É isto um homem?

É isto um homem? Primo Levi




Resenhas - É Isto um Homem?


412 encontrados | exibindo 151 a 166
11 | 12 | 13 | 14 | 15 | 16 | 17 |


Cláudia - @diariodeduasleitoras 04/08/2022

É isto um homem
?Os personagens destas páginas não são homens. A sua humanidade ficou sufocada, ou eles mesmos a sufocaram, sob a ofensa padecida ou infligida a outros.?

Olá, leitores..
Mais um post com o tema: Holocausto! Às vezes ouço pessoas dizendo que não aguentam mais ouvir falar sobre esse assunto. Lamentável! ?Àquilo que não relembramos, estamos fadados a repetir?, já dizia alguém..

São inúmeros os livros que tratam sobre o Holocausto, porém, poucos são tão impactantes quanto.

Nenhum dos fatos narrados na obra foi fruto de imaginação, infelizmente. Primo Levi, escritor e químico, foi um dos poucos sobreviventes dos campos de extermínio.

O livro ?É isto um homem??, que começou a ser escrito quando Levi foi deportado para Auschwitz em 1944, não traz nada de novo, apenas descreve certos aspectos da alma humana. Este livro teve como finalidade libertá-lo de todas as suas reflexões feitas ao longo de sua permanência naquele que ficou sendo o mais conhecido campo de concentração: Auschwitz. Por isso, considero o livro filosófico, uma reflexão sobre a condição humana dentro de uma situação limite.

Depois de tudo passado, Levi carregou pelos mais de 40 anos seguintes (até seu falecimento em 1987) não apenas o número 174.517 gravado em seu braço esquerdo, mas as chagas da degradação humana: a torpeza sádica de aprisionar, escravizar, torturar física e psicologicamente um semelhante até a sua brutal aniquilação.

?Fechem-se entre cercas de arame farpado milhares de indivíduos, diferentes quanto a idade, condição, origem, língua, cultura e hábitos, e ali submetam-nos a uma rotina constante, controlada, idêntica para todos e aquém de todas as necessidades?

?Como é que, sem raiva, pode-se bater numa criatura humana??

?Se isso acontecesse outra vez... Absurdo: se neste mundo existe algo certo, é que nunca mais isso nos acontecerá.? (assim esperamos!)

Já leu a obra? Indica algum outro título do tema?
comentários(0)comente



Faluz 31/07/2022

É ISTO UM HOMEM? - Primo Levi
Que experiência tocante esse livro nos proporciona.
Não é um relato de dores de uma pessoa que sofreu nas mãos do nazismo mas, expressa como a condição de ser um humano se desfaz diante das dificuldades impostas por essa situação.
Não é um relato contra uma pessoa, um regime, uma guerra mas a constatação de que sem mínimas condições nossos valores se prestam e nos deixam feito indivíduos abjetos e sem critérios e mínima humanidade.
Tocante.
Termina-se a leitura com um questionamento sobre: E ISTO UM HOMEM?
comentários(0)comente



BG leitor 15/07/2022

A quem se interessa pelo tema, é um livro inesquecível. Primo Levi aborda a humanidade que morre no campo, muito antes da morte dos homens. É tocante, emocionante. O viés é muito diferente dos outros livros que já havia lido sobre o assunto. Não à toa se tornou uma obra tão aclamada. A leitura flui e as palavras parecem que são escolhidas a dedo e com muita delicadeza. Antes de terminar o livro, já tratei de comprar outros dois do mesmo autor. Recomendo.
comentários(0)comente



GianL 15/07/2022

Arrebatador
É um daqueles livros que te batem, dão uma surra, indo além da dor física. Abre os olhos pra falta de humanidade que ainda é presente no mundo. É sobre o quanto somos animais, baixos, apenas iludidos pela ideia de "liberdade" e posse, que, perdidas, nos transforma em algo pior que o nada.
comentários(0)comente



Will 27/06/2022

Relato brutal, mas muito necessário...
“É isto um homem?” nos insere no ambiente desumano (e infelizmente real) de um campo de concentração. Primo Levi foi um judeu italiano enviado para Auschwitz que relatou a chegada e rotina no campo, até a libertação dos Aliados.
Um livro terrível de se imaginar, mas extremamente real, o que assusta ainda mais. O livro é muito bem escrito, mas também muito objetivo e consegue transmitir com precisão as sensações que o autor teve durante a degradante situação imposta, sem nenhum tipo de autopiedade. Sentimentos, sonhos, pessoas queridas: lembranças cada vez mais distantes quando cada dia se resume a tentar conseguir alimento, sem morrer de exaustão ou ser morto. A morte é sua sombra em qualquer regime autoritário, onde ser diferente é sinônimo de precisar ser eliminado.
Primo Levi constrói uma obra visceral, não foge de mostrar como os valores morais são impossíveis de se seguir num ambiente imoral, onde a lei da sobrevivência do mais forte ou mais esperto acaba tomando forma por necessidade. Um livro carregado de humilhação, brutalidade, doença e morte. Mas também com momentos de solidariedade, principalmente quando são deixados pra morrer sozinhos na debandada nazista.
Uma experiência aterradora, um livro que deve ser lido com calma, tentar materializar o ambiente na imaginação e se colocar no lugar de todos aqueles julgados fracos, incompatíveis ou uma ameaça. A execução em massa de determinado povo ou classe não é um episódio isolado da humanidade, é triste saber que é recorrente e não terminou após a Segunda Guerra. Um dos relatos mais incríveis que já li, livro espetacular, recomendo a todos.
comentários(0)comente



Fraga 24/06/2022

Desumanizando um homem
Neste livro tive diversas sensações, desde uma grande agonia do gore descrito tão bem pelo Levi, a pequenas felicidades que o escritor relata com a simples notícia de que hj não iria morrer. E essas sensações atrasaram um pouco minha leitura, pelo suspense desagradável de não saber como me sentiria lendo.

Com uma escrita incrível, Levi no trás de volta ao campo de concentração, onde, detalhadamente, ele relata sua vivência como um italiano judeu. Um lugar em que a desumanização faz parte de sua política, esse hábitat em que seres humanos viviam como animais. Tirando seus nomes, suas roupas, sua língua, tornando-os vácuos incomunicáveis.

Não é uma leitura fácil, muito menos prazerosa, no entanto carrega uma grande importância, uma triste memória histórica que tantos se esquecem.
comentários(0)comente



E.bucc 24/06/2022

Que tristeza
O prisioneiro narra seu dia a dia no campo de concentração. É muito triste ver como foi retirado cada resquício de humanidade dos detentos apenas por serem diferentes dos alemães. A escrita é boa e dar de ler bem rapidinho.
comentários(0)comente



yasmin 10/06/2022

O puro e verdadeiro sofrimento.
Demorei mais tempo para ler este livro do que eu imaginava, sinto que tenha sido pelo fato dele ser um livro muito denso e pesado. A narração de Levi me deixava agoniada muitas vezes.
O livro é muito bom e vale a pena ler, achei um bom começo para os livros do Levi.
comentários(0)comente



jresendess 05/06/2022

É isto um homem? é um livro escrito por um sobrevivente de Auschwitz. Primo Levi narra a vida dos prisioneiros no campo de concentração. Um relato sobre o dia a dia dos trabalhos forçados, condições precárias,assassinatos,etc. Através da narrativa Primo nos mostra como os prisioneiros vão perdendo a humanidade para sobreviver a horrível vida no Campo de extermínio. Um livro com relato chocante,mas muito bem escrito.

"Imagine-se,agora,um homem privado não apenas dos seres queridos,mas de sua casa,seus hábitos,sua roupa, tudo,enfim, rigorosamente tudo que possuía;ele será um ser vazio,reduzido a puro sofrimento e carência, esquecido de dignidade e discernimento-pois quem perde tudo,muitas vezes perde também a si mesmo."
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



Marcio 02/06/2022

Nada justifica
Boa leitura, mas uma história cheia de barbáries, difícil de sintetizar as atrocidades por ela exposta. Muita agonia.
comentários(0)comente



Carol Kowalski 31/05/2022

Ao meu ver, um dos mais importantes livros de memória sobre o holocausto. Diferente daqueles que exploram exclusivamente o ápice do terror (fornos, por ex.), aqui Primo Levi conta o dia a dia no campo, descrevendo desde suas roupas e como era usá-las, a distinção que faziam sobre números (as tatuagens no braço) altos e baixos, os contrabandos e sobrevivência em geral; o que, para mim, torna-o ainda mais aterrorizante: saber como a desumanização acontecia nos detalhes.
Porque é fácil, e até óbvio, conceber o peso de uma câmara de gás; difícil é imaginar o quão talhado de humanidade tinham de ser para fazer de uma colher objeto inestimável de valor.
comentários(0)comente



Klelber 30/05/2022

Sofrimento cru
Eu fiquei imaginando várias vezes o que ele sentia na hora de escrever esse livro, são relatos tão crus, eu imagino os traumas. Acabou a vida se suicidando, não vou dizer que foi indigno, mas fiquei com um sentimento de alma rasgada no fim do livro. Não é pra qualquer um.
comentários(0)comente



Aline 28/05/2022

Relato comovente de Primo Levi sobre o tempo que passou em um campo de concentração! Forte e impactante, o autor deixa claro como o holocausto desumanizou as pessoas, fazendo com que cometessem todo tipo de atrocidades!!
comentários(0)comente



412 encontrados | exibindo 151 a 166
11 | 12 | 13 | 14 | 15 | 16 | 17 |


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR