Eliane 19/10/2022
Uma obra pesada, mas emocionante
Do mesmo autor do livro "O Caçador de Pipas", Khaled Hosseini, “A Cidade do Sol” é uma obra densa, impactante, comovente e que nos provoca um turbilhão de sentimentos.
“Só há uma coisa na vida que precisamos aprender, e ninguém ensina isso nas escolas. A capacidade de suportar.”
Ambientada na cidade de Cabul, Afeganistão, em pleno governo do Talibã, a trama acompanha a vida de suas mulheres, cujos destinos acabam se entrelaçando: Mariam, de 33 anos, que muito cedo teve que se submeter a um casamento arranjado, e Laila, uma garota de apenas 14 anos que, devido a uma série de eventos que acontecem em sua vida, acaba fazendo parte da vida da outra personagem principal.
Essa leitura, além de nos contextualizar na história do Afeganistão e nos fazer compreender a realidade de país, oferece reflexões a respeito da situação dos direitos das mulheres no Oriente Médio, cultura islâmica, opressão, importância da educação, etc.
Livro recomendadíssimo!
"Em poucos anos, essa menina vai ser uma mulher que pede muito pouco da vida, que nunca incomoda ninguém, nunca deixa transparecer que ela também tem tristezas, desapontamentos, sonhos que foram menosprezados. Uma mulher que vai ser como uma rocha no leito de um rio, suportando tudo sem se queixar. Uma mulher cuja generosidade, longe de ser contaminada, foi forjada pelas turbulências que se abateram sobre ela."