A história secreta

A história secreta Donna Tartt




Resenhas - A História Secreta


890 encontrados | exibindo 586 a 601
40 | 41 | 42 | 43 | 44 | 45 | 46 |


Hannah70 29/05/2023

A história secreta?
Uma das minhas melhores leituras. É incrível como a Donna conseguiu me envolve a cada página, cada palavra e a cada referência. E incrívelmente belo a estrutura da escrita, A história secreta a um esplendor a ser lido.
comentários(0)comente



dudsdlm 01/06/2023

Uma loucura sem fim
Sinceramente, eu não sei nem como começar a descrever esse livro pq eu ainda tô em estado de choque. Com certeza fugiu de >tudo< o que eu imaginei ser, a história tomou um rumo que eu já não sabia mais o que esperar, as coisas ficavam tão tensas e insanas que eu me senti como parte da história e pude sentir todo o desespero e ansiedade dos personagens. Confesso que não foi uma leitura fácil e que eu demorei demais pra terminar pq a história se torna cansativa em vários momentos e tem muitos detalhes que ao meu ver são desnecessários, mas no fim, é um livro que vale muito a pena ser lido! No final de tudo eu mudei totalmente a perspectiva que eu tinha sobre todos os personagens, e ainda me senti mal por não ter compreendido o Bunny o suficiente. As coisas foram todas tão trágicas que eu só consigo lamentar como tudo ocorreu, e me senti tão cansada, perdida e manipulada quanto o Richard no final. Acho que assim como o Julian e o Richard, eu só enxerguei o que eu queria ver e ignorei os defeitos dos personagens que ficavam cada vez mais explícitos. Enfim, foi um livro insano.
comentários(0)comente



Pjmluvx 04/06/2023

Remédio amargo demais
Eu tinha várias expectativas pra esse livro e ele não cumpriu nenhuma delas, mas acho que isso foi culpa minha.

Esse livro parece que faz de tudo pra você não gostar dele, desde o tamanho dele, muito longo, até o conteúdo dos eventos, poucos, esparsos, perdidos na casualidade da rotina dos personagens - que, falando neles, são todos insuportáveis e impossíveis de se identificar (tanto por serem muito ricos e superficiais, quanto por serem muito presunçosos e se julgarem muito cultos e melhores do que os outros.

A atmosfera de dark academia é quase inexistente, no sentido que a maioria das pessoas procura. É um livro com temas sombrios? De fato. É um ambiente acadêmico? Ahã, mas se engana quem acha que vai encontrar um livro aesthetic, com uma atmosfera mística e intrigante.

É tudo muito deprimente, cru e sem vida. Se eu pudesse dar uma cor pro livro, eu daria cinza k

O livro parece que cria esse microcosmo e joga um monte de rato de laboratório dentro pra provar pro leitor essa tese, que eu acredito que seja que muitos filósofos e estudiosos se vestem de uma capa erudita e poética, pra tentar se mostrar mais do que é, ou pra romantizar a vida. E essa ilusão se torna toxica e adoece as pessoas.

Tipo, não acho que o ponto seja criticar quem gosta do aesthetic de dark academia e classicos, mas quem acaba tornando isso a sua personalidade inteira e se perde pro mundo, saca?

Mas não leria de novo, preferiria ter visto um video no yt ou ter lido um artigo. É um livro muito denso e linear pra poder sustentar meu interesse, e o fato dos personagens serem (propositalmente) insuportáveis foi mais um desincentivo da minha leitura, mas vale a intenção.
comentários(0)comente



Mirmir 07/06/2023

Pode ser que tenha sido um pouco enrolado os acontecimentos e o personagem principal ser um porre, mas eu amei. AMO OS PERSONAGENS AMO O FRANCIS ?
comentários(0)comente



malipriv 07/06/2023

Nao tenho nem palavras pra descrever meus sentimentos e pensamentos sobre esse livro de tao intenso e surreal que ele eh parece inacreditável que alguém tenha escrito algo do tipo nunca vou esquecer dessa leitura
comentários(0)comente



Stee Bruno 12/06/2023

Eu amei e recomendo fortemente que leiam esse livro
Fazia muito tempo que eu não lia um livro que me envolvesse desde o começo com tamanho interesse igual esse.
A história não demora para se desenrolar, na realidade nos primeiros 10% você já está completamente dentro da trama e do mundo. Desde o começo tá ali o curso que a história vai seguir e você fica completamente entretido tentando descobrir como. Não tem aquela enrolação inicial te introduzido ao contexto, a história vai acontecendo e você vai se adaptando.
A escrita também foi sensacional me prendeu de um jeito que não queria largar o livro, mesmo estando várias vezes falando sobre assuntos ou temas e as vezes até usando palavras que eu não conhecia, me deixava com vontade de conhecer.
Ela faz você querer estar ai, coloca eles como um sonho, e você quer fazer parte tanto quanto o personagem principal.
Quero deixar essa resenha para todos então não vou comentar sobre os desenrolares finais da história. Mas acredito que tudo foi feito do melhor jeito possível e me agrada muito o jeito que tudo foi.
comentários(0)comente



debinha 15/06/2023

Frenético o tempo todo
Quando me liguei do quão extenso era o livro achei que seria muita enrolação, mas as coisas não param de acontecer
cheguei até a achar que o final foi sendo meio atropelado de informações
os melhores livros que eu leio ultimamente são os que eu menos sei descrever, justamente por ser uma experiência tão única de literatura que eu pessoalmente acho que todo mundo precisava passar
comentários(0)comente



pseudoaries 15/06/2023

Eu queria dar uma nota baixa porque tudo sobre a Donna Tartt (especialmente os fãs) me irrita. Mas não seria justo. Esse livro não é ruim. Só foi uma tortura pra terminar mesmo.
comentários(0)comente



georgie 16/06/2023

Fanfiqueiros
Esse livro inteiro é super homoerotico como pode. eu terminei ele e fiquei aposto que vai ter fanfic e tem
comentários(0)comente



madutaveira 19/06/2023

Superou expectativas
É um livro de 500 e tantas páginas então tem bastante a comentar, mas como impressões gerais: incrível, envolvente, intrigante e irritante.
A escrita da Donna é poética, o que pode ser muito bom pra detalhes mas também muito pedante quando se estende descrevendo ambientes, por exemplo. O livro já começa com o assassinato escancarado, e as pessoas envolvidas já apresentadas desde muito antes de sabermos como essa história chegou a tal ponto. É uma construção incrível, repleta de imersões psicológicas que dão muito o que pensar e refletir. É o tipo de leitura que se deve fazer mais de uma vez, penso eu.
Sobre os personagens: acredito que fazem jus aos papéis que desempenham, principalmente o Richard, pois mesmo levando em conta que ele parece um "mero observador" (palavras dele) no livro inteiro, isso mostra que sua narração é completamente enviesada, o que é (como acredito que foi a intenção) uma faca de dois gumes. Essas pessoas realmente são dessa forma ou é a fantasia do narrador que se sobrepõe às realidades existentes? E essas realidades, como de fato são concebidas? É uma sacada impressionante, do tipo que só dá pra perceber quando se entra em contato com a obra e, mais ainda, quando você pensa na tremenda injustiça que acontece em nome dessa aura elitista e erudita que circunda o grupo.
O Henry pra mim foi o mais impressionante, especialmente por causa do final. Ainda tô processando tudo que aconteceu naquele hotel, juro! Mas, se for falar em favoritismo, o Francis tem meu coração desde o começo da história.
No mais, acho que recomendaria pra quem gosta da vibe dark academia, mas levem em conta que é uma crítica justamente ao que compõe isso que chamam de "aesthetic".
comentários(0)comente



solstício 21/06/2023

Bom.
Olha, achei bom, mas esperava mais. acho que botei muita expectativa quando era consumidora do booktok e isso estragou um pouco a minha experiência. esperava algo mais reflexivo e filosófico, tinha uma imagem bem clara do que não me aguardava. além do mais, achei o livro cansativo (começou bem e depois foi desacelerando), tinham vezes que eu parava de ler por sla quase uma semana, n tava aguentando a história se prolongando tanto, ainda mais com um vocabulário tão rico (o que também me prejudicou um pouco por ser uma bicha lesada). apesar de tudo, lá pro final, peguei um certo ritmo e consegui me afeiçoar à história dnv, porém todos os personagens são desagradáveis e de caráter duvidoso, até o protagonista faz e pensa umas coisas bem ???
enfim, eu daria umas 3,5 estrelas, mas como li de uma forma meio quebrada não acho que seja justo com o que senti ao iniciar a leitura e ao termina-lá.
comentários(0)comente



Luiza Oliveira 21/06/2023

Genialidade imensurável
A partir da leitura desse livro, arrisco dizer que donna tartt tem um dos cérebros mais brilhantes que existe e já existiu na terra. muitas das referências citadas, seja em poesia, livros ou peças, possuem relação com o contexto da história, e, suponho, que sejam um reflexo da autoanálise dos personagens acerca do contexto em que se encontram. a abordagem da narrativa foi algo que me impressionou bastante, visto que, em um thriller, o normal é que o acontecimento principal aconteça perto do final do livro, mas logo no início ela já revela o acontecimento principal, e somente depois diz o porquê e os impactos daquilo. essa inversão narrativa foi super inteligente e eu adorei experienciar essa forma diferente de escrita. além de tudo, tartt conseguiu muito bem criar o cenário em que a história se desenrola e fazer com que pela leitura o leitor possa entender profundamente a mente dos personagens, suas emoções, e como seus sentimentos refletem a visão que possuem do mundo exterior.
comentários(0)comente



Sara.Caires 22/06/2023

Interessante.
Apesar de não me conectar tanto com os personagens, e muitas vezes ter dificuldade para prosseguir lendo a história (que muitas vezes pareceu arrastada) eu acabei por gostar do final. Usando recursos como filosofia, história antiga e literatura, a autora consegue criar uma imagem clara e nítida do conjunto composto por cinco jovens.
Gostei muito de Henry e Julian, pois de fato, me lembram algumas pessoas do meu próprio cotidiano, embora muitas vezes fossem completamente irreais e vítimas de um romancismo gerado em torno dessa estética acadêmica. No geral, é interessante. Muitas vezes me deu vontade de estudar novamente períodos históricos, e obras como a Ilíada. Levando consigo as considerações de Richard e suas divagações sobre os acontecimentos dos últimos anos, o final é o que faz o livro valer a pena.
comentários(0)comente



livrosmortificados 23/06/2023

"abandonar o mundo fenomenológico e entrar no sublime"
A Historia Secreta é um livro principalmente sobre a moralidade humana, a sanidade e a insanidade, qual a linha que as separa? Como é dito na primeira aula do Richard com a julian, por que somos tão obcecados com a perda de controle?
Esse livro é separado em dois livros, e o primeiro é perfeito, ja o segundo que foca mais na "investigaçao" policial da morte do bunny nao me agradou muito, parece que a narraçao da autora perdeu um pouco de sua atmosfera sublime que tinha sido criada na primeira parte.
A primeira parte é incrivel, a obsessao desses jovens pelo estudo dos gregos, sua sociedade e costumes, parece que eles são sugados para esse mundo quando estao nas aulas e o leitor junto com eles, tambem tem todo o misterio envolvendo o grupo (henry, camila, charles, francis e bunny) que parecem mais figuras do que pessoas, voce nao sabe muito bem o que eles escondem, a narraçao da donna tartt é hipnotzante.

"Nós, aqui nesta sala, seríamos, no fundo, tão diferentes assim dos gregos ou romanos? Obcecados pelo dever, piedade, lealdade, sacrifício? Todos esses fatores que para o gosto moderno são tão arrepiantes??
comentários(0)comente



maria.geromel 26/06/2023

Livro cativante com a escrita incrível personagens profundos e bem humanizados n gostei mt do final mas no geral a experiência foi boa
comentários(0)comente



890 encontrados | exibindo 586 a 601
40 | 41 | 42 | 43 | 44 | 45 | 46 |


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR