La Máquina del Tiempo

La Máquina del Tiempo H. G. Wells




Resenhas - A Máquina do Tempo


815 encontrados | exibindo 316 a 331
22 | 23 | 24 | 25 | 26 | 27 | 28 |


Luiz 04/05/2022

O comunismo é, realmente, o fim da história?
Livro: A Máquina do Tempo
Autor: H. G. Wells

A Máquina do Tempo é um dos livros mais interessantes de H. G. Wells, ainda que seja um de seus primeiros livros. A história se baseia no peculiar interesse de um cientista que após construir uma máquina do tempo, decide viajar para o futuro e provar para seus amigos a possibilidade de sua existência, e que ao regressar do futuro, conta suas experiências numa civilização paradisíaca, e os mistérios decorrentes desse processo civilizacional singular.

Como praticamente todos os contos, Wells trabalha temas que perduram ainda hoje o imaginário popular; elementos trabalhados neste texto são revistos em diversos outros livros como: O Dorminhoco, Guerra dos Mundos, Deuses Humanos e etc, mas vale ressaltar que a forma do autor trabalhar este livro foi bem singular comparado a outros livros, que geralmente acabam por pecar em grandes rodeios para se chegar a determinados assuntos para serem discutidos.

Wells como se sabe era um Socialista Fabiano, ou seja, um tipo específico de socialismo que visa a revolução mundial global, incorpora até certo ponto as teorias de Marx, mas também é bem crítico a elas, como mostra detalhadamente na obra Nova Ordem Mundial e Conspiração Aberta, sendo assim, muitos temas são recorrentemente trabalhados em seus contos visando o fim da Revolução Mundial.

Dentre algumas ideias que são debatidas e desenvolvidas no livro, temos: a ideia da luta de classes é adaptada no embate entre os Morlocks e os Eloi, descendentes evolutivos dos proletariados e burgueses; o imaginário de constante avanço e progresso da história, de que a humanidade irá evoluir para um estágio biológico e social superior, assim como falava Marx e Comte, desta forma doenças, hábitos alimentares, a psicologia humana, animais e raças inferiores seriam superadas; a ideia de constituição de família seria abolida, a organização social entraria em equilíbrio com a natureza, dentre diversos outros temas são abordados.

O fim da história, da humanidade, para Wells é o comunismo, seja ele natural por meio da seleção natural, ou planejado racionalmente por meio do progresso científico; fica claro que para o autor o rumo da humanidade deve ser o comunismo amalgamado com o processo evolutivo biológico, social e psicológico, uma revolução completa, melhor do que a revolução russa, em que o autor também era um crítico, mas que ainda sim em última instância o fim da história que assola a humanidade é o fim do próprio planeta, portanto para impedir isto é necessário o domínio completo da natureza, seja ela humana e ambiental.

"Parecia que eu me encontrava em meio a uma humanidade em declínio. O pôr do sol avermelhado me fez pensar na decadência da humanidade. Pela primeira vez, comecei a perceber uma estranha consequência do esforço social no qual estamos empenhados hoje e ainda assim, pensando bem, é uma consequência bastante lógica. A força é o resultado da necessidade, a segurança gera fraqueza. O trabalho de melhorar as condições de vida, o verdadeiro processo de civilização que torna a vida mais e mais segura, havia atingido seu clímax. Uma sucessão de triunfos de uma humanidade unida ocorreu sobre a Natureza. Coisas que hoje são apenas sonhos se tornaram projetos deliberadamente executados e levados adiante. E o resultado estava diante dos meus olhos!"
(Viajante do tempo / H. G. Wells, p. 41)

"A própria Natureza é tímida e vagarosa em nossas mãos desajeitadas. Algum dia isso tudo será organizado e ainda melhor. Essa é a tendência da corrente, apesar da agitação. O mundo todo será inteligente, educado e cooperativo; as coisas se moverão mais depressa em relação à submissão da Natureza. No fim, com cuidado e sabedoria, vamos reajustar o equilíbrio da vida animal e vegetal para suprir as necessidades humanas."
(Viajante do tempo / H. G. Wells, p. 42)
comentários(0)comente



Laila 03/05/2022

Não promete nada e entrega TUDO
Ok, foi o meu primeiro livro de ficção científica então obviamente foi todo novo e diferente para mim!
Com uma narrativa de conversação o protagonista leva você para uma viajem MESMO!!! É difícil não acreditar que o Viajante do Tempo realmente estava nesse futuro (que ele caiu acidentalmente).
Tem até um epílogo para deixar o leitor mais intrigado ainda!!!
O livro é bem curto e MUITO interessante mesmo. Recomendo demais essa leitura!
comentários(0)comente



Welber 01/05/2022

Confesso que esperava mais. Porém se levarmos em conta que foi escrito à muitos anos da pra termos uma noção de como as pessoas da época imaginavam o futuro.
comentários(0)comente



Vitória 30/04/2022

Finalizada mais uma leitura do H. G. Wells. Obra clássica para quem gosta de ficção científica! Apesar de não ser meu gênero favorito, tenho gostado de tudo que leio desse autor.
comentários(0)comente



Jose.Neto 28/04/2022

Clássico é clássico
Bela história, pitadas de filosofia e teorias sociais ao longo da história

Sabemos que é um clássico, tanto pelo autor quanto pelo teor da história.

Vale a pena a leitura.
comentários(0)comente



Ana Elisa 23/04/2022

Mais ou menos
Achei muito interessante, fiquei presa na história e tudo mais, mas não sei, não me agradou tanto assim.

Uma leitura muito rápida, dá para ler em um dia tranquilamente de tão fininho que é a história.

O que mais me agradou é saber quando o autor viveu e a ideia incrível que ele teve ao criar essa história
comentários(0)comente



Suellen vieira 22/04/2022

A Máquina Do Tempo
*Máquina do Tempo*
Livro rápido, sobre um viajante do tempo( o nome e esse mesmo, pois esse livro não aparece muito nome de personagens) que inventa, adivinha? Uma máquina do tempo e a usa, viajando para um ano bem distante em que a sociedade e basicamente dividida em dois: um povo que vive na superfície da terra, que não são agressivos, mas também não são inteligentes e pessoas que vivem em baixo da terra que são um povo mais inteligente, mas ao mesmo tempo mais agressivo e como acontece em nosso tempo um povo vive da exploração do outro os mais fortes, os mais inteligentes superam os mais fracos.
Óbvio que o livro e muito mais que isso, existe uma forte crítica social na forma em que essa sociedade futurística e organizada, inclusive existe uma crítica a uma suposta evolução da espécie humano, em que o pensamento e o que nos tornarimos no futuro, uma sociedade mais tecnológica como vemos nos filmes e livros ou podeira ser uma sociedade em que a tecnologia não seria tão forte?
comentários(0)comente



Marcos.Carvalho 21/04/2022

Bom livro!
Publicado em 1895, o livro "A máquina do tempo" de H. G. Wells, pode ser entendido como a expressão das expectativas e das angústias do homem moderno frente ao desenvolvimento científico no século XIX. De forma inteligente e articulada, Wells transportou para a ficção os dilemas de seu próprio tempo, problematizando o otimismo e a crença de que o progresso científico poderia ser algo capaz de solucionar as questões sociais e promover a evolução da humanidade. Dessa maneira, o relato do Viajante do Tempo sobre sua ida ao futuro, revela uma perspectiva diferente sobre tal progresso. E assim, desenvolve-se toda a narrativa. Leitura recomendada!
comentários(0)comente



Icaro 17/04/2022

Bom livro
Não me impactou muito, li mais por causa do autor. Talvez fizesse sentido na época do lançamento, mas hoje acaba sendo meio clichê.
comentários(0)comente



Rosa 15/04/2022

Uma ficção fantástica. Já havia assistido o filme, mas ler a história do viajante, me fez viajar junto a ele pelo infinito tempo, além do que supomos existir a humanidade. Pois seria presunção nossa querer que a humanidade, como existe hoje, permaneça eternamente linear.
comentários(0)comente



William LGZ 15/04/2022

Um verdadeiro clássico do gênero!
Viagem no tempo é o subgênero de ficção científica que mais amo e foi bem interessante ver sua origem aqui! Demorou um pouco para a história engrenar mas fiquei muito satisfeito ao final.

O conceito da sociedade futurística criada por H. G. Wells foi muito bem desenvolvido, muito interessante também foi acompanhar a evolução das teorias e hipóteses do protagonista sobre ela. Apesar de também um pouco chato pra mim por eu ter antecipado algumas coisas, entretanto, não vi como problema do livro em si.

Porém a reta final e principalmente a conclusão da obra conseguiram me convencer de que é de fato um trabalho 5 estrelas, e definitivamente um clássico do gênero. O recomendo bastante!
Mari 16/04/2022minha estante
Agora pretendo ler


William LGZ 16/04/2022minha estante
Fico bem feliz com isso ??! Espero que goste.


Mari 16/04/2022minha estante
Eu também espero gostar! :)




Alessandra 13/04/2022

Visionário
Uma coisa é certa, se depender de Wells o futuro da humanidade é triste e não mudou nada para hoje e para o tempo o qual ele escreveu, o ano de 1895.
Continuamos com a divisão de classes: os ricos que desfrutam de uma vida plena, sem grandes preocupações e os operários que trabalham e sustentam os ricos.
Bizarro ver a visão de Wells sobre a humanidade, eu particularmente não acho que será assim. O mundo evoluiu muito em tecnologia, ciência e cultura, pode até ser que existirá essa divisão de classes que acho que nunca irá deixar de existir, mas não acho que o nosso futuro será tão alienado e desprovido de tecnologia.
A verdade que Wells é um visionário, pois escrever ficção cientifica no tempo dele devia ser difícil, viagem no tempo em uma máquina nunca tinha sido abordado.
Mas é uma história morna, simples, sem grandes atrativos ou dramas mirabolantes. No fim vemos que viajar no tempo deve realmente viciar as pessoas, pois é mágico voltar ao passado e ver seu futuro.
comentários(0)comente



Nika 12/04/2022

Adorei
Este livro foi um verdadeiro tapa na minha cara, a principio achava que não entenderia, nas primeiras paginas realmente foi assim, mas logo se tornou um livro viciante que quanto alguem me atrapalhava eu ficava brava
comentários(0)comente



Joy 10/04/2022

Uma leitura rápida, sem muitos detalhes. O autor busca ir direto ao ponto, sem muitos rodeios ou tentativas de criar uma atmosfera mágica, mas é uma leitura que ganha a atenção do leitor de imediato. É um bom livro.
comentários(0)comente



Tali 08/04/2022

A Máquina do Tempo H. G. Wells (1895)
Tal como muitos livros do gênero, A Máquina do Tempo é uma grande crítica aos rumos que a sociedade estava (e ainda está) tomando.

A história fala sobre um inventor do século XIX, e não conhecemos muito mais detalhes sobre ele. Isso faz com que o foco do livro saia do personagem e vá para os fatos em si. Tanto que, quando nos lembramos do que lemos, sentimos que fomos nós os viajantes do tempo.
comentários(0)comente



815 encontrados | exibindo 316 a 331
22 | 23 | 24 | 25 | 26 | 27 | 28 |


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR