A história secreta

A história secreta Donna Tartt




Resenhas - A História Secreta


890 encontrados | exibindo 871 a 886
1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 59 | 60


Amywho 22/09/2024

Não é uma leitura fácil, o final foi ríspido e combinou perfeitamente com o tom do livro. Eu acho que no livro podemos ver o quanto o Richard carrega aqueles acontecimentos com ele, durante o livro ele diz que é estranho se lembrar de algumas coisas, mas eu acho que é subconscientemente ele tentando se apegar o que foi o único momento da vida dele que é marcante.
comentários(0)comente



Luíza 23/09/2024

Meu amor por esse livro é do mesmo tamanho da vontade de viver que ele me tirou

eu saí dessa leitura bem perturbada mas passo bem ???? que venham mais livros favoritos com protagonistas problemáticos que eu amo apesar de tudo
comentários(0)comente



Martins 26/09/2024

História Secreta - Donna Tartt
Confesso que comecei a ler o livro por total influência do tiktok e do universo Dark academia. É um livro muito interessante em termos de sua estrutura e principalmente ambientação, ele te faz se sentir extremamente inteligente ao inserir tantas citações e menções a clássicos da literatura e história. Donna Tartt consegue apresentar a vida de 6 alunos de grego de uma forma simples porém extremamente aprofundada de uma maneira natural, no ritmo que conhecemos uma pessoa na vida real. Ela sabe criar o suspense mesmo nos contando o que acontecerá no livro na primeira página (porém não se deixe enganar com essa revelação) Gostaria de deixar claro aqui que o último capítulo para mim foi muito difícil de ler pois ele parece não ir a lugar algum até chegar no final e ele abalar nossas estruturas. O livro muitas vezes parece caminhar sem direção após acontecimentos marcantes e acho que isso é proposital, todas as vezes que a vida dos personagens é comovida por algum acontecimento trágico o livro entra em uma espiral sem objetivo e volta para o centro quando outra tragédia acontece.
No geral achei um livro interessante, não diria que é o melhor livro de todos, eu achei If We Were Villains bem mais interessante e impactante porém não descarto elogios sobre a experiência de ler este livro.
Sobre os personagens gostaria de deixar claro aqui que o Richard é um personagem muito complexo e muito bem construído, ele é um grande mistério para mim e eu amei seu personagem. Já Camilla me decepcionou até sua última fala e esperava mais dela. Francis é incompreensível e triste e sinto sua eterna dor.
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



cl.Ingrid 28/09/2024

Queria meu tempo de volta
A história começou muito bem e até a metade do livro eu estava gostando, criando muitas teorias e super envolvida com os personagens, mas simplesmente chega um momento desse livro que você não aguenta mais essa história.
Os personagens são INSUPORTÁVEIS, principalmente o Richard (narrador) mas até aqui tudo bem, o grande problema é que a escrita fica extremamente chata, arrastada, cheia de informações e descrições desnecessárias (sobre isso, eu queria enfatizar que eu não sei dizer quantas vezes eu li que o Richard usou drogas, dormiu por horas e acordou com alguém batendo em sua porta, juro, eu devo ter lido essa frase umas 100x, no mínimo).
A leitura se torna tão chata que ao final do livro você tá pouco se importando com os personagens.
Como se fôssemos vilões é MUITO superior, entregou a estética dark academia, romance DE VERDADE e plot de qualidade. Esse livro aqui não entregou nada, queria meu tempo de volta.
comentários(0)comente



Say 03/10/2024

Nada me fará gostar do Charles!
Demorei algum tempo para ler o livro, mas posso dizer que adorei cada minuto dele, mesmo as partes mais monótonas que achei que me entediariam, o livro é bastante profundo em algumas questões que nos deixa querendo saber mais, mas como estamos partindo do princípio de visão do Richard, algumas coisas se tornam limitadas, eu AMARIA poder ler esse livro na visão da Camila.
Cada um dos personagens são intrigantes e bastante complexos, ao mesmo tempo que é difícil discernir o que sentir sobre eles, já que a narração não é imparcial ou totalmente confiável. Confesso que consegui sentir muita raiva do Charles do meio para o final, principalmente sobre as questões com a Camila em si.
A morte do Bunny é uma situação complicada, ao mesmo tempo que a narração nos leva pelas piores opiniões dele e suas características mais ridículas e imorais, também somos encarados pela esperança de que ele poderia mudar e possuir um incrível futuro, acompanhar os cinco em uma espécie de seita que é o curso extremamente restrito e manipulador de grego e no dia a dia na universidade de Hampden foi uma ótima companhia.
E por último gostaria de dizer que algumas coisas jamais vão sair da minha cabeça sobre esse livro, eu amo o Francis e acho que ele merecia muito mais, assim como a própria Camila.
Amei o livro
comentários(0)comente



Livia 06/10/2024

Um bom amontoado de nada
Páginas e mais página de nada. Personagens chatos, protagonista terrível, conta uma história real de sua vida em um momento memorável, mas onde nada realmente emocionante aconteceu, pelo menos com suas descrições. Não consegui me apegar a nenhum deles, o Richard é um chato, nenhum deles são amigos de verdade, em quase 600 páginas, no final, não os conhecemos. Eles são jovens adultos, a única coisa que fazem é ler e serem entediantes. Até planejando um assassinato eles são chatos. Terrível, apesar das excelentes descrições, que são a melhor parte, apesar de se tornarem maçantes em alguns momentos.
comentários(0)comente



amanda 12/10/2024

No início eu fiquei obcecada, alucinada com esse livro, literalmente não conseguia largar, mas depois do enterro do bunny acredito que tenha ficado maçante, visto que não acontece mais nada e o final foi bem sólido? achei condizente com o tom do livro mas acho que eu esperava mais, principalmente pela outra metade do livro, que é completamente intrigante e sufocante, gostei muito dessa atmosfera que a autora criou, muito foda, os personagens são tão desprezíveis e bizarros, não dava para confiar em nenhum, narrativa muito única e infeliz.
comentários(0)comente



Isabella Silva 13/10/2024

“Forgive me, for all the things I did but mostly for the ones that I did not.”
Richard Papen não possui muito; na verdade, ele não possui nada além de uma fascinação pelo incomum, pelo excêntrico, pelo peculiar. Vindo de uma cidade pacata no deserto da Califórnia e desesperado para escapar de sua realidade modesta na casa dos pais, ele se matricula na Universidade de Hampden, em Vermont. Lá, as folhas caem no outono, a neve cobre os degraus das casa no inverno e, acima de tudo, está do outro lado do país.
Através de sua visão, nem sempre confiável, Papen nos apresenta seu mais novo grupo de amigos: uma turma abastada de estudos clássicos e grego que, à primeira vista, parece normal. Porém, entre rituais, jantares e festas em castelos, uma série de crimes começa a desestabilizar não apenas a frágil amizade do grupo, mas também a sanidade de cada um deles.
Essa foi a minha melhor leitura de 2024, histórias que são contadas por um narrador claramente não confiável alugam um triplex na minha cabeça. Além disso, a leitura me lembrou muito as questões morais de "Crime e Castigo" do Dostoiévski (obra bastante citada no livro também).
comentários(0)comente



hermès. 19/10/2024

Que coisa né
Aconteceu comigo uma vez





(livro tão bom que eu literalmente chorei quando cheguei no final; acho que odeio todos os personagens)
comentários(0)comente



twicereja 19/10/2024

"É terrível descobrir, na infância, que o indivíduo vive isolado do mundo inteiro, que ninguém e mais nada pode sofrer a dor da sua língua queimada ou joelho ralado, que os sofrimentos e pesares pertencem apenas a cada um. Mais terrível ainda, quando crescemos, é aprender que nenhuma pessoa, por mais que nos ame, pode nos compreender verdadeiramente."
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



tha_rbrandao 23/10/2024

Paganismo, assassinatos e outras coisas
Terminei o livro ontem -, e apesar de ter esperado mais, algo que venho tentando identificar e por em palavras, algo que invariavelmente me faltam - o livro vem me perturbando como uma assombração.

Fico repetindo as cenas na minha cabeça, refletindo sobre as escolhas dos personagens - precisavam ir tão longe? - e sobre o declínio que ocorre após o fatídico assassinato, e quanto mais penso, mais a história cresce em mim com um fascínio de quem assiste no noticiário sobre um crime terrível e fica impressionado, revisando os detalhes.

Gostei muito de como Donna Tartt cria uma atmosfera densa e tão palpável que é como se eu pudesse sentir o cheiro de papel empoeirado e cigarro, além de personagens tão consistentes em suas próprias características que, por um instante, quase poderia me esquecer que são fictícios, crendo cegamente que os conheço intimamente - e realmente parece que conhecemos cada um dos seis estudantes de grego como amigos de longa data.

Richard é um ótimo narrador, mas minha afeição foi completamente conquistada pelo Frances, que é um querido, e pela Judy, que é icônica. Quanto ao restante, os acho atraentemente perturbados.

Dou 4 estrelas porque senti que a história (que na realidade é bem simples) poderia ser enxugada, sem os tantos excessos que não contribuem muito para o eixo central da narrativa. Porém, mesmo sendo um pouco arrastado, a escrita de Tartt é maravilhosa, o que torna o saldo final muito positivo.
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



Camila Oliveira 31/10/2024

Suspense interessante
Confesso que esperava muito mais pelas avaliações, mas também estava em um momento que não estava conseguindo ler muito, ficou bem arrastado para mim. É um livro grande e denso, precisa de um esforço no inicio porque tem muito contexto do grego, mas a história em si é bem legal! Desenvolve bem, os personagens são muito bem construídos e consegui entender os seus sentimentos. Se quiser sair da zona de conforto, esse é o livro.
comentários(0)comente



890 encontrados | exibindo 871 a 886
1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 59 | 60