A Cidade do Sol

A Cidade do Sol Khaled Hosseini




Resenhas - A Cidade Do Sol


2012 encontrados | exibindo 226 a 241
16 | 17 | 18 | 19 | 20 | 21 | 22 |


Rhayla Hollenbach 25/12/2023

Que dor
É tão triste, tão realista e tão brutal pensar que histórias como as de Mariam e Laila aconteceram e ainda acontecem com as mulheres daquela região? Que livro pesado e dolorido de ler, mas se tornou um dos favoritos da vida. É um choque de realidade que nos convida a agradecer por cada um dos privilegios que temos o prazer de desfrutar.

?A história de cada afegão é marcada por mortes, perdas e dor. E mesmo assim, percebe que as pessoas dão um jeito de sobreviver, de seguir em frente?.
comentários(0)comente



Nicolas523 24/12/2023

"A culpa era de Deus, por zombar dela daquele jeito."
"Cidade do Sol" é um livro que traz, principalmente, revolta e angústia. Ao longo da leitura, me questionei se não seria o sofrimento uma ferramenta explorada de forma gratuita pelo autor. Porém, considerando a humanidade com que trata suas personagens e a realidade perturbadora que inspirou as descrições de Khaled Hosseini, esta é uma história sobre o declínio social e moral do Afeganistão. Para representar isso, ele partirá da vida de duas personagens que, a princípio, parecem não possuírem nenhuma relação entre si, além de seu pecado primordial: são mulheres.

"Assim como uma bússola precisa apontar para o norte, assim também o dedo acusador de um homem sempre encontra uma mulher à sua frente. Sempre."

A primeira delas, Mariam, "uma mulher que vai ser como uma rocha no leito de um rio, suportando tudo sem se queixar" ? frase que resume toda a trajetória dessa garota/mulher de origem humilde e sofrida do interior. E Laila, uma jovem inteligente e impetuosa que, no entanto, tem seu vigor exaurido pelas consequências da guerra. Ambas perdem toda sua ingenuidade ao serem inseridas num cenário de violência, perdas, abuso e exploração.

O livro trata de muitos temas interessantes. Até mesmo nos instantes em que narra os contextos políticos, o andamento não fica enfadonho. Como um amigo meu apontou muito bem, a escrita de Khaled é polida, fluente, mesmo nas cenas mais chocantes. É impossível não se emocionar com toda vida de duas mulheres tão fortes. No fim, apesar de tudo, a esperança, não importa o quanto esteja distante, acha brecha em suas vidas.
comentários(0)comente



SimAo6 23/12/2023

Sobre tudo que não pensamos
Um relato comovente e muito dolorida de uma realidade cruel, porém muito recente.
O autor usa de forma muito inteligente uma historia pesada e muito comovente para mostrar a historia acontecendo de forma real, na vida de pessoas . No mundo onde o feminismo é bradado aso sete cantos tem lugares que nem de longe ele chegou.
Passo a passo, fase a fase Cabul vai se construindo e desconstruindo juntamente com seus personagens, paisagens com descrição primordial vão dando lugar a destruição , escombros. Até que consiga seu soerguimento dado pela força, orgulho e principalmente resiliência de seus filhos , que mesmo após repatriados voltam para onde se sentem responsáveis e principalmente onde suas raízes foram plantadas.
comentários(0)comente



missanaxx 18/12/2023

Um dos melhores livros da minha vida
Um dos melhores livros da minha vida. E não, não é exagero.
Eu encontrei esse livro por uma indicação em outra rede social, eles diziam que ia mudar sua percepção de vida, e que era facilmente um dos livros mais tristes e tocantes de todos. E sim, ele me tocou muito.

Primeiro somos apresentados a Mariam, inicialmente uma menina bastarda e muito inocente, e depois a Laila, uma jovem espirituosa e inteligente. Mas elas só vão ter seus caminhos cruzados no meio da história.
O jeito como o autor descreve com maestria o sofrimento e as vivências dessas personagens tão únicas em suas personalidades faz com você se jogue de cabeça na história, e vive torcendo, a cada capítulo por um pouco de esperança, por algo de bom que ocorra para essas duas mulheres. Um pouco de spoiler: isso não acontece.

A história de Mariam e Laila é tão bem desenvolvida e real que não parece ser fictícia, e isso por que há um fundo de verdade nelas. Elas representam todas as mulheres afegãs discriminadas e torturadas por seus parceiros e pela sociedade extremista e ditatorial do Afeganistão da época, que se perpetua até os dias de hoje, infelizmente pouco comentado pela mídia global. São várias Mariam e Laila constantemente espancadas, desrespeitadas e sendo tratadas como nada, enquanto são obrigadas a permancerem submissas a seus maridos e a essa sociedade patriarcal.

Esse livro mudou a minha vida, sério. É pesado, triste do começo ao fim, tem gatilhos de violência doméstica. Entretanto, cada personagem termina com um final condizente com sua história, por mais que não concordemos, o autor é tão genial que nenhum dos personagens foi negligenciado ou raso, todos eles possuem características únicas e finais dignos. Não fica nenhuma ponta solta no final.

Eu recomendo esse livro para todos da minha vida. Melhor livro de todos.
seeyou~~
comentários(0)comente



Yasmin1609 18/12/2023

Não sei nem oq falar desse livro, a escrita é cativante, emocionante e MUITO inteligente. A mudança entre as personagens é muito interessante e encaixou perfeitamente na história. Me emocionei várias vezes enquanto lia e nunca me senti tão orgulhosa de mim mesma por entender sobre oq o livro tratava (vlw Adilson), ao mesmo tempo aprendi muito sobre ética.
comentários(0)comente



Mayara.Torroglosa 18/12/2023

A leitura é fluida e interessante. Adoro conhecer um pouco da cultura islâmica, mas fiquei com o questionamento se essa não é uma visão ocidentalizada demais... Mas, ficção, né? Ok.
O drama em si é bom, e a amarração das personagens e "plots" ficou legal... Gosto do estilo do autor. Mas eu chorei mais em "O Caçador de Pipas" kkkkk
comentários(0)comente



Isa 18/12/2023

Emocionante demais
É completamente surreal essa história, porque apesar dos personagens serem fictícios, os eventos que eles vivem são reais. É real que mulheres são tratadas desse jeito, como lixo.
Terminei o livro sem saber de qual protagonista gostava mais. A Laila tem uma trajetória incrível, a história dela com o Tariq é linda demais. Mas a Mariam... Não tem nem como botar em palavras, é a mulher mais corajosa que eu já vi. Sofreu literalmente a vida inteira, e mesmo assim no final ela estava feliz.
É o primeiro livro de muitos que pretendo ler sobre o Afeganistão, um país cheio de história.
comentários(0)comente



whluiza 12/12/2023

"A cidade do sol [...]"
É um livro muito bom, li ele a muito tempo e já reli 3 vezes, a história é interessante e não é preciso fazer tanto esforço pra compreendê-la.
comentários(0)comente



LarissaPatricio 09/12/2023

O Destino é Homem
Esse livro não é fácil de ler. Não por sua escrita, mas pelo que está escrito. Tem estupro, pedofilia, violência de todos os tipos. Isso é um alerta! Porém, é um dos livros mais lindos que li.

O livro contará a história de duas mulheres, Mariam e Laila, que vivem em meio ao contexto histórico de guerras que ocorreram no Afeganistão desde a década de 50 até o fim da década de 90.

A vida delas não será afetada pelo destino, e sim, por homens. Apenas homens. Infelizmente, homens.
iwhendria 09/01/2024minha estante
estou lendo esse livro e realmente não é fácil de se ler.


LarissaPatricio 09/01/2024minha estante
nossa... muito pesado!! ?




jhhhade 29/11/2023

é.....
Muito morno, a história é muito previsível e eu não senti uma emoção lendo pq eu já esperava q ia ser só desgraça atras de desgraça, a narrativa não me prendeu e eu só terminei pq foi o escolhido do clube do livro que faço parte.
comentários(0)comente



Mi Lopes 28/11/2023

Uma ficção bem realista
Eu já havia lido "O caçador de pipas" do autor, então sabia que esse não seria qualquer livro, com um romance e flores.

É uma história pesada, sofrida, que nos permitem enxergar uma realidade não muito distante do que até hoje se vê num regime tirano, onde a mulher é vista com a única função de ser mãe e ainda ter que ser um menino para ser considerada digna. Além de uma guerra interminável e muitas vezes sem sentido que muda e destrói a vida de milhares de pessoas em diversas gerações. Mirian tem uma história sofrida de mais, me tirou várias lágrimas perceber como a inocência dela foi roubada, como ela nunca conseguiu ser amada e ainda passou por um casamento infernal, desmerecida, humilhada, agredida e escravizada por não conseguir dar tudo que o marido queria. Tinha uma vida miserável, mas mesmo amargurada, se achando completamente inútil para tudo, conseguiu ser o porto seguro de Laila. A forma como a relação das duas se desenvolve é linda, é emocionante e cheia de amor. O respeito mútuo desenvolvido, a cumplicidade e por fim a lealdade fez com que o livro se tornasse um dos meus favoritos. Não tem como não nos marcar. É uma história linda e triste, mas arrebatadora, que nos marca e fica na nossa memória. Eu adorei!
comentários(0)comente



eubea 24/11/2023

Mariam e Laila jo
??Pode contar seus segredos ao vento, mas, depois, não vá culpa-lo por contar tudo às árvores.?

Nunca tinha lido um livro sobre tal cultura. É realmente um absurdo pensar que esquecemos desse país, onde deve ter histórias como a do livro.

É tão triste e grotesco, como a mulher é tratada, como as personagens são tratadas. Você passa quase o livro todo torcendo para que uma delas faça alguma coisa, mas depois você volta a realidade de que lá é diferente daqui e não tem nada que elas possam fazer diante da realidade que são subestimadas.

Tem muitos gatilhos de violência contra a mulher. Mas o livro acaba com aquele pequena ponta de esperança. Me surpreendeu demais. Não recomendo para qualquer pessoa, por conta dos gatilhos. Mas vale pena ler.
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



Malena.Farias 21/11/2023

É um livro incrível, não imaginei o final que teria e amei. É triste e pode ser gatilho para muitas pessoas, por conta da extrema violência física que o livro retrata.
Ele vai tratar da vida de duas mulheres: Marian e Laila (que começam crianças e vão crescendo no decorrer da história). Que terão vidas muito difíceis e cruéis, em certa parte da história irão se unir nos mostrando que mesmo nos piores momentos podemos encontrar conforto em uma pessoa amada.
Digo somente que se prepare para sentir na alma cada decisão tomada.
comentários(0)comente



2012 encontrados | exibindo 226 a 241
16 | 17 | 18 | 19 | 20 | 21 | 22 |


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR