Mariana 01/01/2024
Que clássico, senhores.
Eu comecei esse livro após ver o filme, e tenho que dizer que fiquei impressionada com o tanto de informação a mais que eu li. Foi um dos meus primeiros livros depois de muito tempo sem ler, e pra quem tá na mesma situação que eu, recomendo ler outros antes desse, pq a linguagem de vez em quando é beeem chatinha de entender, por ser mais antigo.
Sinceramente, eu achei um ótimo livro em geral. Achei meio confusa as decisões que os personagens tomam em algumas passagens, mas sinceramente, acho que grande parte delas podem ser justificáveis visto a situação que eles se encontravam e visto que todo mundo é MALUCO nessa história (não culpo eles).
O Fantasma era um gênio, isso não é mais dúvida pra ninguém, eu espero. O Don Juan Triunfante dele é claramente uma evidência disso.
No final, Christine realmente não amava Erik, só sentia pena e admiração por ele, e foi por isso que o beijou e o enterrou no final. O único problema dessa diva foi ser escrita em uma época onde mulher tinha a obrigação de ser descrita como frágil (???), porque ela é um ótimo personagem em geral.
Agora o Raoul... Me perdoem, mas que personagem IN SU POR TA VEL. Eu mesma preferiria mil vezes que o Erik ficasse com a Christine no lugar dele, e olha que o Erik é um LOUCO!!! Mas pô, pelo menos ele tem algum talento. O único talento do Raoul é ser insuportável e ser gado da Christine (e ele consegue fazer esse último ser PIOR que o do Erik, ainda).
Assim como o Persa e Christine, sinto muita dó do fantasma. Pobre Erik!?
Sim, ele foi um louco, assassino, doido e etc, mas já vou adiantando que passo pano SIM e inclusive quase fui às LÁGRIMAS quando ele contou pro Persa a sensação da Christine beijando ele. Acho ele um ótimo personagem, apesar de ser um homem completamente lelé da cuca, e ele foi um dos meus maiores motivos pra rir durante a história, por incrível que pareça (principalmente no rolê dos 20.000 francos).
No final, ele só queria ser uma pessoa comum, depois de tanto sofrimento.
Achei um bom livro. Não perfeito, mas bom. Pra quem gosta de arte, recomendo DEMAIS ver o filme/musical, porque as músicas são simplesmente impecáveis.
Pra quem gosta de ler, sofrer e rir um pouco, e quer ver a história do fantasma mais a fundo, recomendo esse livro.