o seu maior empecilho ser o vocabulário e as descrições exageradas. Depois da primeira parte a sua leitura começa a tomar um ritmo mais agradável e te prende, você anseia em saber o final da história. Mas apenas recomendo se você realmente quiser ler, não é uma leitura de fácil entendimento, tanto que pretendo refazê-la após alguns anos.
comentários(0)comente



Melina.Mollica 24/04/2020

Primeiro livro que eu li do autor foi Iracema e confesso que não é nem um pouco meu estilo, mas quando li a temática de Senhora fiquei encucada e decidi ler. Que livro maravilhoso. Em pleno século XIX, Aurélia comprando e fazendo de capacho o homem que no passado jogou o amor dela no lixo só porque ela era pobre! Talvez ela devesse ter ido ser feliz e ignorado o Fernando ao invés de gastar tanta energia numa vingança? Talvez. Mas que bom que não foi e tivemos essa história. No final fiquei meio sem saber o que sentir, mas acabei entendendo e aceitando.
comentários(0)comente



1508 encontrados | exibindo 1111 a 1126
75 | 76 | 77 | 78 | 79 | 80 | 81 |


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR