LSD 17/07/2022
Viver e ter esperança
Khaled Hosseini como sempre sendo verdadeiro, sensível e tocando os corações mais frios, eu chorei nesse livro do início ao fim e o sentimento de perda, de amor e de esperança foram surreais. Crei um afeto imenso por esse livro, e acho muito impossível alguém não se emocionar com ele.
O livro mostra tragédias que eu nem pensava que existiam, uma realidade totalmente diferente da minha, me deu muita consciência, mas o que ele mais me ensinou foi a ter esperança. Sabe quando alguém fala sobre uma tragédia e você pensa "eu não conseguiria passar por isso", é exatamente isso que eu senti, e o livro mostrou desde de acontecimentos que se curam com o tempo à tragédias tremendas que mesmo superadas, sempre vai ter uma lembrança ou um pensamento sobre em um momento aleatório.
É um livro incrível que me mostrou um sentimento inexplicável, que só lendo pra entender e sentir.
"José há de voltar a Canaã, não se lamente,
Cabanas vão se tornar jardins de rosas, não se lamente.
Se as águas chegarem destruindo tudo que vive,
Noé será seu guia em meio à tempestade, não se lamente." (Trecho de um ghazal de Hafez).
'Para quê? De que adianta ficar assim? Portanto, resolveu seguir tocando a vida. Faria isso por si mesma, por sua família, por seus amigos. E seguiu tocando a vida. Porque, no fundo, sabia que era tudo o que podia fazer. Viver e ter esperança. (De uma forma resumida, essa é uma das mensagens mais importantes do livro, mas não fica de uma forma maçante como se fosse um livro de auto ajuda, vc aprende de maneira natural com a história).