Deskvice 03/05/2023
Minha nota foi 3.5 de início, mas depois de pensar um pouco mais, e entender um pouco mais o que ele queria trazer, mudei minha nota para 4 estrelas, não porque o livro é ruim, mas porque são conceitos de mais, e nem tudo eu consegui entender, nossa, longe de ter conseguido entender muitas coisas, mas também não é aquele bicho de sete cabeças que fazem.
Nietzsche realmente foi um escritor exceptional, e muito à frente do seu tempo, ele fala uma coisa nesse livro, que concordo imensamente com ele, e não estou só massageando o ego dele, é que é uma verdade.
Ele fala que ?A natureza sintética deste Crepúsculo é muito bem explicitada numa frase do capítulo ix: "Minha ambição é dizer em dez frases o que qualquer outro diz em um livro-o que qualquer outro não diz em um livro". ?
E ele fala sobre inúmeras coisas, liberdade, morte, consciência, eu, sociedade, moral, de tudo um pouco que envolve o humano, ele trás algumas coisas, coisas essas, muito bem colocadas. Como o homem venera ídolos, através ves de uma moral doutrinada, ele vai contra vários pensadores, e mostra a importância de moldar a sociedade, que ela esteja em constante progresso de uma moral que possa ser moldada, e não homens marionetes que devam ser controlados por ideais, e não realidades. A moral, ela é realmente moralista? Ou melhor, os moralistas, são realmente Morais? Esse conjunto de normas e valores precisa fazer sentido para todos, quando é só ideias, então o que é certo ou errado de fato? Sabemos, ou acreditamos saber, porque fulano falou que é imoral?
Seguir a moral preestabelecida nos faz sermos virtuosos? Negar e ir contra a moral, a ideias impostas por uma cultura ou pensador, nos faz sermos não virtuosos? Quando que precisamos ser o que não somos, só para negar a nós mesmo e criar uma ideia de moral, para sermos supostamente ?felizes?, isso deveria ser moralmente coreto? São tantas perguntas? E tantos conflitos, isso é felicidade, ou a criação de ?uma?, com algo irreal? A natureza é hostil a vida, o cristianismo cria dogmas, moral que estabelece normas e valores, condultas que muitas das vezes, é incongruente com o eu, é necessário a transvaloração, a criação de novos valores.