Kafka à beira-mar

Kafka à beira-mar Haruki Murakami




Resenhas - Kafka à Beira-Mar


393 encontrados | exibindo 1 a 16
1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6 | 7 |


eva.varão 15/11/2024

Vale a pena a leitura
Kafka à beira-mar é uma daquelas histórias que te envolvem de um jeito que você nem imagina. A jornada de Kafka Tamura, um adolescente que foge de casa para escapar de uma profecia sinistra, é cheia de reviravoltas e mistérios.
A jornada de Kafka Tamura, um adolescente que foge de casa para escapar de uma profecia sinistra, é cheia de reviravoltas e mistérios.
A história te leva por paisagens urbanas e rurais, misturando o real com o fantástico. É como se você estivesse em um sonho lúcido, onde tudo é possível.
Cada personagem tem sua própria história e peculiaridade, e a forma como eles se conectam é simplesmente genial.
Se você gosta de livros com muita ação, pode ser que a narrativa te pareça um pouco lenta em alguns momentos.
Além da aventura, o livro te convida a pensar sobre temas como destino, identidade e a busca pelo sentido da vida.
Mas nem tudo são flores
A trama é bem elaborada e cheia de detalhes, o que pode deixar alguns leitores um pouco perdidos no início. Eu tive dificuldade de entender no início, mas depois a leitura fluiu bem. Eu super indico
comentários(0)comente



Fpxx 12/11/2024

Como isso nao tem um nobel?
Sinceramente, achei que nao teria como outro livro do Murakami ser melhor que caçando carneiros, e eu errei feio? Kafka a beira mar se torna possivelmente o melhor livro que ja li e tenho dificuldade de imaginar como outro pode ser melhor, e dificuldade maior ainda de aceitar que ele acabou? Nao sei muito bem como descrever o que senti ao terminar, realmente é algo unico. Se vc esta em busca de algo novo pra ler, leia Kafka a beira mar e contemple esse belo livro!
Fpxx 12/11/2024minha estante
Obs: li no Kindle e agora preciso absurdamente comprar ele fisico ?




jay (is reading) 04/11/2024

A vida é uma metáfora?
Um dos livros mais absurdos que ja li. ja é um favorito.
esse livro é tão único, esquisito e maluco que fica difícil escrever sobre ele.
o fato é que o murakami escreve maravilhosamente bem, e as histórias mais loucas que ja li. são tantos detalhes e partes que eu simplesmente não conseguiria dizer. mas ao mesmo tempo, o livro possui uma clareza na sua mensagem em ser ambíguo, pessoal e abstrato. a leitura flui como em um sonho, algo que se sente ao invés de se entender. e é isso que o torna tão especial, não precisa de explicações, não te induz a nenhum pensamento, ele apenas existe e isso te faz sentir tudo.
comentários(0)comente



Apolo.Ribeiro 01/11/2024

Meu Querido Kafka Tamura
Creio que este seja o melhor livro que li na minha vida até hoje.

Nunca havia me conectado tanto com certos personagens como aqui, nunca havia me identificado tanto com um autor quanto Murakami. Todos os gostos dele, que ele transpassa para os personagens, como as músicas, os carros, os livros, tudo é muito parecido com os meus gostos próprios. Kafka À Beira-Mar é um livro que eu teria escrito.
E uma coincidência absurda, digna da própria obra, me ocorreu ao ler este livro. Eu e o personagem do Kafka temos muito em comum. Idade, apreço pelo autor Franz Kafka, gosto musical parecido (Dylan, John Coltrane), gosto por literatura, e, mais especificamente, uma paixão absurda por bibliotecas. Eu não sei se é comum, mas eu tenho uma fixação por bibliotecas, é coisa dos meus sonhos passar horas perdido por bibliotecas enormes. Eu havia sonhado com uma na noite anterior de eu começar a ler o livro. Então, enquanto eu lia e quanto mais conhecia o personagem, mais eu me identificava e mais eu me apaixonava por ele. Sei que parece piada, mas o  Kafka é literalmente eu.

Essa coincidência fez eu me apaixonar pelo livro, de fato, mas mesmo que eu lesse ele só daqui 10 anos eu ainda o amaria, pois ele é primoroso em vários pontos. A escrita do Murakami, suas referências, seus personagens muito humanos, sua maneira de escrever os pensamentos destes personagens, e as situações oníricas desse romance, são todos ótimos elementos. Não quero dar spoiler, mas esses eventos sobrenaturais são algo muito legal e que eu descobri que amo. É uma história típica japonesa.

Li ele muito rápido, pois a maneira que Murakami escreve e divide os capítulos, sempre terminando-os de uma maneira maravilhosa e intercalando entre as visões dos dois personagens (a maneira como a história vai aos poucos se ligando também é muito satisfatória), não deixa você parar de ler. Algo parecido com Suicidas, do Raphael Montes, mas sem qualquer gancho de thriller, apenas reflexões filosóficas que são muito boas.

Eu poderia falar mais sobre os muitos significados de tudo isso, sobre reflexões filosóficas do livro, mas isso é algo que só é aproveitado, de fato, sem se saber tanto sobre eles e lendo o livro em si. A leitura mais prazerosa dessa minha vida. Amei cada linha deste livro.
comentários(0)comente



mresio 30/10/2024

Adoro as histórias de Murakami, mas esse livro foi um pouco lento e, em certos momentos, até cansativo. Ainda assim, ele consegue manter o encanto que faz os leitores voltarem sempre ao universo do autor. A narrativa traz uma mensagem interessante e tem suas qualidades, mas não chega a ser um dos pontos altos da obra de Murakami.
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



Luan 20/10/2024

Belo e familiar
Terminei, e o que posso dizer é que Murakami parece escrever uma grande saga sobre o trauma de ter sido abandonado pela mãe, de ter tido um pai negligente e de ter um propósito indescoberto. Bonito e profundo, apesar de rimar com suas outras obras, que falam sobre o mesmo assunto.

"De modo que busco imparcialidade e justiça tanto quanto qualquer um. Mas muito mais que isso, o que me desgosta são as pessoas desprovidas de imaginação. Os “homens vazios”, de T. S. Eliot. Gente que preencheu esse vazio, esse vácuo deixado pela ausência da imaginação, com a palha da insensibilidade, e anda por aí sem ao menos se dar conta do que aconteceu com eles. (...) Acabo sempre dizendo e fazendo o que não devo. Não consigo me conter. Esse é o meu ponto fraco. Sabe por que isso se transforma em ponto fraco?
— Porque tratar com seriedade todas as pessoas desprovidas de imaginação é se desgastar infinitamente?
— Exato"
comentários(0)comente



Bruna 18/10/2024

Ler Haruki é sempre uma viagem? dessa vez foi uma releitura, mas já não me lembrava de várias passagens e posso dizer que estou tão supresa e impactada quanto a primeira vez.

Haruki é simplesmente genial, a forma como ele faz analogias, cita autores e filósofos consagrados faz com que o livro se torne ainda mais incrível.

Para a leitura o que eu recomendo é ir com o coração aberto e sem esperar nada, porque ele foge do comum, sendo uma caixinha de surpresas a cada novo capítulo.
comentários(0)comente



spoiler visualizar
amanda. 06/10/2024minha estante
sim! a narrativa do nakata bem mais interessante e achei que o autor podia ter se aprofundado mais nela




Michiko2 08/09/2024

Murakami nunca decepciona
"Kafka à Beira-Mar", é um mergulho fascinante em um mundo onde realidade e imaginação se misturam. Com personagens como Kafka, Nakata, Oshima, Hoshino etc.., o livro aborda temas de solidão, destino e a busca por identidade. É uma leitura envolvente e cheia de mistérios com várias camadas de significados.
comentários(0)comente



marinadietzsch 25/08/2024

Kafka à beira-mar
Um dos meus livros favoritos!
Amei muito. Me identifiquei um pouco com o Kafka e adorei o Nakata.
Fiquei com vontade de ler mais livros do Haruki Murakami depois desse. Penso que esse livro seria um potencial filme do Hayao Miasaki.
comentários(0)comente



aliceeee0 24/08/2024

Meu primeiro contato com o murakami, eu não sabia nada dele e não conhecia o estilo de escrita, fui tomando conhecimento ao decorrer do livro e acho que isso foi um ponto positivo.
Um dos pontos que muitas pessoas destacaram nas resenhas sobre esse livro é que ele era muito denso, no início eu não compartilhava dessa opinião, mas chegando em uns 50% da história eu comecei a entender o por que destacavam a densidade. Tem momentos que é super desconfortável, ele realmente consegue provocar o leitor e te deixar inquieto com a estranheza dos acontecimentos e não necessariamente isso é algo ruim( pelo menos na minha visão) mas pode ser um fator que torne a leitura mais lenta.

Nakata, eu amo você.
comentários(0)comente



Gabe_Yoda 22/08/2024

Transformada em palavras, a resposta perderia sentido
.
Eu li esse livro no momento ideal da minha vida. Sei que as descrições um tanto oníricas de alguns dos eventos não são obviamente decifradas. Porém, onde minhas palavras não conseguem expressar com precisão o que eu extrai da narrativa, meus sentimentos entendem com certeza.

Fico feliz de não ter lido esse livro quando era mais novo, havia muito que eu teria de vivenciar. De qualquer forma, gostaria de destacar um ponto: o prólogo é especialmente intrigante, meu chapa!

--

"E, quando a tempestade passar, na certa lhe será difícil entender como conseguiu atravessá- la e ainda sobreviver. Aliás, nem saberá com certeza se ela realmente passou. Uma coisa porém é certa: ao emergir do outro lado da tempestade, você já não será o mesmo de quando nela entrou. Exatamente, esse é o sentido da tempestade de areia."
comentários(0)comente



Jessica 18/08/2024

"E, quando a tempestade passar, na certa lhe será difícil entender como conseguiu atravessá-la e ainda sobreviver. Aliás, nem saberá com certeza se ela realmente passou. Uma coisa porém é certa: ao emergir do outro lado da tempestade, você já não será o mesmo de quando nela entrou. Exatamente, esse é o sentido da tempestade de areia."

Este livro é como a tempestade de areia.

Embarcamos na jornada de Kafka, um jovem de 15 anos que resolve fugir não só de casa mas também do seu destino, marcado por uma profecia nos moldes de Édipo e também na jornada de Nakata, que quando criança passou por uma experiência inexplicável e que, desde então, embora desprovido de conhecimento, possui uma sabedoria tocante (além da capacidade de conversar com gatos).

Toda a história é marcada pelo realismo fantástico característico de Murakami e que por vezes mergulha no surrealismo, sendo permeado por metáforas, pensamentos filosóficos e referências que vão da cultura grega à modernidade, bem como de temáticas por vezes bem pesadas e tratadas de forma única.

Mergulhei na árdua e desconhecida jornada dos personagens e me frustrei pela completa falta de resposta a todos os questionamentos que a história nos apresenta. Me senti abandonada pelo Autor que me fisgou e me deixou abandonada às minhas próprias teorias. Mesmo assim, não sai da leitura vazia, o que não torna este livro ruim.

"Numa cadeira à beira-mar, Kafka
Pensa no pêndulo que move o mundo.
O ciclo espiritual se completa,
E da esfinge que não vai a lugar algum
A sombra em faca se transforma
E trespassa seus sonhos."
comentários(0)comente



Tay 08/08/2024

Eu já havia lido outros dois livros do Murakami, mas essa é a primeira vez que leio um dos famosos. A proposta da obra é até bem criativa, te desperta atenção. Os dois personagens principais são bem construídos. Não gosto tanto assim do Kafka, mas não dá pra negar que sua história é bem feita. Todo o desenrolar da trama ficou cansativo e confuso a partir dos 50%, o que me fez criar uma certa decepção. Tinha tudo pra ser excelente, mas teve alguns desvios. O realismo fantástico de Murakami é muito interessante, mas sinto que ele sempre falha em pontos principais.
comentários(0)comente



393 encontrados | exibindo 1 a 16
1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6 | 7 |