Senhora

Senhora José de Alencar...




Resenhas - Senhora


1508 encontrados | exibindo 1351 a 1366
91 | 92 | 93 | 94 | 95 | 96 | 97 |


spoiler visualizar
comentários(0)comente



Manu 01/04/2013

cativante
É um livro pequeno de leitura um pouco complicada, mas da para ler tranquilo ,bem a nossa senhora do livro (Aurélia), se apaixona por fernando que gosta dela tbm mas por questões maiores que ele ,ele não continua seu romance com ela,esse livro mostra uma part da sociedade bem podr ,mostra o que as pessoas fazem por dinheiro,é uma história muito interessante que acaba de uma forma linda,eu gostei ,é daqueles livros que vale a pena reler por ser uma leitura gostosa.
comentários(0)comente



Karol 24/03/2013

Clássico da Literatura Brasileira
Aurélia pede a seu tutor que ofereça a Fernando um dote de 100 contos de réis, para que este se case com ela, sem ao menos saber de antemão que ela é a noiva. Fernando por sua vez aceita a proposta pois precisava do dinheiro para o casamento de sua irmã Nicota, uma vez que tudo quanto sua família tinha na poupança foi gasto por Fernando para bancar seus luxos, e seu nível social, que nunca passou de fachada.
Através de Senhora Alencar aborda temas como o efeito que o dinheiro exerce sobre as pessoas, as conseqüências do orgulho exacerbado o desejo de vingança, amor e perdão. Descreve com muita propriedade os luxos e riquezas dos salões da corte do Rio de Janeiro, bem como as da alta sociedade da época.
Tenho muita paixão por esta obra, não só pela grandiosidade romancista e estética, como também pela forma como ele retrata a mulher em uma época onde os direitos destas eram escassos. Aurélia é uma mulher forte, a frente de seu tempo, em pleno século XIX e com apenas 19 anos e órfã, ela mostra-se plenamente capaz de governar sua própria vida. Ela é capaz de resistir aos seus sentimentos para chegar com evidente determinação a aquilo que deseja.
Já através de Fernando, Alencar relata a fraqueza do homem pelo dinheiro, a possibilidade de se comercializar os sentimentos, esse aspecto existia nos tempos de Senhora e dura até os dias atuais.
Senhora é a mais pura história de uma mulher que sendo escrava de um amor perdido, faz de escravo o objeto de seu amor.
Eu indicaria o livro pra aqueles que apreciam um bom clássico ou romance de época.

http://anna-gabby.blogspot.com.br/2013/01/senhora-jose-de-alencar-classico-da.html
Eveline 27/04/2013minha estante
Gostei muito da sua resenha.




Mare 25/02/2013

Gostei. A leitura é difícil, mas os olhos se acostumam com o linguajar. hahahaha.. acredito que tenha entendido o final. Ficou meio subentendido.
comentários(0)comente



Gabriel 01/02/2013

1 palavra para descrever esse livro:Extraordinário.Simplesmente essa palavra resume toda a obra.
comentários(0)comente



Thais 18/01/2013

Básica
A moça mais linda recebe uma herança e compra o seu futuro marido, um antigo namorado que a trocou por uma quantia de dinheiro para ajudar em casa.
comentários(0)comente



Leo Mariuzzo 10/01/2013

É incrível o modo como José de Alencar usa as palavras para levar o leitor facilmente às cenas do enredo, principalmente as que se passam no palacete de Aurélia Camargo. A crítica é perspicaz e altamente visível; José de Alencar critica a sociedade burguesa do Rio de Janeiro que é composta por muita falsidade, hipocrisia e interesse. Outro elemento incrível é a forma como os costumes da época são narrados.

Penso sem mais que os romances urbanos de José de Alencar são os mais amadurecidos de toda sua carreira, e "Senhora" é uma obra indispensável de ser lida aos fãs do escritor.
comentários(0)comente



Rangel 30/12/2012

Um amor que o orgulho veio primeiro
"Senhora" é um romance de José de Alencar que retrata a história de Aurélia Camargo, uma moça pobre que fica rica por causa da herança do avô. Com uma formidável beleza, Aurélia é desejada por vários cavaleiros, mas acha que é cobiçada por causa da sua riqueza.
Aurélia se interessa por Fernando, que estava noivo de Adelaide, então ela pede para seu tutor tramar a ruptura do referido noivado. Fernando Rodrigues de Seixas é um moço de classe média que levava uma vida simples.
Aurélia arranjada para Adelaide o casamento com o Dr Torquato Ribeiro, pelo qual Adelaide sempre foi apaixonada.
Depois, o tutor de Aurélia procura Fernando e lhe propõe a oferta de 100 contos de rés de dote para casar com ela com total separação de bens.
Fernando não aceita a proposta, mas depois muda de ideia, porque deseja ajudar suas irmãs que tenham dote.
Fernando quando descobre que Aurélia é sua noiva, surpreende-se, pois ela foi sua ex-namorada na época de adolescência. Fernando se sente humilhado, mas conforme o combinado, pede-a em casamento e se casam. A sociedade fica intrigada que Aurélia se case com um marido que não é rico. Após o casamento, Aurélia mostra a sua indiferença e desprezo a Fernando por causa do acordo de 100 contos de rés.
Aurélia lembra Fernando que a namorou e depois terminou o relacionamento porque ela era pobre. Na noite de núpcias, Aurélia diz a Fernando toda mágoa e rancor que guardou quando ele terminou o relacionamento com ela. Aurélia e Fernando vivem sob as aparências na sociedade. Fernando se sente muito humilhado, mas por orgulho e amor, permanece ao lado dela, submetendo-se aos seus caprichos.
Fernando depois descobre uma quantia a receber, até que junta o dinheiro e devolve o dote a Aurélia para viver livre.
Quando Fernando está para terminar com Aurélia, ela declara declara seu amor e mostra o testamento que elaborou em segredo deixando sua fortuna a ele. Ambos se emocionam, e Fernando e Aurélia se beijam e percebem o grande engano um do outro na vida deles. A história é bonita e tem todas as características da época literária do romantismo, a qual fez sucesso nos folhetins. O livro merece toda uma leitura não só acadêmica, mas com repercussão para os dias de hoje, que o amor ainda é difícil de ser constatado, quando o orgulho se sobrepõe ao sentimento do coração.
comentários(0)comente



Tarcila.Maciel 07/12/2012

Senhora
Aurélia é a protagonista da história juntamente com Fernando.O romance Senhora é uma das obras mais críticas em relação à sociedade de seu tempo que José de Alencar produziu.Considerando o maior escritor de ficção do nosso romantismo, Alencar escreveu romances que focalizaram os diversos aspectos da nossa realidade.Na minha humilde opinião está é a melhor obra do mesmo. Senhora é um livro de transição entre romantismo e realismo, é por isso que ele tem traços realista.
comentários(0)comente



Dri 01/12/2012

romance urbano
Comecei a lê dia 01/12 no momento quinze paginas em uma hora... Aurélia esta interessada em Seixas, desejando se casar com ele...
comentários(0)comente



Neila 29/11/2012

Este é um romance que se passa no Rio de Janeiro onde uma moça pobre e largada pelo namorado - Seixas, pois o mesmo para manter seus luxos resolver casar com outra possa, pois iria ganhar um dote. A moça era Aurélia, amava muito seu namorado a recíproca era verdadeira, mas o dinheiro falou mais alto. A moça foi reconhecida pelo avo paterno que era fazendeiro e deixou toda sua herança para ela, seu avo, sua mãe e seu irmão morreram, com todos estes acontecimentos ela mudou de vida. Com a herança revez a vida e era uma das mulheres mais cobiçadas, mas como amava seu antigo namorado, em segredo tratou do casamento com o mesmo com o dote de 100 mil, e ele aceitou. Ela queria vingar-se por ter sido trocada pelo dinheiro, casaram e viveram um casamento de aparências, diariamente fazia o marido pagar pelo que tinha feito, maltratando-o tendo ele como uma mercadoria. Como será o final desta história?? Só lendo pra saber
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



Lia 20/11/2012

Uma leitura rápida e interessante. Daria uma boa novela.
comentários(0)comente



Tiago 04/11/2012

Livro para mulhezinha que se amarra em histórias de romance e traição, bla bla bla... Nada contra até admiro que curte, mas se você não curte muito isso o livro é CHATÍSSIMO!!!
comentários(0)comente



1508 encontrados | exibindo 1351 a 1366
91 | 92 | 93 | 94 | 95 | 96 | 97 |


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR