Gabi 09/02/2022
Depois de quase 6 meses me dedicando à leitura desse livro, ele chegou ao final! Foi uma longa, mas interessantíssima aventura! Eu já adorava Senhor dos Anéis pelos filmes, mas sempre tive a curiosidade de ler o livro em si, apesar desse volume único com 1234 páginas intimidar. Mas decidi ler com calma, sem pressa e realmente entrar na história, conhecer os personagens e descobrir tudo o que ele tem para me mostrar.
A história é extensa e detalhada, Tolkien não se priva de nos apresentar esse novo mundo, a Terra Média, desenvolvida e imaginada por ele. Apesar de tão conhecido por suas cansativas descrições de cenas e cenários, achei a escrita muito fluida e ótima para que possamos realmente imaginar todo aquele mundo cheio de histórias e aventuras, para que possamos realmente entrar na mente do autor e ver com ele esse mundo de fantasia e fantástico. Com isso, o mundo consegue ser bem construído e os diversos povos e personagens conseguem ter sua própria história e profundidade.
É claro que grande parte da história se desenvolve no percurso, primeiro dos hobbits, depois da Sociedade do Anel e, mais tarde, dos exércitos e guerreiros. Vamos acompanhando as dificuldades, as batalhas, os inimigos, a dificuldade de locomoção (estamos falando de um mundo em que a montaria à cavalo é o principal modo de ir de um lugar a outro) e a própria dificuldade com relação à alimentação e descanso num momento em que todos estão correndo contra o tempo para destruir o anel e para vencer o inimigo. A lentidão dos personagens chegarem até algum destino nos dá a noção da dificuldade de sua missão e da demora que também para eles estava ocorrendo, assim como incerteza de se aquilo tudo daria certo ou não.
Eu não sei nem como falar desse livro, que é tão grande e tão rico em diversos sentidos, em poucas palavras. Apenas que foi uma experiência excelente e que se tornou um livro favorito, assim como os filmes já eram há tanto tempo. Achei impressionante a capacidade do Tolkien de criação, de desenvolvimento e de nos envolver na história que ele está contando. Fiquei afeiçoada por diversos personagens (mas o Sam é meu favorito, não tem jeito!) e me senti a dor e o desespero que eles sentiram durante toda a missão e as lutas. As cenas e cenários foram tão bem descritos e desenvolvidos, que não conseguir deixar de imaginar aquilo como se estivesse acontecendo na minha frente. Realmente uma experiência incrível!