clichesliterarios 03/10/2021
leitura obrigatória, mas com seus prós e contras.
Nossa, que responsabilidade que é escrever sobre esse livro tão clássico e aclamado! Eu só queria avisar antes que eu acabei não lendo "O Hobbit" antes porque não tinha certeza qual era a ordem certa, mas vamos lá.
Sobre a construção do universo, tudo é impecável. Todas as relações entre os povos, as rixas entre elfos e anões, a passagem do Anel para cada Portador, a linhagem dos Reis, absolutamente tudo é explicado até os mínimos detalhes. Fiquei até impressionada em ler os Apêndices para ver as "histórias além do livro".
A respeito dos personagens, obviamente os hobbits são os melhores personagens ksksksk. Brincadeiras a parte, eu adorei todas as cenas do Merry e do Pippin, dei umas boas risadas. Mas acho que o personagem que mais me impressionou foi o Sam, a lealdade dele com o Frodo é inexplicável e insuperável, acho que ele com certeza é um dos personagens mais bem desenvolvidos do livro. E eu admito que senti um pouco de falta dos outros personagens, como Aragorn, Legolas e Gimli, que eu senti que ficaram bem em segundo plano nos dois últimos livros, especialmente o elfo e o anão.
Por mais que a construção do universo e dos personagens seja impressionante, no geral eu achei um livro bem parado. Desde o início tem vários e longos capítulos dos personagens só caminhando, só, no meio do mato. Então eu achei umas partes bem cansativas. E nas cenas de batalha também eu ficava super perdida, não entendia nada do que estava acontecendo e acabava pulando, mas faz parte.
Enfim, acho que consegui sintetizar os pontos que mais me chamaram a atenção mas recomendo demais que todos leiam esse clássico para cada um formar a própria opinião desse livro tão famoso.