StarTiny 26/05/2023
Todo mundo deveria ler esse livro pelo menos uma vez.
É impossível escrever uma resenha à altura da perfeição que é esse livro. Só posso dizer que amei. É uma leitura fluída, cheia de reflexões e muitas muuuitas verdades. Você se questiona muito, pensa muito e consegue sentir todo o peso que a história carrega. O quanto tudo é muito real. O livro aborda muito bem sobre racismo e violência contra jovens negros. Além disso tem muitas outras questões e por isso vale muuuito a pena ler essa obra.
É um daqueles livros que vale a pena ler até os agradecimentos, e não, não tô brincando. Com certeza favoritado. Já tá no meu top melhores do ano.
E ah, vale a pena assistir o filme, de mesmo título, também. Ele é incrível e consegue transmitir toda a ideia do livro sendo bem fiel aos acontecimentos.
.....
Agora lá vai algumas das várias frases que me chamaram mais atenção pra te incentivar a começar logo essa leitura.
?Pac disse que Thug Life, ?vida bandida?, queria dizer The Hate U Give Little Infants Fucks Everybody, ou ?o ódio que você passa pras criancinhas fode com todo mundo"'
Espero que nenhuma delas me pergunte sobre as minhas férias. Elas foram para Taipei, para as Bahamas, para o parque do Harry Potter. Eu fiquei no meu bairro e vi um policial matar meu amigo.
? Eu não conheço aquele Khalil.
Esse é o ódio que estão semeando, filha, um sistema elaborado contra nós. Essa é a vida bandida, a vida marginal, a Thug Life.
Engraçado. Os senhores de escravos também achavam que estavam fazendo a diferença na vida dos negros. Que os estavam salvando do ?jeito selvagem africano?. Mesma merda, século diferente. Eu queria que pessoas como eles parassem de pensar que gente como eu precisa ser salva.
Esse é o problema. Nós deixamos as pessoas dizerem coisas, e elas dizem tanto que se torna uma coisa natural para elas e normal para nós. Qual é o sentido de ter voz se você vai ficar em silêncio nos momentos que não deveria?
Sejam rosas que crescem no concreto. ?