spoiler visualizarGiuli 19/03/2023
Uma linda história de amor e obsessão
Que livro incrível rico de detalhes, você sente que está realmente visitando a casa de ópera de Paris, no começo achei meio arrastada a leitura porque estava com a cabeça presa às adaptações dos filmes, mas quando deixei de lado às comparações eu mergulhei dentro da história.
Nos filmes é muito pouco desenvolvido os personagens, mas no livro é muito diferente, você sente que eles tem algum passado, que tem histórias de vida, e o modo como Gaston expressa isso em forma de livro jornalístico dá muito mais essa impressão.
Mas algo que me frustou foi o pouco protagonismo da Christine, eu (novamente comparando com as adaptações) esperava que teria um momento no livro em que ela realmente tivesse uma cena do ponto seu de vista, e não ela conversando sobre algo já aconteceu.
A forma em que ele descreveu o amor de Raoul foi linda, você sente que ele a ama, teve momentos em que ele chorou e se sacrificou por ela é emocionante de se ver dá muito pra se indentificar e sentir por ele também.Na adaptação do musical/filme dá você nem percebe que ele realmente a ama, você pensa que ele não se importa tanto assim com ela e que quem realmente a ama é o Fantasma.
E falando no Fantasma, que anti herói fantástico, mesmo que eu já o conhecesse pelos filmes, dava a impressão de você não o realmente conhece, você não sabe do que ele é capaz de fazer e isso deixa a obra mais interessante, com ele senti medo, raiva e empatia. A sua obsessão por Christine é clara apesar dele ver como amor, e é assustador como ele se comunica, as vezes ele usava a terceira pessoa, como se (na minha interpretação) ele se visse superior, outro ser, como se não fosse humano
E o Persa? Que personagem magnífico, de longe um dos meus favoritos, é um absurdo não terem colocado ele nas adaptações ?, ele serve pra adicionar profundidade ao Erick (o Fantasma) , que até o momento não sabíamos nada sobre seu seu passado. Ele é o personagem mais racional de todo o livro e é muito "massa" como ele realmente enfrenta o fantasma, como ele é corajoso e inteligente, sem dúvidas ele rouba cena quando aparece.
Enfim esse é um dos melhores, quiçá o melhor livro que eu já li nesse ano.Sou apaixonada pela história, ela marcou um meu ano de 2022 quando a adaptação do musical pra filme saiu na Netflix, desde criança tive o interesse de saber a história do Fantasma da Ópera,(provavelmente influenciada pela Operetta de Monster High) e quando consegui saber pelo filme me encantou, assisti quase todas as adaptações de filme da de 1925 até a dos anos 2000 e o musical da Broadway. É um sonho realizado ter concluído esse livro, tenho certeza de que essa história marcou a minha adolescência e também a minha vida.
Obrigada Gaston Leroux
Caramba escrevi de maiskkkkkkkk pra ver o quanto gostei