spoiler visualizarDino 01/03/2021
O triste fim de policarpo quaresma. Capítulo 1.
No primeiro momento, o livro quer apresentar o protagonista. O seu nome é Policarpo Quaresma, mais conhecido como major Quaresma. Ele era um homem estudado que sempre buscava aprender mais e amava muito a sua Pátria. Toda a vizinhança o respeitava, pois era alguém direito, alguém que emitia confiança. Em um certo período, o Major Quaresma começou a aprender a tocar violão com o Sr. Ricardo Coração dos Outros, mas isso não foi bem visto pela vizinhança, já que iria " pegar mal " para a sua reputação. Ele também se interessava por livro e ter livros en outros idiomas nao era um problema, pois sabia idiomas como o alemão, francês e inglês, e havia um tempo que estava se dedicando ao tupi guarani. Como pode-se ver, Policarpo era alguém muito culto e amava a sua Pátria, tanto que se tornou um aprendiz de um artista. Mesmo que as pessoas falassem mal, ele perseverava em seus planos.
Capítulo 2.
Já havia um tempo que Policarpo não saia de casa, mas como de costume, mantinha as suas tarefas, a sua rotina. Ele sempre estava a aprender coisas sobre sua Pátria, como as cerimônias. Quando o Albenaz, o general, falou que iria organizar uma chagança, a moda do Norte, Quaresma se alegrou pois isso iria contribuir para a sua Pátria. Entao eles foram procurar Maria Rita, uma preta velha que sabia as tradicionais cantigas, mas ela havia esquecido. Policarpo ficou triste, já que isso se isso não deveria ser esquecido, pois faz parte da Pátria. Mas houve festa, já que encontraram um velho poeta, ele ficou muito feliz, pois não recebia reconhecimentomesmo. Mas logo depois, Policarpo se decepcionou, pois descobriu a a folia "Tagolomango" era originária de outro país e ele queria encontrar uma cerimônia genuinamente brasileira. Em um certo momento do Capítulo, o compadre Vicente e sua filha, Dona Aldeilaide foram visitar o Major Quaresma, mas o compadre Vicente teve uma discussão com o Major, o que deixou Dona Aldeilade assustada .
Capítulo 3.
Neste capítulo é retratado o casamento de Ismênia, mas ela não estava muito animada pois pensava que o propósito de sua existência seria o casamento. Por isso,e com medo de nunca se casar,a mesma foi conquistada muito jovem, aos 19 anos, por Cavalcante, que estava cursando odontologia. O seu pai ficou um tanto desconfiado, mas depois aceitou o compromisso dos dois. Durante a festa de casamento,Genelício falou que Quaresma estava louco, pois o General andava com um professor de violão e mandou uma carta em tupi-guarani. As pessoas logo pensaram que o General havia ficado louco.
Capítulo 4.
Neste capítulo fala que alguns dias antes do casamento de Ismênia, Policarpo havia enviado um requerimento à Câmara para tornar o idioma tupi-guarani o oficial do país. Quaresma se tornou piada durante muito tempo por causa de sua atitude. Jornais publicaram o seu requerimento e fizeram várias dele uma piada. Um dia, Quaresma escreveu uma carta em tupi-guarani e ela foi assinada e levada ( foram descuidados). O ministro recusou a mesma e a mandou de volta. Policarpo recebeu uma suspensão, então voltou muito triste para a sua casa e desabafou com Ricardo Coração dos Outros.