erica 20/11/2021Que lixo de livro!Esse livro tinha tudo para ser uma ótima estória sobre superação, mas acabou um verdadeiro desserviço, cheio de gatilhos que a autora poderia ter explorado de forma positiva, mas só reforçou o pior.
Maggie é uma criança alegre e sorridente, mas passou por uma situação traumática que fez com que ela não falasse mais e não saísse de casa (entenda que ela não ficou muda, só parou de falar).
Maggie deveria ter feito terapia para superar o trauma, a família deveria ter incentivado ela a superar e enfrentar a situação com ajuda profissional e não simplesmente acatar a decisão dela de ficar muda e não fazer nada.
Achei o desenvolvimento horrível, os anos passam e a Maggie continua agindo como uma criança de 10 anos sendo que ela já tem 28 anos (!!!!!). Passa quase 20 anos sem sair de casa, ela saí uma vez e na segunda já tá saindo sozinha (???), anos e anos sem dizer uma palavra e do nada começa a falar normalmente como se nunca tivesse parado (oi????).
Entendo que situações traumáticas são complicadas e que Maggie era uma criança quando tudo aconteceu, mas a medida que envelhecemos nós amuduremos e vamos superando os nossos medos da infância, foi uma evolução que não aconteceu com a Maggie, ela continuou agindo como se tivesse 8 anos ainda.
Ninguém melhora sem ajuda profissional, e é preciso se deixar ser ajudado, é preciso querer superar, se não nada acontece, achei que a autora poderia ter explorado esse caminho e construído uma heroína forte que lutou pra se reerguer. Mas preferiu deixar Maggie 18 anos sem falar, completamente acomodada.