Lariwoon 26/06/2019
Uma leitura de cinco anos.
O Senhor dos Anéis (volume único) é, sem sombra de dúvidas, o livro que me prendeu por mais tempo.
Comecei a leitura desta obra em 2014, vindo a terminá-la somente hoje, em 26/06/19. Não que eu de fato tenha passado cinco anos lendo este livro, ele pertence à uma biblioteca local e tive de devolvê-lo, voltando a pegá-lo emprestado somente este ano. O que importa nisso tudo é que, apesar de anos terem se passado desde a leitura da primeira página, eu nunca consegui esquecê-lo até poder finalmente terminá-lo.
A história de Tolkien é muito mais do que um relato dos acontecimentos desde a descoberta do "um anel" por Frodo até os acontecimentos que sucederam a jornada. É, realmente, um mundo inteiro a parte, onde tive a sensação de que jamais poderei compreender toda a história de antes e depois das Eras relatadas, como é de fato no mundo real.
É encantador sentir que há tanto por trás dos personagens que possibilite crer na existência daquele universo. Ao mesmo tempo esta imensa quantidade de conteúdo foi o meu maior desafio durante a leitura, pois por vezes sentir-me perdida na história dos exércitos, reis e demais personagens ali contidos.
Chegando ao fim da história, concluo que apesar da confusão de alguns momentos, O Senhor dos Anéis não seria tão grandioso quanto é, se não fosse construído exatamente como foi.
Se este é o trabalho de uma vida do autor, ouso dizer que é uma vida melhor aproveitada do que muitas com trabalhos mais diversos e menos marcantes.
Por fim, se o novo leitor estiver disposto a embarcar nesta viagem complexa e intensa, deve fazê-lo com paciência e atenção, pois de outra forma não poderá captar a história em todos os seus detalhes que, eu mesma admito precisar ler mais uma ou duas vezes na vida, para sentir que o fiz.
Foi, apesar do muito tempo dedicado, uma experiência agradável, envolvente, imaginativa e satisfatória, que me orgulho em dizer que, por hora, chega ao fim.