Bruna Gomes 02/11/2022
O Brasil pode ser salvo? Policarpo Quaresma tentou
Em Triste Fim de Policarpo Quaresma, Lima Barreto, visionário e atento ao seu tempo, deu vida ao Major Policarpo, um verdadeiro patriota e idealista.
Completamente dominado pela ideia de que o Brasil é um país acolhedor e amável, com terras fartas e culturalmente rico, Policarpo faz questão de exaltar e trabalhar arduamente para transformar o país na melhor nação que há.
O livro é divido em três partes, cada parte mostra Policarpo tentando ascender a chama do patriotismo nas pessoas em determinada área. Seu ponto de partida é pela cultura.
Sua missão, a principio, é salvar o país por uma reforma cultural, dá tudo errado mas ele não desiste e vai para a próxima ideia, uma reforma agrícola, nisso se vê envolvido em mesquinharias politicas e, aí sim pensou ele, minha missão é mudar a política, coitado, mal sabia no vespeiro que ia se meter e, bem.. o próprio título do livro já diz o que acontece, Policarpo acaba tendo um triste fim.
O livro ainda critica, de uma forma muito delicada, o modo como a sociedade trata a mulher como apenas um objeto, um bibelô, onde toda sua existência tende para o casamento. Dá pra perceber o apelo do autor para que as mulheres estudem, preencham sua vida com outro objetivos, que elas busquem um sentido para além do casamento.
Em resumo: Lima Barreto é uma metralhadora de critica, ninguém se salva, nem o Brasil.