Nevernight

Nevernight Jay Kristoff




Resenhas - Nevernight - A Sombra do Corvo


941 encontrados | exibindo 16 a 31
2 | 3 | 4 | 5 | 6 | 7 | 8 |


Gisele @abducaoliteraria 30/07/2017

"Nunca trema. Nunca tema. E nunca, jamais, se esqueça."
Não há nada melhor do que pegar um livro com as expectativas lá nas alturas, e mesmo assim ele conseguir em muito superá-las. Eu fiquei encantada. E muito surpresa.

Aos dez anos, Mia Corvere viu sua vida desmoronar diante da execução do pai, por motivos de traição. Foi separada da mãe e do irmão, e em meio ao choque, conseguiu evitar um fim trágico e obrigou-se a prosseguir, motivada a dar àqueles lhe tiraram tudo, o que mereciam.

"Quando tudo é sangue, sangue é tudo".

O mundo que Jay Kristoff criou é completo, consistente, obscuro ao mesmo tempo brilhante. A cultura, mitologia e criaturas mágicas me deixaram maravilhada. Sabe quando você quer mais? As seiscentas páginas do livro não foram o suficiente para mim.

"Quanto mais brilhante a luz, mais profunda a sombra".

Mia tinha todos os motivos para se tornar uma garota fria e arrogante, mas ela possui uma sensibilidade comovente e se importa com as pessoas ao seu redor, mesmo quando não é recíproco. Os demais personagens receberam uma carga importante para a história e tornaram-se sólidos, com suas próprias histórias para contar. Adorei Tric, Naev, Mercurio e Ashlinn. Sobretudo o cronista Aelius e Sr. Simpático. O não-gato me conquistou e agora tudo o que eu mais quero é um gato feito de sombras como melhor amigo.

Os mistérios da trama esmagaram meu peito. Passei a desconfiar de todo mundo, até mesmo da própria sombra de Mia (literalmente). Me apeguei aos personagens e imaginar quem poderia estar por trás de acontecimentos terríveis ou ser a próxima vítima me despedaçou. Aliás, me senti despedaçada em diversos momentos da trama, com aquele nozinho apertado na garganta.

"- Receio que jamais saberá o meu nome - ela disse. Eu ando pelas sombras. Sou um murmúrio. Um suspiro. O pensamento que faz os bastardos deste mundo acordarem suando na veratreva".

Acho que o diferencial da história é possuir tantos diferenciais.

A escrita, deliciosa e precisa, com um humor dos bons, sarcástico e comedido. Jay Kristoff escreve e descreve com exímio, tanto as cenas de ação quanto as situações de maior carga emocional. Quanto à algumas (na verdade muitas) notas do autor no final das páginas, agregaram bastante para a construção do mundo. O autor possui uma maneira descontraída de conduzir as informações, um tanto dramático (propositalmente) e com um humor de arrancar gargalhadas. Achei essas notas (mais um) diferencial para o livro.

A esta altura, vocês perceberam que só foram elogios para essa obra. Eu fique com os olhos brilhando de admiração em meio a tanta coisa boa, a genialidade do autor para criar o mundo, personagens e o enredo. Trata-se de uma fantasia épica e a história faz jus ao gênero.

site: http://abducaoliteraria.com.br/
Puri Morais (@nocasoumabookaholic) 30/07/2017minha estante
Livro maravilhoso


Gisele @abducaoliteraria 30/07/2017minha estante
Puri, demaaaais. Eu amei muitão, rs.


Puri Morais (@nocasoumabookaholic) 31/07/2017minha estante
Mia é muito fodaaaaa. Quero muito ler a continuação




Micaela 01/04/2022

A narrativa começa extremamente confusa e cansativa, apresenta um universo COMPLETAMENTE novo e com características extremamente originais. Mas apesar disso, super recomendo que continue a leitura pois vale a pena. Temos uma personagem principal feminina forte e determinada, o que me surpreende por ser escrita por um homem. Inclusive não me avisaram mas as cenas hots neste livro são simplesmente incríveis. Entretanto, apesar de aprovar a narrativa, a construção de universo e personagem e o PLOT no geral, na minha opinião há muitos pontos incogruentes com a lógica anteriormente apresentada. Temos personagens apresentados como os melhores assassinos que pra mim, se mostraram fracos e vulneráveis demais. Sem contar a quantidade de assassinatos que no começo da história cada assassino tem uma quantidade que é apresentada como grande mas aí no final do mesmo livro uma adolescente mata o triplo se não até mais do que esses assassinos incríveis e melhores do mundo já mataram. Fiquei assim (???ué). Para o livro fazer mais sucesso, acredito que teria sido mais prudente que o autor deixasse um final mais intrigante para o leitor. Sou acostumada a ler trilogias/sagas onde um volume sempre finaliza de uma forma que o leitor não consiga seguir em frente sem antes adquirir a sequência e saber como a história continua. Gostei MUITO da história mas não sinto aquela vontade invencível de ler a continuação pq o primeiro volume não finalizou de forma a deixar esse desejo no leitor.
Bruno 22/04/2022minha estante
Eu ainda não acabei o livro. Mas veja, podia ser bem pior, existe um motivo plausível pelo menos. No mundo da obra percebemos que os sombrios são raríssimos. Um dos únicos existentes é simplesmente o lorde Cassius, então eu ja fiquei esperando q a mia fosse ser tão boa quanto, ou pelo menos próxima a ele. Achei difícil de engolir por exemplo a Celaena (trono de vidro) com 13-15 anos ser a maior assassina de todos os tempos, sem motivo algum, nesse caso me irritou mais do que agora em Nevernight. Também achei pouco o número de mortes dos professores (mas tava pensando q eles n eram as maiores lâminas, eram professores, não necessariamente os maiores assassinos).


Micaela 22/04/2022minha estante
Khmer, o segundo livro foi bem mais leve e mais fácil de ler. Depois que a gente entra no universo fica mais fácil se adaptar. Continuo achando os professores e os líderes da igreja vermelha muito fracos e até mesmo burrinhos kkkkk mas a trilogia me conquistou demais ??


Bruno 02/05/2022minha estante
entendi agora o que você quis dizer, terminei tem um tempo, mas lembrei agora desse comentário. Concordo, esperava um pouco mais no final, principalmente dos membros veteranos da igreja vermelha, foi bem decepcionante, não sei como aquele bando n foi extinto ainda kkkk




spoiler visualizar
Laryssa 07/10/2023minha estante
Tem hot?


Emily_rc9 07/10/2023minha estante
Tem, mas o romance não é bem o foco principal nem nos livros seguintes


Laryssa 07/10/2023minha estante
Obrigada!




Anne - @literatura.estrangeira 14/11/2017

Maravilhoso!!
Nevernight é um livro que mistura alta fantasia com romance jovem adulto em uma narrativa em terceira pessoa super especial. Eu chamo de narrativa especial, pois o narrador quebra a quarta parede e conversa com o leitor de uma forma que jamais presenciei antes. O narrador utiliza de notas de rodapé para nos informar peculiaridades sobre a história, além de ser muitas vezes cômico e expor sua opinião pessoal.

Nossa personagem principal se chama Mia, cujos pais foram assassinados na frente dela. Depois disso, mesmo muito nova, ela jurou vingança. E para cumprir essa promessa, aos dezesseis anos Mia se torna acólita da Igreja Vermelha para treinar e se tornar uma assassina de verdade e matar todos aqueles que destruíram sua vida e sua família anos antes.

"Apesar de todos os quilômetros e todos os anos, a vingança não era motivo suficiente para tornar-se o monstro que ela própria caçava."

Não é uma narrativa fácil - o livro tem mais de 600 páginas e é um mundo completamente novo. O tempo todo somos bombardeados com informações de lugares, títulos, nomes, etc, e as vezes fica difícil de assimilar tudo. Mas durante a leitura as coisas vão se associando e a leitura passa a ser prazerosa.

A história é bem complexa e cruel, já que para se tornar assassina da Igreja Vermelha, nem Mia e nem os professores pegam leve, então várias situações extremas como lutas sangrentas e mortes brutais acontecem de forma muito detalhada.

Enquanto o treinamento segue, Mia acaba fazendo algumas amizades entre os acólitos e até rola um romance com cenas de sexo explícito. Ah, ela também faz uns inimigos que vão tornar essa preparação mais difícil e perigosa do que já é. Além disso, Mia não é um ser humano qualquer, ela é uma sombria, um título que ela não entende muito bem e nem nós leitores, mas que aos poucos vai se revelando à medida que ela evolui e se desenvolve como acólita.

Mia é uma das personagens mais corajosas que conheci, e isso não é a toa. O Sr. Simpático, que é uma sombra, um não-gato que fala e que se banqueteia do medo dela, é um personagem muito leal, que faz parte de Mia, ao mesmo tempo que tem uma personalidade peculiar e cômica.

E o livro é todo assim: divertido, cheio de ação, amizade, amor, sofrimento, mágoa e reviravoltas insanas!

Apesar de ser um livro muito bem escrito e traduzido, só não favoritei porque também levo a parte física em conta. Nevernight foi publicado com páginas brancas, finas e com capa mole, sem ressaltos e verniz. O que é uma pena, pois é um livro que merece uma apresentação mais robusta.

"Nunca trema. Nunca tema. E nunca, jamais, se esqueça."

site: http://www.literaturaestrangeira.com.br/2017/11/resenha-1-nevernight-por-jay-kristoff.html#more
Gabriela Goulart 14/11/2017minha estante
Ele está na minha lista da BF, mas estava em dúvida, agora eu quero muito.
Pela sua resenha, achei ele parecido com Uma Chama entre as cinzas e adoro esse livro.
Parabéns pela resenha, está maravilhosa!


Anne - @literatura.estrangeira 17/11/2017minha estante
Ei Gabi. Compra porque ele é muito bom!! Quero ler Uma Chama dentre Cinzas, parece ser ótimo. Você leu?


Gabriela Goulart 20/11/2017minha estante
Anne, já deixei ele na lista oficial da BF...rs
Eu já li Uma Chama entre as Cinzas e Uma Tocha na Escuridão, amo demais esses livros e estou esperando ansiosíssima a continuação. Leia vale super a pena, você não vai se arrepender.




Morgana 14/01/2021

Gostei, mas...
Queria começar a resenha dizendo que eu gostei desse livro, mas não amei, como eu esperava (eu morri de tédio nas primeiras 400 páginas). E acho que quem já está acostumado a ler fantasia tem grandes chances de se sentir da mesma forma, porque o autor utiliza uma série de clichês e outras coisas que você já viu por aí um milhão de vezes em várias outras fantasias e escritas de formas melhores. O livro além disso tem notas de rodapé imensas a cada página o que quebrou o ritmo da leitura pra mim, sendo que o autor podia muito bem colocar aquelas informações no corpo do texto

Só nas últimas 200 páginas o livro ficou realmente bom e me prendeu, e apesar de tudo eu gostei desse universo com grandes inspirações no império romano (sim eu gosto muito da história de Roma) e da alternância de narrativa entre passado e presente. Ouso dizer que gostei mais da narrativa do passado do que a do presente e no fim fiquei bem animada pra continuação. E o bom de o livro ser longo é que vocês acaba se apegando aos personagens por que não tem como evitar depois de tanto tempo.

Um último ponto, que não é necessariamente ruim, mas me senti enganada tanto pelo autor quanto pelos fãs, foi que dizem por aí que essa é uma trilogia adulta, que tem muita violência, sexo explícito e não sei o que, mas eu achei esse livro totalmente YA, primeiro que pra um livro ser adulto ele tem que ter ?tramas adultas?, e mesmo considerando só o quesito violência, ainda sim não foi o suficiente, eu esperava bem mais violência e uma protagonista fria e sanguinária de verdade. Mas no fim Mia é uma Aelin de cabelo preto.
Carolina2788 14/01/2021minha estante
Aelin de cabelos pretos? Então, Vou ler! ??


Sua resenha ficou ótima! ?


Morgana 14/01/2021minha estante
Se vc gostou de Trono acho que vc realmente tem grandes chances de gostar desse livro aqui, pq tem muitas coisas que eu achei ?a msm vibe?


Carolina2788 26/01/2021minha estante
Indicação anotada ??


?




Jessy Martins 31/01/2021

Nunca tema
"Quem invoca a escuridão, acabará invocado por ela."

"- Não sei nada sobre o senhor - ela disse. - E confio menos ainda.
- Essas foram as primeiras palavras sensatas que ouvi você dizer. Mas se eu quisesse te matar, bastaria deixá-la aqui. Porque, sozinha, vai estar morta até a quasinoite."

" A borboleta se lembra de ser lagarta. Mas você acha que ela sente algo além de pena por aquela coisa que rasteja no limo? Depois de ter aberto as belas asas e aprendido a voar?"

Cara, eu amo uma fantasia (novidade), essa daqui é para quem gosta de sangue. Pensa em um livro sanguinário? Eu adoro e essa leitura foi um prato cheio. É um livro grande, mas até que a leitura flui muito bem.

A Mia é uma excelente personagem principal e os personagens adjacentes são bem construídos, e claro, não posso esquecer o Sr. Simpático (tenho um apego por você carinha).

Faltando 80 páginas para o término, eu estava tranquila, pensando "ah, agora temos o gancho para o próximo", mano, que nada, levei uma rasteira daquelas hahaha. Eu já desconfiava de um certo personagem, na metade da leitura, porém, joguei a desconfiança para o esquecimento e no fim, levei esse leve tapa na cara.
Gisele.xl 12/07/2023minha estante
Leve tapa?
Amaaaada isso foi uma surra digna de UFC ?????
Que tombo ????


Jessy Martins 12/07/2023minha estante
Kkkkkkkkk esse resumo é da 1° vez q li




K.G | @kennedy guedes 12/08/2017

BOM, BOMBOM NUM É, MAS É BOM É BOM
E é com essa famosa frase de lady Kate que defino esse livro.
Ele não é maravilhoso, mas não é ruim.
Aqui é contada a história da Mia, e pela sinopse a gente espera algo cheio de ação, meio sombrio e mágico, um Harry Potter com assassinos, Afinal teoricamente temos uma escola de assassinos, e a protagonista manipula a sombras e tal, mas olha, você assim como eu quando comecei a ler, está profundidade enganado.

O livro conta uma história póstuma, de como a protagonista se tornou uma lendária assassina e sua busca por vingança. E bom, o começo é muito lendo, a narrativa apesar de fluir, e extremamente confusa, você não sabe quem está narrando, se tá no presente ou no passado, e isso me fez ter vontade de abandonar. Mas eu persisti, pela premicia do livro, pensei" vou esperar ela chegar na escola/ Igreja/ Seita de assassinos. ( Aqui a morte e um tributo a Deusa da morte) E sim, melhora.

Quando essa consegue entrar pra essa " comunidade' o ritmo melhora somos apresentados a personagens muito FODAS e a uma atmosfera de tensão muito interessante, mas a narrativa e meio confusa porque a construção de mundo não fica muito clara, pelo que eu entendi, não existe noite, e o céu tem 3 sois.

Mia tem um crush tem um crush e com ele rende várias cenas de SEXO MEDIEVAL FOFINHO( eu sinto um medieval, apesar de não ser um livro medieval)

A partir da página 400 O livro me conquistou de vez, Eu estava completamente envolvido na história, com os personagens, com a Trama. E minina SO TIRO PORRADA E BOMBA, ERA TANTA COISA ROLANDO QUE EU NAO CONSEGUIA LARGAR. O final é maravilhoso.

O livro não é o que parece a primeira vista, apesar do ritmo lento a por mais de 300 páginas, a leitura compensa pelos personagens, pela Trama, E por todo esse mundo todo original que o autor apresenta pra nós.
Marcos 12/08/2017minha estante
Eu acabei de encomendar ele, já tava com as expectativas lá em cima! Que bom que bom que já fui cortado antes de me decepcionar.


K.G | @kennedy guedes 12/08/2017minha estante
Hauhau, mas de qualquer forma foi uma boa aquisição




Gio 18/03/2021

amei
É impossível não notar certas semelhanças com fantasias já existentes, porém a maneira como foi escrita tornou a experiência única.

A Mia é incrível, ela é muito forte mas ao mesmo tempo não tem o complexo de protagonista invencível que nunca erra. Ela é muito realista e sem escrúpulos, tem uma personalidade e um passado a ser explorado. Criei altas expectativas que foram devidamente atendidas aqui, e o final me deixou louca pra continuação.

Só faço ressalvas em relação à tradução da editora, termos errôneos foram usados e deveria passar por uma revisão mais sensível.
hugodiana 18/03/2021minha estante
O segundo é meu favorito


Gio 20/03/2021minha estante
tô louca pra começar o quanto antes, espero que certas pessoas não tenham morrido mesmo kk




Yas 14/12/2021

Extremos, e algo novo!
Vou começar falando o contrário da maioria das resenhas, não achei a escrita fluida, inclusive demorei umas 200 páginas para conseguir pegar o ritmo. Acredito que a maioria ache fluida pela quantidade imensa de diálogos, todos incríveis, inclusive!

O universo é muito bem trabalhado, te deixa entretido e curioso, a maioria dos personagens tem um carisma gigante e facilmente conquistam o leitor, até mesmo os animais, os que falam, e os que não falam.

A mia é incrível, tem personalidade e isso afeta um pouco o julgamento dela em muitas partes do livro, o que só mostra a humanidade dela, mesmo com situações tão difíceis pela frente, e deixadas para trás!

Não dei cinco estrelas pois o romance não me prendeu, e os capítulos iniciais foram arrastados e cansativos, de resto, tudo ótimo!! super indico
Alissa 09/01/2022minha estante
Tem Romance? Você achou muito pesado? É que não Li sua resenha por medo de spoiler


Yas 09/01/2022minha estante
oii, a resenha não tem spoiler!! tem romance mas não é o foco, e tem bastante coisa pesada sim, da uma olhadinha nos gatilhos!!




Celina 08/02/2021

Estupendo!
Para os desavisados de plantão. Não é para qualquer um. É Dark, cru e sem mimimi. Young Adult só na idade dos personagens. Tem hoticidade, tem violência, tem magia, tem política e tem saanguee, muitooo!
Qualquer semelhança com Game of Thrones é pura coincidência...??
JOSI RAMOS 08/02/2021minha estante
Caiu o forninho!!!!


Celina 09/02/2021minha estante
Haaaaaaa




Denise 14/03/2021

Nevernight
Eu adorei a história! Tinha lido algumas resenhas de que o começo era um pouco lento, quase toda série e trilogia são assim então fui lendo devagar e de boa. Mas depois a história te envolve de uma maneira que comi o livro com farofa ? enquanto não terminei o livro não sosseguei. Adorei a história, os personagens são maravilhosos até os vilões são daqueles de dar vontade de ?sovar a pau? já vou seguir a leitura. Amei e recomendo pra quem curte uma fantasia.
Celina 16/03/2021minha estante
Maravilhoso! Melhor fantasia dos últimos tempos!


Denise 19/03/2021minha estante
Muito bom ?




Suka - Pensamentos & Opiniões 14/06/2020

Mia na infância viu seu pai foi enforcado por traição, sua mãe ser levada à prisão conhecida como Pedra filosofal e ela ia ser morta até consegui fugir, descobrindo ser uma sombria, ficou vivendo nas ruas na tentativa de se manter até que conheceu seu “mentor” e tornou-se uma ótima assassinada.
A história intercala entre o presente de Mia em busca da Igreja Vermelha para tornasse uma assassina "profissional" e o seu passado desde a morte do seu pai
Ela partiu na sua busca pela escola de assassinos, no caminho encontrará Tric e juntos eles vão passar por alguns momentos tensos antes de achar a igreja, quando finalmente consegue chegar nela e serem aceitos, suas aulas começam, e o inferno em sua vida também.
Cada dia dentro da igreja vermelha é um novo aprendizado para Mia, aos poucos ela se aproxima de alguns concorrentes que acabam se tornando amigos, mas não há vagas para todos, por isso ela precisa ter em mente que ali todos são concorrentes, mas ela ainda guarda um pouco de sentimento como a piedade para si. Ela também tentará descobrir o que ela é.
Na minha primeira tentativa de ler o livro, não consegui me prender a história e parei em 10% da leitura, mais ai surgiu uma leitura coletiva e decidi participar, confesso que no início fiquei bem trava na leitura do livro, mas decidi manter-me lendo ele e confesso que me apaixonei pela história da Mia e já quero ler as continuações.
As notas de rodapé são interessantes em alguns momentos, em outros desnecessárias, em outros engraçada.
Mas como disse, é uma história pela qual me apaixonei e já quero saber o que irá acontecer nos próximos livros.

site: http://www.pensamentosopinioes.com
Leitura e . 14/06/2020minha estante
Oii... Bom diaa... Tudo bem?... Desculpa por interromper sua leitura, mas gostaria de te convidar a me seguir no Instagram para acompanhar minhas leituras... te espero lá...?
Obrigado.
@leituraeponto


Xabriel 14/06/2020minha estante
Interessante sua resenha, fiquei interessado no livro agora.




EvellynCristine 15/05/2021

Crónicas da Quasinoite: Nevernight, A Sombra do Corvo
"? Você começa do nada. Não possui nada. Não sabe nada. É nada.
? E por que eu faria isso? O velho apagou a cigarrilha no chão entre os dois. Seu sorriso a fez sorrir também.
? Porque então você será capaz de tudo."

Ainda precioso me recuperar depois desta leitura. O que estou me perguntando é, o que será dos outros livros de fantasia depois de eu ter lido essa obra prima.
Escrita maravilhosa e fluída, que contém notas com informações para entendermos melhor a história, mas escritas de uma forma tão irônica, sagaz e até cômica que me fez não ter preguiça ou tédio de le-las.

Os personagens são tão bem construídos, o escritor te da informações, e fatos só para no final te mostrar que aquilo é nada comparado ao que irá ser aprofundado futuramente. O livro é em 1° pessoa, e vamos descobrindo junto com a protagonista Mia sobre ela mesma e o que ela quer nos mostrar.

Livro incrível, escrita impecável, personagens enigmáticos e bem construídos, e um mundo fantasioso que ainda tem muito do que se explorar!

Obs: o conteúdo é bastante gráfico, detalhes de mortes e detalhamento de cenas sexuais. Quem é sensível a isso por favor, só leia caso se sinta confortável.

"Mas no fim das contas, este conto é apenas um de três. Nascimento, vida e morte. Então tome a minha mão. Feche os olhos. E caminhe comigo."
Bigu 16/05/2021minha estante
Resenha topssíma


EvellynCristine 16/05/2021minha estante
obrigada ?




Gustavo | @guh_santtoos 26/07/2021

A Sombra do Corvo ??
Mia Corvere, uma jovem, presenciou sua família sendo brutalmente assassinada pelo Cônsul Scaeva quando ela era criança, um motim para acabar com a república e seus motins contra os adoradores do deus Aa (o Senhor da Luz). Agora, ela quer vingança, e a sombra em seu corpo está com fome, mas para ter sucesso em seus esforços, Mia precisa descobrir o mistério da igreja vermelha e se tornar uma Lâmina, uma seguidora leal de Niah, a deusa da noite.


Tá aí uma fantasia para adultos, sem mimimi... Nevernight tem de tudo, sangue, nudez (pra não falar outra coisa) sangue, morte, eu já disse sangue?

Mia acaba se tornando ao longo do livro uma personagem compreensível, mas antes o leitor pode enxergar ela como muito marrenta, as vezes pode até parecer irracional. Pelo menos a personagem não precisa ser resgatada por um príncipe encantado. A mulher é casca grossa kkkkk.

Faz um tempinho que li o livro, porém lembro de uma coisa que me incomodou muito, e isso foi a imersão do universo criado pelo autor. As primeiras 150/200 págs são bem lentas, então tenha um pouco de paciência para você conseguir pegar o ritmo e ficar por dentro de todo aquele universo.

As notas de rodapé também podem empacar um pouco o leitor, até por que esse livro tem muitas, mas muitas mesmo (?)


? Nevernight é totalmente imprevisível, o autor não tem apego aos personagens, e isso vai acabar chocando o leitor. Nota máxima (5?)

?? Esqueçam Sombra e Ossos! Nevernight é sem dúvidas uma das melhores fantasias da atualidade.
Belarmino.Alves 27/07/2021minha estante
Se gostou desse o segundo volume vai surta kkk


Gustavo | @guh_santtoos 28/07/2021minha estante
Agora tô empolgado kkkkk




Nadine 24/03/2020

Meio foda você querer continuar uma trilogia sendo que um dos personagens mais intrigantes e que desperta mais interesse morre logo no primeiro livro. Não que seja uma história ruim, é bem refrescante ter um monte de descrições tão... Visuais, sem o enfeite sentimental e tudo o mais, mas eu só vou continuar a série pra descobrir uma coisa que me chamou a atenção nos mapas que estão no livro.
Lívia Gomes 24/03/2020minha estante
Oh filha.. Olha o spoiler


Nadine 24/03/2020minha estante
Tecnicamente não é spoiler se você considerar o contexto do livro




941 encontrados | exibindo 16 a 31
2 | 3 | 4 | 5 | 6 | 7 | 8 |


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR