Sobre a brevidade da vida

Sobre a brevidade da vida Sêneca




Resenhas - Sobre a brevidade da vida


441 encontrados | exibindo 16 a 31
2 | 3 | 4 | 5 | 6 | 7 | 8 |


Rafaela1342 15/09/2024

O livro apresenta uma reflexão do quão breve nossa vida é e a necessidade de dedicar seu tempo às coisas realmente importantes.
A sensação que temos de que o tempo passa muito rápido ou como a vida é curta seria um reflexo do nosso desperdício de tempo até que nos damos conta do pouco tempo que realmente vivemos.
comentários(0)comente



Joyce.Gomes 02/09/2024

Livro para refletir
"Não é que tenhamos um curto espaço de tempo para viver, mas o desperdiçamos demais. A vida é longa o bastante e foi concedida em medida suficientemente generosa para permitir a realização de coisas maiores, se o tempo for bem investido. Mas quando é desperdiçado no luxo e no descuido, quando não é dedicado a bons fins, finalmente forçados pela necessidade última, percebemos que ele passou antes de sabermos que estava passando."
comentários(0)comente



jaooo-80 01/09/2024

Nos estamos vivemos ou apenas existindo...
Sobre a brevidade da vida, faz nos refletir sobre com o que gastamos nosso tempo.
Seneca diz que nao devemos gastar tempo com os vícios e atividades que não agregam a nada, nem intelectualmente e espiritualmente.
E em uma sociedade que passa 1/4 da vida no celular, faz com que essa "necessidade" de ficar em um parelho por horas vendo coisas irrelevantes, me fez entender que se eu continuar com esse hábito eu não terei vivido apenas existido.
comentários(0)comente



rafamassagardi 29/08/2024

"A vida que recebemos não é curta, mas a tornamos assim"
"Sobre a Brevidade da Vida" é uma leitura leve, todavia marcante e profunda. Com reflexões tipicamente estóicas, a obra aborda sobre quanto tempo gastamos e como a vida pode ser mal aproveitada (é basicamente "Time", do Pink Floyd, em forma de livro).
Nesse sentido, as palavras de Sêneca foram muito tocantes para mim, promovendo diversas ponderações sobre a temática e me impressionando sobre quão verdadeiras são a maioria de suas palavras.
Recomendo a leitura não apenas para os amantes de filosofia, mas para toda e qualquer pessoa!!?
comentários(0)comente



andreluigo 28/08/2024

Absurdamente superestimado
Já ouvi várias pessoas citando, recomendando e elogiando a obra, e por isso sempre tive vontade de ler mas percebi que é absurdamente superestimado! Tirando meia dúzia de frases de efeito que realmente são interessantes, a maior parte do livro parece mais uma viagem de alguém que estava chapado...
No prefácio diz ser a obra mais popular e talvez a melhor de Seneca, mas se era a melhor, não quero nem saber das outras!
comentários(0)comente



Joao.Vitor 28/08/2024

Um tapa na cara
Esse livro põe em questionamento todo o modo de viver humano. Questiona os anos desperdiçados em prol de uma homenagem, a dependência e a necessidade doentia de aprovação social.

Aqui é colocado o tempo como bem mais precioso e são dadas lições principalmente de como não desperdiça-lo.

O leitor fica incomodado o tempo inteiro com os exemplos, como se estivesse sendo sacudido pelo livro.
comentários(0)comente



Kinha 25/08/2024

Um dos meus livros preferidos, gosto de lê-lo de tempos em tempos para ajustar minha percepção sobre o que é viver e como devo gastar meu tempo.
comentários(0)comente



Lívia Camargo 25/08/2024

Leitura densa e muito reflexiva
O livro traz reflexões sobre a vida, seu tempo e como usamos esse tempo. São reflexões que instigam o pensamento das nossas escolhas.
comentários(0)comente



miguelsousa_ 25/08/2024

Protelar é morrer aos poucos
Sêneca, um dos grandes mestres estoicos, promove uma reflexão sobre quanto tempo da nossa vida a gente realmente vive. Segundo ele, ao invés de ficarmos refletindo sobre termos pouco tempo, devemos aproveitar esse tempo para realmente VIVERMOS de fato. Dessa forma, não é que dispomos de pouco, mas sim que desperdiçamos muito!

Quanto tempo você já perdeu apenas com planos pro futuro? Sonhando acordado? Com altas ambições? Ao levar isso em conta, você percebe que o tempo em que você realmente viveu é nulo. Há uma grande preocupação em chegar num estágio (que geralmente é aposentadoria) no qual, finalmente poderíamos tomar um tempo para nos conectarmos com nós mesmos, mas por que esse tempo deve ser tirado só no fim da vida? Por que passar uma vida inteira sem se conhecer de verdade?

Mas, ao mesmo tempo que essa discussão é válida, ela se torna impraticável na nossa realidade atual. Na época que Sêneca escreveu esta carta, a sociedade não estava inserida num sistema que esmaga completamente suas expectativas pra te transformar numa mercadoria, tornando, assim, o ócio uma realidade palpável, ao contrário de hoje em dia.

No final, o que eu extraí do livro foi que devemos agir mais, sem nos preocupar tanto e sem fazer tantas projeções, pois são elas que sugam nosso tempo de vida, roubam nosso presente e prometem um futuro incerto e irreal. Se ficarmos todo o tempo afogados em idealizações e expectativas, vamos chegar no fim da vida como seres frustrados, que não viveram e só queriam uma nova chance para fazer tudo que deixaram de fazer por medo.

“Perdem o dia na espera da noite; a noite, no temor da alvorada”.
olívia 26/08/2024minha estante
canetada


miguelsousa_ 26/08/2024minha estante
obg diva




Victor108 18/08/2024

Qual é, pois, a razão disto? Você vive como se estivesse destinado a viver para sempre, nenhum pensamento sobre sua fragilidade entra em sua cabeça, sem dar atenção para quanto tempo já passou. Desperdiça tempo como se dele tivesse um suprimento completo e abundante, embora aquele dia que você concede a alguma pessoa ou coisa possa ser seu último. Você tem todos os medos dos mortais e todos os desejos dos imortais. Ouvirá muitos homens dizendo: "Depois de meu quinquagésimo ano, irei me retirar para o lazer, meu sexagésimo ano me libertará dos deveres públicos." E que garantia tem de que sua vida se prolongará? O que irá permitir que seu curso seja exatamente como você o planejou? Você não se envergonha de reservar para si mesmo apenas o final da vida e de separar para a sabedoria apenas a idade improdutiva?
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



Rafa 15/08/2024

Resenha
Minha tia esta no leito de um hospital, diagnosticada com câncer.
Fui buscar umas palavras cruzadas para ela e encontrei essa famosa obra de Seneca, para doação. Achei uma linda coincidência.
Antes de presentear ela com o livro, li algumas passagens que condiziam com o momento: a vida não é curta, se vivermos da forma correta.

A morte é uma certeza. Não podemos temê-la. Devemos valorizar o presente.
comentários(0)comente



daniela!! 31/07/2024

*??
"Você tem todos os medos dos mortais e todos os desejos dos imortais."
Sobre a Brevidade da Vida é um livro leve de ler, mas bem interessante e com muito conteúdo. Achei as ideias apresentadas bem atuais e coerentes, e de certo modo até divertidas de contemplar.
Recomendo! ;)
comentários(0)comente



herob 31/07/2024

Gosto muito do conceito de tempo como sinonimo de vida e como ele pode ser utilizado para demonstrar a necessidade da filosofia como guia da vida plena, que é essencialmente o objetivo do estoicismo (e de toda a filosofia helenistica, basicamente)
comentários(0)comente



folkbook 30/07/2024

Reflexão estoica
Minha primeira experiência lendo um livro de filosofia e gostei muito da leitura. é simples, direta e me tocou profundamente.
comentários(0)comente



441 encontrados | exibindo 16 a 31
2 | 3 | 4 | 5 | 6 | 7 | 8 |