Triste Fim de Policarpo Quaresma

Triste Fim de Policarpo Quaresma Lima Barreto




Resenhas - Triste fim de Policarpo Quaresma


1361 encontrados | exibindo 886 a 901
60 | 61 | 62 | 63 | 64 | 65 | 66 |


João 31/03/2021

O João de 2010 ficaria morrendo de orgulho por ter lido esse livro, o que ele provavelmente não sabia é que iria amá-lo quando enfim o lesse.


Eu amei ter lido a vida de Policarpo Quaresma, que tanto amou este país e acabou morrendo por ele após descobrir as falhas em sua ideologia.

A escrita de Lima Barreto é espetacular, tão voraz e atual que com poucas alterações poderia-se dizer que esse triste fim foi ambientado no Brasil de 2021. Algumas coisas até me causaram espanto ao notar tamanha semelhança com a atualidade.

Essa edição da Antofágica é ótima para quem quer conhecer o autor ou dar uma chance a esse clássico tão cobrado em vestibulares. Além de excelentes textos de apoio, ainda conta com ilustrações belíssimas, para mim são as melhores já feitas em uma edição da editora, pois realmente acrescenta muito à narrativa e à experiência como leitor.
comentários(0)comente



_Mi 31/03/2021

Um livro interessante, mas que não conseguiu me envolver
O triste fim de Policarpo Quaresma é um rico retrato da sociedade do início do século XX. E é justamente dessa característica que derivam os maiores acertos e erros da obra.
Se por um lado as críticas, carregadas de ironias, aos tipos e costumes da época revelam um autor perspicaz e rico em recurso de escrita, por outro, em algumas passagens, transforma a narrativa em um grande desabafo que deixa a história cansativa.
No mais, a pureza do Quaresma diante de uma sociedade completamente corrompida é um recurso interessante do autor que inevitavelmente leva o leitor a uma reflexão sobre valores.
Por último, vale duas ressalvas. A primeira sobre a análise que o autor faz sobre a posição que a mulher ocupa na sociedade, e como esta utiliza-se de instituições, como o casamento, para reduzir a existência feminina, visão diferenciada para a época. E a segunda, a respeito de trechos carregados de preconceitos, o que é curioso visto que o Lima Barreto sempre posicionou-se acerca do racismo.
comentários(0)comente



brunoluciano 31/03/2021

Descobrindo Quaresma e Lima Barreto
É bom caminhar com Quaresma por sua jornada. Não que seja uma aventura bela e sem percalços. Pelo contrário, assim como Barreto, Quaresma encontra dificuldades, mas sem jamais desistir ou se isentar de responsabilidade.
Também é notável o modo como Lima Barreto nos conduz pela cena, passando da descrição física aos pensamentos das personagens. E isso é feito de forma tão sutil que muitas vezes passa desapercebido.
Vale muito descobrir Quaresma e Lima Barreto.
comentários(0)comente



mappemonde 30/03/2021

Uma agradável surpresa
Comecei a ler Triste Fim de Policarpo Quaresma sem muita expectativa, uma vez que este foi meu primeiro contato com a obra de Lima Barreto. No geral, os clássicos nacionais sempre foram desafiantes para mim, pois só os lia quando eram leituras obrigatórias na escola ou no vestibular. Leituras morosas, sem a devida mediação, que na época, não me diziam nada. Hoje, adulta, busco fazer as pazes com a literatura brasileira e ler Lima Barreto, sem dúvida, foi um estímulo imenso.

A escrita do autor é uma delícia e a ironia que permeia a história é de fazer qualquer leitora contemporânea rir muito. Enquanto lia Triste Fim, pensava na genialidade de Lima Barreto e o quanto estava curiosa para conhecer mais sobre ele.

Os textos de apoio desta edição são essenciais para mergulhar mais fundo na história (do livro e do Brasil). Ainda nestes textos foi possível compreender os motivos pelos quais meu contato com o autor
se deu tão tarde... Mas disso tiro a missão de recomendar essa leitura a quem quer eu conheça. Leiam Lima Barreto!!!
comentários(0)comente



Guilherme.Masiero 29/03/2021

Verás que um filho teu não foge à luta, nem teme, quem tem adora, a própria morte!

Um livro essencialmente sobre patriotismo e política. Uma verdadeira inspiração para quem ama minimamente o Brasil e acredita que nós podemos nos tornar uma grande potência um dia.

Em contrapartida, é incrivelmente triste como, em diversos aspectos, o Brasil continua IGUAL ao que era há cem anos! Principalmente com relação ao setor agrário, que mantém esse caráter latifundiário e hereditário desde as capitanias hereditárias e, posteriormente, da Lei de Terras de 1850, que apenas intensificou esse processo monopolizante. Pensando que o setor agro/alimentício é o mais relevante na economia brasileira, não é por acaso que somos um dos países mais desiguais do mundo, tendo cerca de 30% de sua riqueza nas mão de apenas 1% da população.

Com relação ao aspecto político, major Quaresma é um exemplo de cidadão. Estudioso, curioso, sonhador e patriota (às vezes até demais). Que falta nos faz mais cabeças como essa... Principalmente em Brasília. E como não podia ser diferente, todos que cercam Quaresma são desprovidos de uma ou todas dessas qualidades, colocando-o frequentemente em situações injustas e constrangedoras.

O livro foi publicado em 1911 e a segunda metade da obra se passa durante a Revolta da Esquadra. É fantástico como Lima Barreto escreve e descreve com tantos detalhes o subúrbio carioca, as realidades militares, a fauna, flora e a cultura tupiniquim. Esta última, frequentemente se mescla com a francesa, destacando o grande impacto que tinha na época e que perdura até os dias atuais. Enfim, uma quantidade e qualidade de conteúdo admirável e respeitável pelo autor. Me motivou a buscar por outras obras de sua autoria. Inclusive, aceito sugestões :)
comentários(0)comente



Cássia 27/03/2021

Triste Fim de Policarpo Quaresma
Um livro difícil de ler na minha opinião, porém uma bela obra que nos mostra como é rica a literatura nacional.
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



Marcia 26/03/2021

Minhas impressoes sobre o livro.
Ahhh Policarpo! Meu querido major Policarpo Quaresma! Sua história, Lima Barreto escreveu ha tantos anos, na época do governo do Marechal Floriano Peixoto.
Você Policarpo, que sempre foi patriota, defendeu nosso Brasil com afinco, nacionalista convicto (e exagerado kkk) e sempre acreditou que o Brasil tinha tudo para ser uma grande nação, termina preso!! É acusado de traição após censurar as atitudes de Floriano Peixoto, ironicamente acabou preso junto com os rebeldes e foi condenado a morte.😢
E seus amigos?Como é comum na vida, ninguém aparece, ninguem se manifesta em sua defesa exceto sua afilhada e seu amigo Ricardo Coração dos Outros mas nada podem fazer.
Essa história, escrita ha tanto tempo nos parece familiar?
Lima Barreto foi um grande escritor e nesse livro ele aponta o nacionalismo exagerado, as futilidades da sociedade, seus costumes e regras. Os jogos de interesse, as patentes dadas sem nenhum mérito, apenas jogos de intetesse.
Mostra que os amigos, são amigos enquanto temos a mesma idéia, mas quando manifestamos pensamentos diferentes ou quando seus interesses mudam, amizade se perde.

Eu terminei leitura ontem e em vários monentos me pareceu muito atual, infelizmente.
Que coisa não!? Ainda bem que não temos execuções.
Percebo que não evoluímos muito de lá pra cá.🙄😟
Quaresma queria a valorização do que era realmente nacional. Mas isso, nesse extremo, é impossivel pois somos um país que foi colonizado e só aí ja temos a grande influência estrangeira.
Lutar de forma comedida pelos nossos produtos, pelo nosso povo é atitude importante e necessária.
Aos que preferem filme ao livro adianto que no filme colocaram situações que não existem no livro, portanto recomendo a leitura do livro. Deveriam ter mudado o título do filme.
Quem leu ha muito tempo convido a releitura.
comentários(0)comente



Clarinha 25/03/2021

Um triste fim
Triste Fim de Policarpo Quaresma, apesar do ano que foi escrito, permanece atual. Ao perceber no romance as enormes críticas adotadas por Lima Barreto, é possível traçar relações e contrastes ainda vistos no nosso cenário atual do país, um Brasil tomado de aparências e também de corrupção, violento e, acima de tudo, preconceituoso. Confesso que a leitura tornou-se muito cansativa durante alguns períodos e me deu muita vontade de abandonar, mas vejo o quão necessário esse livro é, afinal Lima Barreto tinha jeito com as palavras e via a sociedade como ela realmente era/é, coisa de se admirar devido à época, além de destacar a figura da mulher e falar sobre o racismo e a discriminação existente. e viva Lima Barreto!
comentários(0)comente



Andre 24/03/2021

Realismo atemporal
Com uma história congelada no tempo, que se passa na época de mudanças políticas do país e de como a sociedade reagia com (ou acreditava em) tudo isso, ?Triste Fim...? nos faz refletir sobre o fato incrivelmente triste de que, cerca de um século depois, inúmeros Quaresmas ainda persistem em existir pela sociedade brasileira atual.
comentários(0)comente



Svinicius 23/03/2021

Ótima crítica
Um livro incrível, ótima sátira e críticas diretas. Infelizmente o meu problema com ele é que o livro se torna um pouco cansativo, o que não deixa o livro fluir em alguns momentos.
comentários(0)comente



marcy. 22/03/2021

Sem palavras
A princípio, achei a leitura bem lenta, tanto é que demorei alguns dias para ler um livro de 158 páginas.
Muito bem detalhado, o que me fez me perder muitas vezes, mas com uma história para se refletir.
Policarpo era um homem altamente patriota e passou por poucas e boas na vida. Homem que amava seu país e queria usufruir tudo que o mesmo dava para ele, teve seu fim de maneira triste assim como dito no título.
Gostei bastante de saber como era visto o Rio de Janeiro naquela época e as diferenças para os dias atuais.
Recomendo a leitura para somente quem ama literatura brasileira, principalmente a dos anos de 1900 e alguma coisa.
Não é meu livro preferido e está longe disso, mas vale a leitura alguma vez na vida.
comentários(0)comente



Gabi 22/03/2021

Sensacional!
Inerente a? histo?ria: trata-se de um patriota; Policarpo e? devoto ao territo?rio brasileiro, e, acima de tudo, valoriza e reconhece as belezas de seu pai?s. O personagem tenta, de todas as formas, encontrar um modo de melhorar sua nac?a?o. Na primeira parte do livro, ele, apelando para o vie?s cultural, acaba indo parar em um hospi?cio, sendo julgado e declarado louco. Na segunda parte, o nosso Major almeja um Brasil agra?rio, entretanto a corrupc?a?o e as ?formigas? do campo o desanimam, mais uma vez. Na terceira parte, Policarpo retorna a? cidade, com a intenc?a?o de ajudar Floriano, o presidente do Brasil na e?poca, que enfrentava inu?meras revoltas; dentre tantas conseque?ncias, Quaresma acaba tendo um triste fim, na imine?ncia de ser executado no pai?s que tanto amou.
Lima Barreto, por interme?dio dessa obra, levantou diversos questionamentos e reflexo?es. Na?o seria o pro?prio ufanismo, tambe?m um entrave? Ou a corrupc?a?o da burguesia e o militarismo que engendram no caos? Ale?m de que, julgamentos a? excentricidade de Policarpo seriam realmente necessa?rios? E a displice?ncia da populac?a?o para com o territo?rio nacional, equitativamente ao apresso ta?o exacerbado ao estrangeiro, na?o seria um problema, de fato, temera?rio?
?Como e? que na?o viu nitidamente a realidade, na?o a pressentiu logo e se deixou enganar por um falaz i?dolo, absorver-se nele, dar-lhe em holocausto toda a sua existe?ncia? Foi o seu isolamento, o seu esquecimento de si mesmo; e assim e? que ia para a cova, sem deixar trac?o seu, sem um filho, sem um amor, sem um beijo mais quente, sem nenhum mesmo, e sem sequer uma asneira!?
comentários(0)comente



Cris Peixoto 21/03/2021

Triste fim de Policarpo Quaresma

É a história de um nacionalista.

Toda vez que alguém se levanta para aclamar a cultura popular brasileira, defendendo a valorização do produto nacional sem complexo de vira-lata a sociedade dá um jeito de ridicularizar o indivíduo e colocar-lhe um rótulo pejorativo para que caia em esquecimento eterno ou lhe encerrem na cadeia. O Brasil do homem cordial buarqueano e de complexo de vira-lata freyriano não há valor/dignidade em nada que caracterize o povo.
comentários(0)comente



Caiomb 21/03/2021

Chato
Arrastado, muitos acontecimentos que não muda em nada a história e um final muito fraco.
comentários(0)comente



1361 encontrados | exibindo 886 a 901
60 | 61 | 62 | 63 | 64 | 65 | 66 |


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR