Triste Fim de Policarpo Quaresma

Triste Fim de Policarpo Quaresma Lima Barreto




Resenhas - Triste fim de Policarpo Quaresma


1361 encontrados | exibindo 436 a 451
30 | 31 | 32 | 33 | 34 | 35 | 36 |


dodoraswift 26/11/2022

Um dos livros mais cansativos que eu já li
Um dos livros mais cansativos que eu já li. O último capítulo até que é bom, mas não salva o livro.
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



Maclau 24/11/2022

vale a pena
É uma leitura extremamente complicada e confusa, que deixa desejar muito no início, eu fiquei completamente perdida com a narrativa, mas continuei pq caiu na prova, porém no final vale muito a pena, a partir do meio fica mais interessante, você se envolve com o quaresma e torce pra ele, pq sabe que duas intenções são as melhores, e o final é PERFEITO, me arrepiei toda.
Enfim, uma crítica muito boa e uma leitura interessante que devia ser parte do repertório de todo mundo, leiam!
comentários(0)comente



Stefanny 22/11/2022

Triste Fim de Policarpo Quaresma é uma obra pré-modernista que aborda assuntos importantes a serem discutidos.
comentários(0)comente



Gabrielle398 19/11/2022

QUE LIVRO CHATO MEU DEUS DO CÉU.
O Policarpo é INSUPORTÁVEL. A única que se "salva" é a Olga, mas ela também é burra.
comentários(0)comente



Marina 16/11/2022

Major Quaresma?
Essa é a edição mais linda que ja vi de uma HQ!!!!!! E foi o melhor jeito que achei pra ler o livro, não foi cansativo de ler foi mais dinâmico do que se eu tivesse lido o livro em si. O que me ganhou nesse livro foi as ilustrações muito bem feitas e lindas D+, apenas apaixonada ?
comentários(0)comente



ipe.de.felipe 16/11/2022

Um livro ideal para um vestibulando e para alguém que quer entender mais sobre 1922.
Um livro que retrata fielmente a interpretação dos compositores do grupo Antropofágicos sobre a dinâmica da arte no Brasil. Além disso, uma excelente obra para um início de uma pensamento político amplo e consciente sobre desde como criticar os paradigmas sociais até como responder da maneira mais exemplar essas críticas.
Beca 16/11/2022minha estante
1922? Este livro foi publicado em 1915


ipe.de.felipe 16/11/2022minha estante
Sim, porém as atividades filosóficas desse livro são exemplos perfeitos do que buscavam as mentes literárias da época em que eu mencionei - a da Semana de Arte Moderna.


Beca 16/11/2022minha estante
Tendii




spoiler visualizar
comentários(0)comente



Rafael 12/11/2022

O triste fim de um ?otimista incurável ?
Nosso major, taxado de pretensioso por apesar de não ter nenhuma formação, ir em busca incessantemente pela leitura e conhecimento. Justamente foi originado deste motivo a sua razão para viver e também a sua injusta queda.
comentários(0)comente



anaclaraleitegomes 11/11/2022

O último patriota do Brasil ??
No contexto histórico da obra temos:
?1° República
?Várias revoltas populares acontecendo
?Brigas entre positivistas e jacobinos.
?Deodoro da Fonseca e Floriano Peixoto
Lima Barreto escreve esse livro em um grande momento de decepção no Brasil
?Há uma forte crítica à República e ao patriotismo de uma maneira geral
?Há várias outras críticas nesse livro, até a pessoas que gostam de ler...
?Tem momentos muito engraçados
?Gostei bastante desse livro, mas é bem triste, o final principalmente
?Lerei mais livros do Lima Barreto. Não sei se primeiro virá: "Clara dos anjos" ou "O homem que sabia javanês"
?Boa leitura
comentários(0)comente



Cacá 08/11/2022

Crítica Social
Muito atual o Lima Barreto nessa narrativa em que o patriotismo não é reconhecido, a discriminação das minorias numa sociedade que preza pela influência social, a estrutura social que preza por favores é a regra e a mulher é colocada como figura moldada para o casamento. sem direito a uma vida própria. Vale a leitura !
comentários(0)comente



lucaismaia 07/11/2022

Um clássico sem linguagem rebuscada e maçante, era o que eu precisava depois de Machado de Assis.

O tom irônico que permeia a vida do personagem patriota, Policarpo Quaresma, é muito bem elaborada. Ele dá sua vida a pátria, tem tanto amor por ela, que ela simplesmente não está nem aí para ele. Um fim triste.

Consegui perceber essa caricaturagem que se dá pelo embate entre sua inocência e a realidade social do seu país (o nosso). Bem atual!

"Quaresma era um homem pequeno, magro, que usava pince-nez, olhava sempre baixo, mas, quando fixava alguém ou alguma coisa, os seus olhos tomavam, por detrás das lentes, um forte brilho de penetração, e era como se ele quisesse ir à alma da pessoa ou da coisa que fixava."
comentários(0)comente



Bruna Gomes 02/11/2022

O Brasil pode ser salvo? Policarpo Quaresma tentou
Em Triste Fim de Policarpo Quaresma, Lima Barreto, visionário e atento ao seu tempo, deu vida ao Major Policarpo, um verdadeiro patriota e idealista.

Completamente dominado pela ideia de que o Brasil é um país acolhedor e amável, com terras fartas e culturalmente rico, Policarpo faz questão de exaltar e trabalhar arduamente para transformar o país na melhor nação que há.

O livro é divido em três partes, cada parte mostra Policarpo tentando ascender a chama do patriotismo nas pessoas em determinada área. Seu ponto de partida é pela cultura.
Sua missão, a principio, é salvar o país por uma reforma cultural, dá tudo errado mas ele não desiste e vai para a próxima ideia, uma reforma agrícola, nisso se vê envolvido em mesquinharias politicas e, aí sim pensou ele, minha missão é mudar a política, coitado, mal sabia no vespeiro que ia se meter e, bem.. o próprio título do livro já diz o que acontece, Policarpo acaba tendo um triste fim.

O livro ainda critica, de uma forma muito delicada, o modo como a sociedade trata a mulher como apenas um objeto, um bibelô, onde toda sua existência tende para o casamento. Dá pra perceber o apelo do autor para que as mulheres estudem, preencham sua vida com outro objetivos, que elas busquem um sentido para além do casamento.

Em resumo: Lima Barreto é uma metralhadora de critica, ninguém se salva, nem o Brasil.
comentários(0)comente



diangelo 02/11/2022

ENFIM
achei que não ia terminar esse livro nunca, enfim terminei, e achei até umas partes legais, e outras bem chata, a leitura é bem cansativa pro meio do livro, fiquei perdida algumas vezes. gostei do quaresma , mas a nacionalidade dele foi a sua ruína
comentários(0)comente



Lusia.Nicolino 01/11/2022

O sonho dele continua válido
O que você leu na adolescência, para trabalhos escolares, ainda lê sob a mesma perspectiva? Acredito que não. Eu leio tanto, com indicações e descobertas de tantas fontes diferentes, que de vez em quando preciso de uma pausa. Essas pausas são ótimas para releitura de clássicos da nossa literatura. E O triste fim cumpre bem esse papel. Uma volta aos costumes do Rio de Janeiro de outros tempos – da desconfiança em relação ao violão – tão popular e quase indigno instrumento! Policarpo, do alto de sua biblioteca, alimenta o seu nacionalismo, o seu amor pela pátria – e até enlouquece – nosso Dom Quixote. Tem sonhos em relação a mudanças políticas, a agricultura, um país tão rico e tão mal administrado. O sonho dele continua válido e nós continuamos enlouquecendo! Mas vale a leitura!

Quote: "Nunca sofrera críticas, nunca se atirou à publicidade, vivia imerso no seu sonho, incubado e mantido vivo pelo calor dos seus livros. Fora deles, ele não conhecia ninguém; e, com as pessoas com quem falava, trocava pequenas banalidades, ditos de todo dia, coisas com que a sua alma e o seu coração nada tinham que ver."


site: https://www.facebook.com/lunicolinole https://www.instagram.com/lu_nicolino_le
comentários(0)comente



1361 encontrados | exibindo 436 a 451
30 | 31 | 32 | 33 | 34 | 35 | 36 |