Cris @cristinadaitx 15/11/2024Leitura emocionanteUma leitura difícil por diversos motivos: mais de 700 páginas; mais de 700 páginas angustiantes.
O enredo constitui, principalmente, a história de Jude, sempre rodeado por seus melhores amigos, mas trata, com ênfase, dos traumas de Jude e como eles influenciaram sua trajetória como ser humano e profissional. A angústia, a qual torna o livro pesado e ao mesmo tempo único, envolve a vida de Jude e os abusos que sofreu. Porém, vai além e suscita alguns questionamentos, entre eles: o quanto de sofrimento uma pessoa é capaz de aguentar? Quantas situações adversas uma pessoa é capaz de tolerar?
Após todos os abusos que sofreu, Jude tornou-se o advogado mais respeitado. Tem os melhores amigos, que o acompanham desde a faculdade. Foi adotado, quando adulto, pelas pessoas mais amorosas e generosas que já conheceu. Possui todo o dinheiro que o permite ter uma vida luxuosa. Mas, ainda assim, nunca vai esquecer e nunca vai superar. Sua saúde, extremamente debilitada, deixa-o próximo do fim que sempre esperou, porem, agora ele quer viver, para ficar ao lado do amor que, finalmente consegue encontrar. Entretanto, no período mais feliz de sua vida, o inesperado acontece. Será que dessa vez ele vai suportar? Oi melhor, por quanto tempo ele vai suportar? Dessa vez, não terá chegado, finalmente, o momento de descansar e acabar com tanto sofrimento?
Difícil decidir e assimilar os acontecimentos dessa história que, do início ao fim, leva o leitor a refletir sobre o ser humano, a crueldade presente no mundo e suas consequências.
Falta-me palavra para expressar o que está por trás dessas páginas?