Karol 24/03/2013Clássico da Literatura BrasileiraAurélia pede a seu tutor que ofereça a Fernando um dote de 100 contos de réis, para que este se case com ela, sem ao menos saber de antemão que ela é a noiva. Fernando por sua vez aceita a proposta pois precisava do dinheiro para o casamento de sua irmã Nicota, uma vez que tudo quanto sua família tinha na poupança foi gasto por Fernando para bancar seus luxos, e seu nível social, que nunca passou de fachada.
Através de Senhora Alencar aborda temas como o efeito que o dinheiro exerce sobre as pessoas, as conseqüências do orgulho exacerbado o desejo de vingança, amor e perdão. Descreve com muita propriedade os luxos e riquezas dos salões da corte do Rio de Janeiro, bem como as da alta sociedade da época.
Tenho muita paixão por esta obra, não só pela grandiosidade romancista e estética, como também pela forma como ele retrata a mulher em uma época onde os direitos destas eram escassos. Aurélia é uma mulher forte, a frente de seu tempo, em pleno século XIX e com apenas 19 anos e órfã, ela mostra-se plenamente capaz de governar sua própria vida. Ela é capaz de resistir aos seus sentimentos para chegar com evidente determinação a aquilo que deseja.
Já através de Fernando, Alencar relata a fraqueza do homem pelo dinheiro, a possibilidade de se comercializar os sentimentos, esse aspecto existia nos tempos de Senhora e dura até os dias atuais.
Senhora é a mais pura história de uma mulher que sendo escrava de um amor perdido, faz de escravo o objeto de seu amor.
Eu indicaria o livro pra aqueles que apreciam um bom clássico ou romance de época.
http://anna-gabby.blogspot.com.br/2013/01/senhora-jose-de-alencar-classico-da.html