Ramon 20/03/2021
O triste fim de Policarpo Quaresma: A desilusão pela ideologia.
Policarpo Quaresma é o personagem principal de um dos grandes clássicos da literatura brasileira, do autor Lima Barreto.
Policarpo dedicava-se horas a finco no estudo sobre o Brasil, sua fauna, flora, topografia, belezas naturais, e não permitia a ninguém que falasse mal da sua pátria amada. Ele nutria um amor tão grande, que o levou a ser considerado louco pelos amigos e familiares.
Policarpo, assim como muitos dos seus colegas militares do início da República, era um positivista, e tinha na República “uma ideia religiosa e transcendente. ” O positivismo é uma filosofia cientificista e materialista, que leva a substituição da ideia transcendente de Deus por algo imanente, terreno.
Após certas reviravoltas em sua vida, o fim de Policarpo é de fato triste. Após anos de dedicação apaixonada ao seu país e de grandes sacrifícios, Policarpo sente a desilusão causada pela ideologia. A ideia transcendente da República, que era uma espécie de redenção pelo progresso que viria, só trouxe desilusão.
No final de sua vida, sozinho e tendo perdido a razão de existir, ele considera que “Iria morrer. (...) E que tinha ele feito de sua vida? Nada! Levara toda ela atrás da miragem de estudar a pátria, por amá-la e querê-la muito, no intuito de contribuir para a sua felicidade e prosperidade. Gastara sua mocidade nisso, a sua virilidade também; e, agora que estava na velhice, como ela o recompensava, como ela o premiava, como ela o condecorava? Matando-o.(...) A pátria que quisera ter era um mito. ”
O triste fim de Policarpo é o de todo aquele que deposita sua fé e esperança na política, na ideologia, na força dos homens, uma grande desilusão. O que Policarpo buscava era utópico, ingênuo, uma redenção sem Deus.
O que as Escrituras nos ensinam de Gênesis a Apocalipse é que "A salvação vem do Senhor". Sem reconhecer a soberania de Deus, as ideologias tendem a divinizar e atribuir soberania a algum elemento da criação. Por isso elas se tornam um tipo de religião. As ideologias buscam redenção, mas somente Jesus Cristo é o redentor desse mundo pecaminoso, e somente através Dele alcançamos a salvação.
Toda proposta de salvação através da ideologia, seja ela qual for, NUNCA atingiu seus objetivos. O resultado sempre foi sangue derramado, revoluções autoritárias, dissenção, caos e confusão.
Segue lá no Insta:
site: https://www.instagram.com/contramundum1/