machado 19/07/2023
Agora e para sempre, lara jean
A ficha de que minha leitura sobre as irmãs song chegou ao fim, ainda esta pra cair.
terceiro livro da trilogia envolvente da Jenny Han, que traz aprendizados sobre o valor da família, a importância de manter a memória de nossos entes queridos viva, amor verdadeiro e outras coisas clichês.
a leitura foi fluída, e leve. as páginas foram cada vez mais trazendo assuntos interessantes e intrigantes no contexto da história. eu achei os conflitos bem trabalhados também.
uma coisa que nao posso deixar de pautar aqui, é o fato do livro ser narrado apenas por uma pessoa. eu gostaria muito de ter o ponto de vista do Peter nos livros. para mim, é crucial para o leitor ficar ainda mais imerso na história, e ver as situações por outros olhos. porque eu analisei isso durante os 20 últimos capítulos do livro, que é onde mais tem conflitos (no geral, nao so entre a LJ e o Peter), e tudo o que temos sobre a linguagem corporal, reação, e pensamentos da outra pessoa da discussão, é só a partir da análise da Lara Jean. e, convenhamos, a lara jean tem 18 anos apenas, cara. ela ve o mundo de uma forma completamente diferente do pai dela, por exemplo. e, o peter, mesmo tendo a mesma idade, é um completo oposto dela. entao sim, eu preferia que houvesse um outro ponto de vista nos livros.
a escrita é confortável, nada muito difícil.
o desenvolvimento do relacionamento do peter e da lara jean poderia ter sido melhor.
é realmente um livro bem teen. se eu tivesse tido a oportunidade de ler quando era uns 4 anos mais nova, eu gostaria muito muito mais. mas, por gostar dos personagens, por curiosidade e pra poder ter mais uma trilogia com leitura concluída na conta, eu fui ate o fim. e nao me arrependo.
três estrelas e meia, porque nao gostei tanto quanto os outros, mas mesmo assim nao decepcionou tanto.
ps: vou sentir falta das minhas meninas song covey